As maiores dúvidas na escolha da consultoria de energia

As maiores dúvidas na escolha da consultoria de energia

Para estabelecer uma gestão eficiente de suas necessidades de energia, muitas empresas optam pelo apoio de uma consultoria de energia especializada, que terá como missão dar o suporte em conhecimento técnico e estratégico  para promover o uso inteligente dos recursos disponíveis, minimizando desperdícios e elevando a lucratividade. 

Afinal, os custos com energia estão sempre entre os mais elevados nos negócios no Brasil.  É um insumo importante para as indústrias, podendo representar muitos pontos percentuais nos custos de produção. Nos segmentos comerciais e de serviços a participação nos custos também é relevante.

No mercado livre de energia, dadas as complexidades e rotinas administrativas envolvidas, é comum as empresas buscarem o suporte de consultoria de energia especializada, que ofereça o conjunto de serviços que melhor atendam  às necessidades. O processo de escolha desse parceiro deve ser cuidadoso e alguns aspectos relevantes devem ser observados. 

Usina de energia

O serviço de gestão de energia é uma commodity?

Uma crença comum, mas equivocada, é que a gestão de energia trata-se de um serviço comoditizado, sem diferenças relevantes entre os “produtos” ofertados. Na verdade, como qualquer outra prestação de serviços, há diferenças importantes na especialização, no perfil dos profissionais, na maturidade de conhecimento e na tecnologia utilizada nos serviços.  É possível escolher de maneira inteligente o seu consultor, considerando também outros fatores relevantes além do preço ofertado

É recomendável entender como a consultoria de energia se relaciona com vendedores, com as distribuidoras e com os órgãos reguladores e a qualidade dos seus serviços. No dia a dia, a expertise em resolver os diversos problemas que ocorrem será fundamental para o sucesso de sua empresa no mercado livre de energia. Sua colaboração será preciosa na hora de enfrentar situações complexas ou tenha que desenvolver negociações mais delicadas.

A consultoria utiliza ferramentas modernas de Tecnologia da Informação?

De modo geral, os recursos tecnológicos são desenvolvidos no intuito de otimizar processos de diversos segmentos e auxiliar no seu gerenciamento diário.  E não seria diferente no mercado livre de energia. 

A consultoria  de energia que conta com recursos de tecnologia de alta performance, como sistemas de gestão, plataformas de contratação, ferramentas de gestão, entre outros, conseguirá realizar os trabalhos de gerenciamento dos recursos energéticos com maior eficiência, rapidez e menores riscos de erros

As ferramentas de TI, cada vez mais, são necessárias para auxiliar na disponibilização de informações, na execução de simulações e no suporte à  tomada de decisões. Contribui, decisivamente, nos resultados da sua empresa, no curto, médio e longo prazos.

Trabalhadora medindo energia.

Experiência comprovada faz diferença?

A expertise é algo de suma importância neste mercado, que apresenta elevada complexidade, é bastante competitivo e exige conhecimentos detalhados dos processos e regulamentações envolvidos. 

É imprescindível que a consultoria conte com uma equipe especializada, que tenha vivência e conhecimentos profundos do mercado de energia, das distribuidoras e na Câmara de Comercialização de Energia. Deve ser capaz de ajudar sua empresa a resolver os problemas que acontecem no dia a dia das organizações e ter capacidade de desenvolver planos energéticos coerentes com o negócio. E o mais importante, deve ter experiência na solução de situações mais complexas ou em negociações delicadas, como podemos verificar durante a pandemia do novo coronavírus.

Contar com profissionais já tarimbados e que atuam há bastante tempo nesse mercado, certamente vai contribuir para tomadas de decisões mais acertadas e soluções mais inteligentes para as situações que ocorrerem, evitando os riscos de penalidades ou multas, que podem atingir valores elevados.

É preciso monitorar o mercado constantemente?

Monitorar o mercado é um dos processos mais importantes para uma efetiva gestão de energia. É essencial para desenvolver um processo de contratação de energia seguro, escolher o melhor momento para compra e encontrar as melhores condições do mercado.

Para isso a consultoria de energia deve contar com processo eficaz de monitoramento constante das condições do mercado, analisar e antecipar tendências, contar com mecanismos para levar essas informações até sua empresa, contribuindo para o processo de tomada de decisão que assegure bons resultados constantemente. Também, é importante que conte com um conjunto de indicadores para auxiliar na tomada de decisão.

A expertise no monitoramento do cenário energético, na análise dos cenários e a construção de planos alternativos de ação são cada vez mais necessários para otimizar resultados. 

Cenário energético no país

Por que é importante que a consultoria de energia seja independente?

Consultoria independente é aquela que não possui nenhum vínculo com produtores de energia, com vendedores de energia ou provedores de soluções para o mercado livre de energia. Sua missão é atuar na defesa dos interesses da sua empresa, sem qualquer conflito de ações.

Esse posicionamento estratégico permite que a consultoria de energia atue livremente para desenvolver os planos de ação mais favoráveis para sua empresa. A atuação ética e transparente são pré-requisitos para assegurar a contratação de energia a preços mais competitivos, sem dar preferência para qualquer fornecedor. Esse posicionamento permitirá, ainda, a negociação de cláusulas contratuais que melhor defendam os interesses de sua empresa.

Como afirmamos acima, os trabalhos de uma consultoria não são commodities. A qualidade da equipe técnica, a expertise no mercado e a independência, sem dúvida, são requisitos cruciais para sucesso no mercado livre de energia. No processo de contratação da consultoria que vai auxiliá-lo no mercado livre, atente para os pontos abordados neste artigo, de forma a aumentar a probabilidade de explorar ao máximo todos os benefícios proporcionados pelo mercado livre de energia. 

Invista em uma consultoria de energia especializada e independente

Se você busca uma consultoria de energia independente e com expertise comprovada no mercado livre de energia, com o potencial de realizar uma gestão eficiente e alavancar os negócios de sua empresa, marque uma conversa com a gente!

Conheça nossas estratégias para reduzir seus gastos de energia. Fale com um especialista!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!