Como escolher a minha consultoria para o Mercado Livre de Energia?

Como escolher a minha consultoria para o Mercado Livre de Energia?

Cada vez mais as empresas optam pelo Mercado Livre de Energia, em decorrência de suas vantagens como preços mais previsíveis e a possibilidade de escolher a fonte de energia que deseja contratar.

Atualmente, há dois tipos de consumidores do mercado livre: os de maior porte, com demanda contratada de, no mínimo, 1.500 kW que podem comprar de energia proveniente de qualquer fonte, seja ela fóssil ou renovável. E os consumidores especiais, que tem demanda contratada igual ou superior a 500 kW, que somente podem comprar energia gerada por usinas que utilizam fontes renováveis – eólicas, biomassa, solar e de PCH’s (Pequenas Centrais Hidrelétricas com potência instalada inferior a 30.000 kW).

Nesse cenário, as empresas que optam por migrar para o Mercado Livre de Energia e realizar a gestão dos contratos sem nenhuma consultoria em energia, não aproveitam todos os benefícios oferecidos, por não terem toda expertise necessária para acompanhar e analisar adequadamente o mercado de energia. Trata-se de um setor complexo, que exige conhecimentos detalhados para não incorrer em prejuízos, ou para maximizar a economia esperada. As obrigações junto à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) exigem atenção, pois, o descumprimento das regras pode levar a penalidades e até o desligamento da empresa do quadro associativo.

Uma boa consultoria em energia avalia as necessidades da empresa, desenvolve os estudos necessários e constrói os planos de suprimento com estratégias para buscar os melhores contratos de acordo com cada perfil. Além disso, pode fazer a interface com os diversos órgãos envolvidos e com a distribuidora local e, também, dar suporte na administração dos contratos, inclusive identificando a falta ou sobras de energia, que podem gerar gastos desnecessários ou até multas. 

Na hora de escolher uma consultoria em energia para assessorar sua empresa no Mercado Livre de Energia é essencial considerar diversos aspectos. São eles:

Equipe de especialistas com expertise comprovada no Mercado Livre de Energia

Uma equipe de especialistas capacitada fará toda a diferença no momento de tomar decisões mais assertivas ao comprar energia e fechar contratos que mais tenham a ver com seu perfil. 

As melhores consultorias têm uma equipe de profissionais capaz de entender as necessidades e características do seu negócio, com capacidade para elaborar planos de ação e auxiliar em todo processo de aquisição e, se for o caso, da venda de sobras de energia. E, mais importante ainda, devem também possuir expertise na negociação dos contratos de compra e venda de energia.

Normalmente, esses contratos são elaborados pelos vendedores com o apoio de profissionais com muita experiência. Naturalmente, os termos ali incluídos procuram preservar melhor os interesses daquelas empresas. Sua consultoria em energia terá o papel fundamental de analisar os termos desses contratos e sugerir mudanças que os tornem mais equilibrados e mais ajustados às suas necessidades. Há sempre a oportunidade de inserir e ajustar diversas cláusulas que, ao longo da vigência do contrato, podem tornar a vida do consumidor mais tranquila.

Levando em conta a importância das despesas com energia para a maioria das empresas, é indispensável que o suporte na negociação dos contratos de compra e venda de energia seja executado por profissionais experientes e com resultados comprovados. Conhecer seus cases de sucesso é um fator importante para suportar a decisão de contratação. 

Solução Completa de Serviços

  • Inteligência de mercado
  • Gestão de contratos (verificação de contas, troca de contas, energização do medidor, etc.)
  • Gerenciamento de dados de energia
  • Análise de tarifas e auditoria de contas
  • Educação do cliente

Abrangência: amplo contato com vendedores

O Mercado Livre de Energia é um ambiente competitivo, onde as empresas geradoras e comercializadoras de energia oferecem condições e preços mais altos ou mais baixos ao longo do tempo, dependendo do seu portfólio de venda. É importante acompanhar esse movimento de preços para aumentar as possibilidades de comprar energia com preços na faixa mais baixa de mercado 

Ter um amplo contato com os vendedores de energia auxilia na escolha do fornecedor que oferece as condições comerciais mais adequadas às necessidades e características de sua empresa. A consultoria vai ajudar a escolher o fornecedor que apresenta os termos contratuais mais adequados, as flexibilidades contratuais mais convenientes e a fonte de energia mais atrativa.

Esse trabalho não envolve somente a busca do menor preço de mercado, mas sim o fornecedor que, em seu conjunto, resultará nas menores despesas e contribuirá para o aumento da eficiência de sua empresa.   

Atuação independente no mercado

Deve-se levar em conta que a empresa de consultoria em energia que vai assessorá-lo no Mercado Livre de Energia será muito importante, pois sua atuação determinará os custos da sua empresa por um bom período. Essa consultoria deve possuir a expertise necessária para orientar e ao mesmo tempo deve possuir capacidade crítica para desenvolver as melhores estratégias de contratação de compra e venda de energia.

Além disso, e esse é o requisito mais importante, deve trabalhar ao seu lado, defendendo com vigor os resultados da sua empresa sem preocupações – diretas ou indiretas – com o posicionamento do seu vendedor de energia. 

Uma consultoria independente, não vinculada com organização que vende ou produz energia, que atue com todos os princípios éticos, tende a trazer melhor resultado a longo prazo e maior confiabilidade em todas as atividades envolvidas nesse processo.

Se você busca uma consultoria em energia independente e com expertise comprovada no Mercado Livre de Energia, com o potencial de realizar uma gestão eficiente e alavancar os negócios de sua empresa, marque uma conversa com a gente!

Veja também