Como conseguir os melhores preços no mercado livre de energia?

Como conseguir os melhores preços no mercado livre de energia?

Diante de um cenário cada vez mais competitivo para a indústria, comércio e serviços, reduzir custos e manter a vantagem competitiva faz parte da receita para o sucesso nos negócios nos dias de hoje. O grande problema é que qualquer análise um pouco mais profunda mostra que nenhuma dessas metas é atingível sem que a cotação de preços da empresa esteja sempre focada em encontrar o melhor custo-benefício, uma tarefa que exige transparência, abrangência e, é claro, planejamento.

Comparar preços é uma tarefa muito comum para todos os processos de compra em uma empresa. E na hora de comprar energia no mercado livre de energia não poderia ser diferente.

Quanto menos planejamento, abrangência e transparência na hora de comprar energia, menor é a chance de ter os melhores preços de energia do mercado. E isso pode resultar em custos mais altos de energia e, principalmente, perda de competitividade.

A boa notícia é que existem algumas maneiras de fazer tudo isso de forma mais simples, especialmente quando falamos de cotação de preços com fornecedores. Afinal, na mesma medida em que a sua empresa quer conseguir as melhores condições, o fornecedor também tem interesse em concretizar o maior número de vendas possível. Mas, quando essa hora chega, você sabe como negociar? Sua empresa é capaz de identificar condições especiais e acordos lucrativos?

Não esqueça que saber como explorar a boa vontade dessa relação é uma tática simples, porém essencial para garantir o sucesso tanto na cotação quanto na gestão de compras. Neste artigo, entenda a importância de conhecer as principais regras sobre cotação de preços com fornecedores e confira dicas para transformar essa prática em uma ferramenta para ajudar na manutenção da saúde financeira do seu negócio!

Como uma boa cotação de preços ajuda a sua empresa?

A verdade é que, ao menos no papel, todas as empresas deveriam investir em uma cotação de preços cuidadosa e estratégica. Isso porque, sem ela, é quase impossível garantir que a sua empresa obtenha as melhores condições de negociação e de pagamento no mercado. Contudo, ainda há gestores de manutenção, operação e até mesmo de compras que têm dúvidas quanto à real necessidade de dedicar investimento e tempo nessa prática, que já é considerada uma ação estratégica em muitas corporações.

Até porque a cotação de preços nada mais é do que uma ferramenta muito eficiente na negociação de prazos, valores e formas de pagamento mais compatíveis com a realidade e com a necessidade da empresa naquele determinado momento, não é mesmo? E ninguém mais interessado em manter a saúde financeira em dia e evitar os gastos desnecessários e desperdícios do que os gestores de manutenção, operação e até mesmo de compras.

Não esqueça que a boa escolha do fornecedor de energia pode impactar diretamente no resultado financeiro da sua empresa, assim como na própria longevidade da sua empresa perante seus clientes. Por isso, abrangência, transparência e planejamento na hora de comprar energia são atributos que fazem a diferença para qualquer negócio, de qualquer ramo.

Isso sem mencionar que, ao trabalhar com cotações de preços realistas e que considerem os limites e as possibilidades do caixa, fica muito mais fácil garantir a sustentabilidade de uma empresa e a permanência da sua posição de mercado.

Confira 3 dicas para uma cotação de preços eficiente

A cotação de preços é, frequentemente, o primeiro passo para um novo contrato. Ela é a porta de entrada de um relacionamento que pode ser longo e proveitoso, mas que também pode ser uma fonte de dores de cabeça. Portanto, é preciso estar atento a esse processo, que vai muito além do preço.

Pensando nisso, separamos 3 dicas práticas para evitar erros e garantir o sucesso na hora de fazer a sua cotação. Confira:

1 – Tenha transparência nas suas cotações

Considerada a regra de ouro para a cotação de preços, é fundamental assegurar a transparência no processo de cotação. O setor de energia é muito complexo e dinâmico, fazendo com que os preços de energia variem muito de um dia para o outro e até mesmo de um fornecedor para outro.

Soma-se a isso, o fato da energia elétrica ser normalmente um dos quatro maiores custos de todas as empresas.
Não é por acaso que os empresários, diretores e gerentes pedem cada vez mais por transparência nas cotações de preços de energia.

Embora amparados nos princípios que devem pautar a boa administração, é comum ver notícias de fraudes e irregularidades em cotações de preços.

Do outro lado da mesa de negociações, diversos fornecedores com condições de ganhar a cotação também deixam de entrar na disputa, por julgar a concorrência injusta. Atualmente, a principal preocupação de um bom fornecedor é se a cotação será dotada de transparência.

Com processos transparentes, além de evitar a possibilidade de fraude em sua empresa, você garante a participação de um número maior de fornecedores de energia, se beneficiando assim de maior competição na cotação e, consequentemente, melhores preços.

2 – Tenha amplo acesso aos fornecedores em suas cotações

Outro fator extremamente importante na hora de fazer cotações de preços é a abrangência de fornecedores.

Independentemente do segmento, nacionalidade e porte da empresa, é muito comum nos dias de hoje a realização da cotação de até 5 fornecedores, obtendo preços, prazos de pagamento, condições de garantias financeiras, flexibilidades contratuais e condições de reajuste.

Por outro lado, também é bem intuitivo de que quanto maior for a abrangência nessa pesquisa de preços, maior será a chance de se encontrar a melhor oferta de preço de energia. Lembre-se, o mercado de energia conta com mais de 300 fornecedores aptos a apresentar uma proposta para sua empresa. Dentre essas, há mais de 20 empresas de grande porte que podem ser consultados e proporcionar competição nos preços.

3 – Use um software para realizar e comparar as cotações

Ainda se vê nos dias de hoje empresas receberem as cotações de energia por e-mail ou até mesmo plataformas de e-commerce não desenvolvidas para este propósito. Além de ser muito suscetível à favorecimentos na cotação, consome-se muito tempo para apurar todos os e-mails, organizar as informações e compará-las. Soma-se a isso tudo ainda o risco de erro operacional.

Por isso, usar uma plataforma eletrônica para realizar a cotação de preço de energia permite que a sua empresa tenha as melhores ofertas do mercado, pois realiza uma pesquisa de preços mais abrangente, transparente e ágil, além de eliminar o risco de favorecimentos na compra de energia.

Lembre-se de que escolher o fornecedor ideal vai muito além da busca por uma lista de preços. Essa decisão deve depender de uma grande variedade de fatores, que incluem robustez financeira do fornecedor, histórico do volume de energia negociado, tempo de mercado e flexibilidade na hora de negociar as melhores condições. A importância de cada fator é definida a partir das prioridades e das estratégias do negócio.

Por isso, se você quer ter a certeza que terá os melhores preços de energia do mercado, que tal falar com a Replace?

Aqui na Replace não vendemos energia elétrica. Não somos produtores ou comercializadores intermediários de energia. Ajudamos os nossos clientes a comprar energia com menos custo e mais lucro, identificando quando, de quem e quanto comprar.

Ficou interessado e quer saber como podemos ajudar a sua empresa? Então entre em contato com a gente.

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