A importância de comparar preços no mercado livre de energia

A importância de comparar preços no mercado livre de energia

O mercado de energia elétrica sempre experimentou grandes flutuações de preço. Para clientes comerciais e industriais que compram energia elétrica no mercado livre de energia, tem sido cada vez mais desafiador minimizar os aumentos no orçamento daquele que é, normalmente, um dos quatro maiores custos da empresa – energia elétrica.

Se você já comprou energia alguma vez na vida, já percebeu a importância de comparar os preços entre os fornecedores de energia. Preços e condições podem variar muito entre os diversos fornecedores, sejam eles produtores ou comercializadores de energia.

Se comparamos o preço de tudo, por quê não daquele que normalmente é um dos quatro maiores custos da empresa que é energia elétrica?

Os preços podem variar muito de uma semana para outra

Os preços de energia são influenciados por uma série de fatores, incluindo clima, capacidade de transmissão de energia, nível dos reservatórios, preço dos combustíveis, plano de investimento em novas usinas e percepções do mercado. Essa combinação complicada pode resultar em volatilidade significativa dos preços dos contratos de energia de 10% ou 20% em uma única semana.

Os preços variam muito de um fornecedor para outro

Atualmente o mercado livre de energia conta com mais de 300 fornecedores. Eles têm estratégias diferentes e atuam com total liberdade para estabelecer as suas respectivas condições de venda de energia. Isso faz com que os preços de energia também apresentem variações importantes de um fornecedor para outro.

Assim como em diversos produtos e serviços, a diferença de preço pode ser significativa. Essa diferença multiplicada pelo volume anual consumido pode impactar muito o orçamento por muitos meses, dependendo da vigência do contrato.

Até os dias de hoje, é comum que as consultorias de energia realizem concorrências envolvendo poucos fornecedores – até cinco empresas. Também não é raro que o processo de cotação não seja totalmente transparente e o vencedor da concorrência seja ligado ao mesmo grupo econômico da gestora. Nesses casos, é sempre difícil saber se o processo resultou em preços nos patamares mais baixos de mercado.

Surgiu assim a necessidade de ter uma ferramenta capaz de comparar os preços de forma transparente, isonômica, rastreável e abrangendo o maior número possível de fornecedores de energia. Realizar as cotações de energia por e-mail ou até mesmo usando plataformas de e-commerce, não desenvolvidas para este propósito, além de não preencher estes quesitos, gera perdas de produtividade com um processo mais lento, aumentando o risco operacional.

Conheça a primeira ferramenta dedicada aos consumidores para comparar preços entre os fornecedores de energia

Nasceu assim o ORANGE BuyEnergy, a primeira ferramenta de procurement de energia totalmente desenvolvida para as empresas consumidoras, que permite obter preços junto a um grande número de geradores e comercializadores em total cumprimento às melhores políticas de compliance para a sua empresa.

Convido-te a uma reflexão sobre este tema na sua empresa: qual o processo que você utiliza para comprar um bilhete aéreo? Se você consulta uma ou duas empresas aéreas, já tem uma percepção razoável do seu desembolso.

Agora, se você usar uma ferramenta de busca de preços, há maior possibilidade de conseguir uma melhor oferta. Já imaginou quanto a sua empresa economiza em viagens todos os anos usando essas ferramentas de contratação de viagens?

O BuyEnergy se baseia nesse princípio: cotar preços com um grande número de empresas, de modo a buscar a melhor oferta praticada no mercado naquele momento.

O processo de cotação do BuyEnergy é feito com o conceito de “envelope fechado digital”. As empresas que participam do processo de compra e venda inserem as propostas na própria plataforma até o prazo estabelecido. Após o fim desse prazo, novas ofertas de preço não são mais recebidas, garantindo isonomia para todos os participantes da negociação.

Os fornecedores são selecionados com um simples clique, dentre os mais de 300 agentes credenciados na CCEE, sem limites para a quantidade de convidados. Na escolha, pode-se verificar as principais informações de cada empresa: volume de energia negociado, capital social, grupo econômico e outros dados relevantes.

Durante o processo de cotação, pode-se acompanhar, em tempo real, quais empresas convidadas já apresentaram propostas, porém, sem conhecer os preços e condições comerciais oferecidas. Somente após o fim do prazo para recebimento das propostas é que são conhecidas, simultaneamente, as condições comerciais de todas as ofertas recebidas.

Então, o BuyEnergy equaliza todas as ofertas automaticamente, calculando, para cada fornecedor, o valor total da proposta e o Valor Presente Líquido (VPL). O BuyEnergy também resume as principais flexibilidades e condições comerciais oferecidas, destacando as que são divergentes daquelas que foram solicitadas na cotação.

Desenvolvido exclusivamente para a compra ou venda de energia elétrica envolvendo as negociações nos horizontes de curto e longo prazos para o mercado livre de energia, o Módulo BuyEnergy, supera com vantagens, no que diz respeito à abrangência, transparência, compliance e produtividade, os processos conduzidos por e-mail ou usando plataformas de e-commerce não construídas para o mercado de energia elétrica.

Para ampliar o número de ofertantes, e assim buscar os melhores preços, há necessidade de apoio em tecnologias que facilitem a escolha de um grande número de empresas, tenha comunicação fácil com essas empresas e contenham ferramentas digitais para avaliação e classificação das propostas. O BuyEnergy oferece todas essas funcionalidades.

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!