Curiosidades sobre o Mercado Livre de Energia

Curiosidades sobre o Mercado Livre de Energia

Se você está pensando em ir para o Mercado Livre de Energia, esse artigo é para você! É importante ter conhecimento sobre como funciona esse tipo de ambiente para contratação de energia, as negociações, requisitos e vantagens. 

Para iniciarmos, é importante saber que o Mercado Livre é um ambiente em que os consumidores “livres” podem comprar energia de maneira alternativa ao suprimento de uma concessionária local. O consumidor negocia o preço e condições de fornecimento da sua energia diretamente com agentes geradores ou comercializadores.

Continue com a leitura e descubra tudo o que você precisa saber antes de migrar para o Mercado Livre de Energia.

Mercado Livre de Energia: conhecendo mais a fundo

O mercado de Energia no Brasil está dividido em dois ambientes: Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e Ambiente de Contratação Livre (ACL).

No Ambiente de Contratação Regulada, os consumidores somente podem comprar energia das concessionárias de distribuição às quais estão ligados. Cada unidade consumidora paga uma fatura de energia por mês, que inclui o pagamento pelo serviço de distribuição e pela energia gerada. As tarifas cobradas dos consumidores são determinados, anualmente, pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. 

No Ambiente de Contratação livre, os consumidores livres podem comprar energia diretamente das geradoras ou comercializadoras. Dessa forma, os contratos bilaterais são negociados com condições definidas livremente pelas Partes, como preço, prazo de fornecimento, volume, flexibilidades e outras. Os consumidores livres pagam, pelo menos duas faturas: uma fatura referente ao serviço de distribuição para a concessionária local e outra para o vendedor de energia.

Principais vantagens

Uma das maiores vantagens do Mercado Livre é a potencial economia nos usos de energia,  além da segurança e confiabilidade em conseguir energia elétrica por um valor totalmente negociável. Além disso, o consumidor pode escolher, dentre os diversos tipos de contratos oferecidos pelos fornecedores, aquele que melhor se encaixa às suas necessidades e expectativas de custo-benefício.

Outra grande vantagem é a concorrência entre fornecedores, que proporciona a possibilidade de redução dos preços e maior eficiência dos serviços, incluindo inovação de produtos e serviços ofertados. 

A previsibilidade dos custos também é um fator que chama a atenção dentro do Mercado Livre. O contrato pode ser negociado com preço fixo, indexado a um índice de reajuste que reflita a evolução da inflação. As bandeiras tarifárias impostas pelo Governo não influenciam no preço, que já é  definido no momento da negociação do  contrato.

Ambos os ambientes de contratação de energia  apresentam oportunidades para maior competitividade e, a partir do entendimento do funcionamento e dinâmica de cada um, pode-se buscar importantes reduções nos gastos com as contas de energia. Continue lendo esse conteúdo para saber todos os detalhes!

Estratégias de contratação

Antes  de tudo, é importante entender que é essencial que o consumidor defina sua estratégia de contratação de energia e tome decisões de compra a partir do conhecimento das regras de mercado ou com a orientação de uma consultoria especializada.

Há necessidade de definir o tipo de energia, o volume a contratar, o prazo de vigência do contrato, as flexibilidades contratuais, os critérios para reajuste dos preços, as garantias a serem oferecidas e as condições de pagamento. 

Outro ponto importante é se a compra de energia será feita de um único fornecedor ou de vários fornecedores, como é feito com outras commodities ou produtos normalmente adquiridos por sua empresa. A contratação de um único fornecedor simplifica a gestão mensal do contrato e o processo de pagamento. No entanto, se houver necessidade de renegociar o contrato, você dependerá da boa vontade desse único fornecedor. É sempre recomendável diversificar fornecedores.

Esse conjunto de fatores ajudará a determinar os seus custos mensais.

Quando comprar energia

O momento de iniciar o processo de compra será determinante na definição do preço de energia a ser contratado. Os preços no mercado livre são muito voláteis, e variam de maneira muito forte dependendo do balanço de oferta e demanda e das condições conjunturais de chuva, sol e vento.

As novas usinas geradoras têm forte apelo ambiental. A maior parte dos novos empreendimentos são hidrelétricas com reservatórios reduzidos, são usinas eólicas e fotovoltaicas. Pelas suas características técnicas, há forte dependência das condições climáticas. Se o regime de chuvas diminuir ou os ventos forem menos intensos, será necessário ligar usinas termelétricas para atender o mercado consumidor, encarecendo os preços de energia.

Para fugir de preços elevados e escolher momentos favoráveis para comprar energia é necessário conhecer em detalhes e fazer um contínuo acompanhamento da evolução dos principais drivers que movimentam os preços. Contar com profissionais especializados nessas horas é fundamental para assegurar bons negócios.

Escolha do fornecedor

No mercado livre, a escolha do fornecedor de energia também é parte importante do sucesso do projeto. De fato, independente do fornecedor, a energia será entregue na sua empresa pela distribuidora de energia local. No entanto, o volume de energia e o preço são definidos no contrato com o fornecedor de energia. 

Na escolha do fornecedor, destacamos alguns pontos que devem ser levados em consideração:

  1. Conheça o porte do vendedor de energia. Um gerador ou comercializador de energia ligados a um grupo econômico forte oferece menor risco para sua empresa. Empresas de pequeno porte, na maior parte das vezes, tem limitada capacidade para enfrentar intempéries do mercado. Se o fornecedor enfrentar problemas financeiros poderá solicitar renegociação de preços, rescindir o contrato ou simplesmente quebrar. ;
  1. Conheça o histórico do vendedor de energia: os contratos de energia, normalmente, são de longo prazo, durando três ou cinco anos. Nesse período muitas situações podem ocorrer e que podem exigir ajustes nas condições que foram negociadas. Dê preferência a vendedores que têm histórico de buscar atender as demandas de seus clientes. Certifique-se também que a empresa costuma cumprir os contratos integralmente. Vários fornecedores têm histórico de aumentar preços, trocar produtos ou rescindir contratos, sempre em prejuízo para o consumidor. 
  1. Evite conflitos de interesse: para operar no mercado livre é recomendável contar com o suporte de uma consultoria que o ajude a tomar as melhores decisões e orientar nas contratações de energia. Evite que o seu “advisor” seja seu vendedor de energia. Há riscos de conflitos de interesse, especialmente na negociação dos termos do contrato de compra de energia e em situações que seja importante renegociar os termos negociados.

Instrumentos de mitigação de riscos

Os consumidores deste mercado também têm a  opção de usar instrumentos para mitigar riscos como os derivativos, as compras para entrega futura ou opções de compra, mantendo grande similaridade  com o mercado financeiro, ou ainda,  negociar os contratos de compra de energia com descontos garantidos em relação à tarifa regulada.

Os contratos podem prever também flexibilidade para o consumo, reduzindo o risco de déficits ou de superávits. As margens de flexibilidade são, normalmente, precificadas pelos vendedores. A contratação livre permite criar novos produtos e as condições que melhor se adequam às necessidades de cada unidade consumidora.

Últimas considerações

Migrar para o Mercado Livre de Energia traz muitos benefícios. O principal e mais buscado é a redução de custos, já que a energia pode ser adquirida diretamente de um gerador ou de um comercializador,  num ambiente de muita competição. 

Além disso, existe uma maior liberdade de escolha, já que as negociações de preços, montantes de energia, prazos e fornecedores são possíveis e realizadas,  de acordo com as necessidades da empresa/do consumidor.
Agora que você já conferiu mais detalhes sobre o Mercado Livre de Energia, fale com uma consultoria especializada e fique por dentro das melhores estratégias para as suas necessidades.

Clique aqui para falar com um dos especialistas e tenha mais sucesso nesse processo!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!