O que é conflito de interesse no mercado livre de energia?

O que é conflito de interesse no mercado livre de energia?

Trabalhar com foco no cliente, buscando as melhores soluções e trazendo os melhores resultados sem ter conflito de interesse nas decisões é o ideal para a consolidação de uma parceria de sucesso. No mercado livre de energia não seria diferente.

Por isso, aqui vamos compreender o universo que envolve a expressão conflito de interesse e como ela se aplica dentro do contexto organizacional do mercado livre de energia.

O conflito de interesse no contexto geral

O termo “conflito de interesse” pode ser definido como um julgamento ou tomada de decisão conduzidos com base em argumentos que levam em conta interesses secundários ou pessoais, não totalmente alinhados com os objetivos da empresa.

Em outro momento da história, passou-se a entender que poderia também haver conflito em situações nas quais ambos os interesses – pessoais e empresariais – fossem beneficiados. Ou seja, quando a pessoa se beneficia com a decisão, mesmo não sendo de caráter profissional.

Ok, mas como o conflito de interesses se encaixa no mercado livre de energia?

Normalmente, aqui no Brasil esse assunto não está no radar dos empresários, executivos da alta direção ou mesmo da gerência das empresas quando o assunto é mercado livre de energia.

Sabe aquele atendente de loja que diz que todas as roupas que você prova ficam perfeitas ou parecem ter sido produzidas exclusivamente para você? Agora pense rapidamente no “consultor de energia” que faz recomendações à sua empresa para comprar energia e o melhor preço de mercado é da própria empresa dele. O desconforto, muitas vezes, é inevitável e muito comum.

Outra situação de possível conflito de interesses ocorre durante a negociação das cláusulas do contrato de energia. As cláusulas são importantes para assegurar os direitos e deveres do fornecedor e da sua empresa. Quando a sua consultoria é ligada ao fornecedor, há riscos das cláusulas protegerem e beneficiarem mais o fornecedor do que a sua empresa.

Seu consultor até pode estar movido por sentimentos genuínos em relação àquilo que você precisa. Mas como está inserido num amplo sistema de remunerações, ganhará mais se o volume negociado for ampliado. E, assim como a tua empresa, a empresa dele também tem que ter bons resultados.

Em alguns casos, a fornecedora de energia presta a “consultoria em energia” gratuitamente ou por um valor simbólico. Afinal, a venda de energia tem valor econômico relevante que costuma representar milhões de Reais. E é exatamente por isso que, estrategicamente, prestar “consultoria em energia” para o cliente pode ser uma ferramenta importante para influenciar as decisões na sua empresa. Sem perceber isso, muitas das vezes, algumas empresas se apegam a pequenos benefícios, mas não levam em conta que há outras opções que podem ser mais vantajosas que os benefícios oferecidos pela fornecedora de energia.

Então, você pode vivenciar uma outra situação: “A minha consultoria vende energia, mas eu não compro dela.” O conflito de interesses não está presente apenas na compra de energia. Poderá acontecer, por exemplo, no caso na discussão de determinadas condições previstas no contrato de energia durante sua execução. Recentemente, a interrupção de atividades de diversos setores, devido à Pandemia da Covid-19, exigiu a renegociação dos contratos de energia em função da redução do consumo. Como seria conduzida essa negociação?

Toda vez que uma empresa que vende energia estiver em uma posição de aconselhamento, ela estará em uma posição de possível conflito de interesses. É aconselhável que o seu consultor tenha ampla liberdade para avaliar a questão com o olhar do consumidor e se disponha a defender com vigor seus interesses, sem qualquer conflito.

Como a sua empresa pode evitar esse conflito de interesses?

Independência é fundamental

A maioria dos consumidores precisa de um consultor especialista em energia para ajudar a guiá-los através da dinâmica de mudança do mercado e as implicações para o seu negócio, continuamente. É um trabalho que pode influenciar de maneira importante na sua competitividade.

Consultores de energia geralmente fornecem um amplo espectro de serviços, incluindo acesso a muitos fornecedores e orientação estratégica. A escolha desse braço de inteligência deve também ser orientado para evitar conflitos de interesse – explícitos ou implícitos. Uma consultoria independente, que não esteja ligada societariamente a um grupo empresarial que produz ou fornece energia, é sempre uma escolha positiva nessa direção.

A consultoria independente ajudará a formular as estratégias mais adequadas ao perfil da sua empresa, negociar contratos incluindo as melhores práticas de mercado e, principalmente, atuará com maior transparência em cada uma das fases que compõem as atividades regularmente desempenhadas por essas empresas. O alinhamento de interesses é automático e não conflitante.

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!