Por que comparar preços na hora de comprar energia?

Por que comparar preços na hora de comprar energia?

Como outras commodities, o mercado livre de energia tem características próprias, apresenta complexidade e conta com um dinamismo muito importante. Os preços de energia se modificam em função de diversas variáveis, dentre as quais destacamos: balanço da oferta e demanda, nível de chuvas e nível dos reservatórios de energia. Além disso, há muitos fornecedores, com políticas e estratégias de venda próprias e muito diversificadas. 

Sabendo dessa realidade, no processo de compra, é importante definir as características do produto a adquirir e pesquisar preços de energia junto ao maior número possível de fornecedores de energia para conseguir o melhor negócio naquele momento. Estratégias específicas também devem ser desenvolvidas para evitar a compra em momentos em que os preços de energia estão muito elevados.

Comparar preços de energia

Os preços de energia são voláteis

Um ponto importante a reconhecer no mercado livre de energia, é que os preços são voláteis, podendo variar de maneira muito significativa em um curto período. O ambiente de compra é sempre desafiador. 

Dependendo do produto, podem ocorrer variações de preço em decorrência da sazonalidade, da fonte ou expectativa de evolução das chuvas, o que exige um acompanhamento contínuo do mercado e o entendimento das tendências a curto, médio e longo prazos. É importante conhecer e analisar o cenário energético antes de qualquer tomada de decisão.

Assim, dependendo do cenário energético de curto, médio e longo prazos, os preços de energia podem ficar mais caros ou mais baratos. O acompanhamento das tendências é fator relevante para a escolha do momento mais adequado para a compra de energia. O suporte de empresa especializada, e com atuação isenta, pode auxiliar muito nessa tarefa.

Energia elétrica

Preços variam muito de um fornecedor para outro

Conforme mencionado, muitos fatores influenciam na formação do preço de energia. Além disso, no mercado livre de energia há um número muito grande de fornecedores de energia, que atuam com total liberdade para estabelecer as suas condições para venda do seu produto. Isso faz com que os preços de energia apresentem variações importantes de um fornecedor para outro.

A diversidade nos preços de venda acontece tanto nas negociações do mercado de curto prazo, que ocorrem no início de cada mês, como nas negociações que envolvem contratos de longo prazo, com fornecimento de energia por vários anos.

Por essas características, as negociações ocorrem livremente em ambiente altamente competitivo. Na hora da compra isso deve ser bem explorado, ampliando ao máximo o leque de empresas consultadas.

É intuitivo que, em ambientes competitivos, quanto maior o leque de fornecedores consultados, maior a probabilidade de identificar aquele que pratica os menores preços de mercado, naquele momento. Há uma quantidade grande de boas empresas que podem ser consultadas para assegurar boas condições comerciais.

Boas práticas de compliance

Transparência e compliance

Já sabemos que o mercado livre de energia tem certa complexidade, exigindo maior conhecimento de suas regras e drivers de preços. Também tem características que favorecem uma ampla pesquisa no momento das compras, que devem ser conduzidas com estratégia, sabedoria e, principalmente, transparência.  

Em um ambiente altamente competitivo, as negociações bilaterais podem resultar em preços de energia mais competitivos com a ampla consulta ao mercado, abrangendo o maior leque possível de fornecedores. Esses procedimentos são fundamentais para decisões assertivas e que exploram todas as vantagens oferecidas por esse mercado.

Invista em uma consultoria especializada e independente

Se você busca uma consultoria em energia independente e com expertise comprovada na contratação de energia no mercado livre, com o potencial de negociar contratos de maneira mais eficiente e alavancar os negócios de sua empresa, marque uma conversa com a gente!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!