O que esperar da minha Consultoria no Mercado Livre?

O que esperar da minha Consultoria no Mercado Livre?

Boa parte das empresas que tomam a decisão de migrar para o Mercado Livre de Energia contam com o suporte de uma consultoria para garantir a condução dos procedimentos, ter as informações necessárias, obter os resultados planejados e cumprir todas as obrigações legais. 

A Replace preparou este conteúdo para explicar o que cada cliente deve esperar de uma consultoria e qual a importância de contar com uma na sua jornada no mercado livre de energia. Boa leitura!

A atuação da consultoria no Mercado Livre de Energia

Para entendermos melhor as razões para fechar o contrato com uma consultoria, é importante entender quais as suas funções e objetivos nesse processo. 

São diversas as atividades a serem desenvolvidas para assegurar os resultados favoráveis no mercado lvire, mas as principais a destacar são oferecer as melhores opções oferecidas pelo mercado – produtos, fornecedores, preços, condições contratuais, e negociar as condições que atendam às necessidades específicas de cada cliente e contribuam para sua competitividade.

Deve, também, apoiar as empresas em todas as fases das negociações Afinal,  os vendedores treinam seus profissionais para conquistar as melhores condições para eles. O consumidor, na maior parte das vezes, não tem todo conhecimento e todas as informações de mercado. Equilibrar a assimetria de conhecimentos é fundamental.

Operar e estar no ambiente livre de energia é sempre desafiador, mesmo para empresas que estão acostumadas com esse ambiente. O apoio de uma empresa especializada que possa oferecer auxílio em todos os processos pode contribuir muito para o sucesso de seus negócios.

Quem administra melhor, tem vantagens

O sucesso de qualquer empresa em qualquer mercado depende, acima de tudo, de conhecimento das regras e experiência nas negociações. O mesmo se aplica para uma boa gestão energética. Acompanhar o mercado, entender os principais drivers e antecipar tendências contribui muito para a escolha do fornecedor, do momento ideal para compra de energia, e uma série de outras ações que fazem parte do dia-a-dia dos negócios. 

Quando uma boa gestão de energia é desenvolvida, a empresa ganha com custos competitivos e condições de operação mais adequadas. Os colaboradores resolvem rapidamente as situações que se apresentam, poupando tempo e recursos, que podem ser empregados em outras atividades. 

Uma vez que a empresa conte com um time de profissionais experientes as decisões tendem a ser mais assertivas e menos dependentes dos humores do mercado. Isso também contribui para atrair os melhores fornecedores e obter melhores condições em seus contratos. 

Entretanto, colocar uma boa gestão em prática e manter um elevado nível de competitividade vai ser mais rapidamente atingida, com maior probabilidade de obter resultados positivos, com a contribuição de uma consultoria especializada como a Replace.

Uma consultoria focada em gestão de energia trata de aspectos como elaboração de estudos de preços e tarifas, o levantamento de dados e o diagnóstico para otimização dos custos com energia elétrica, além da elaboração de estratégias para compra e venda de energia a partir da análise de mercado e tendências regulatórias.

Estudos de preços e necessidades da empresa

Assim como em qualquer outro processo de contratação de produtos ou serviços, há necessidade de elaborar estudos para identificar as necessidades da empresa e determinar, entre outros, a estratégia de suprimento a ser implementada; o produto mais adequado para cada unidade consumidora; as alternativas que podem ser exploradas; o volume de energia necessário; as flexibilidades contratuais necessárias.

Atualmente, o mercado de energia oferece um leque de opções e produtos para atender às necessidades de energia de sua empresa. A cada dia, um vendedor bate à sua porta indicando soluções, que são apresentadas como a que melhor se encaixa às suas necessidades. 

Um vendedor de energia fala maravilhas sobre os produtos que desenvolveu para o mercado livre. O fabricante de geradores discorre sobre a necessidade e urgência em garantir o abastecimento de energia com suas máquinas, O especialista em cogeração indica ser essa uma solução muito eficiente. Os painéis fotovoltaicos são oferecidos como a solução mais moderna para o abastecimento de energia e a sustentabilidade. 

Muitas soluções são apresentadas diariamente para os tomadores de decisão. Qual delas é a mais adequada para sua empresa? 

Cada estratégia e alternativa deve ser cuidadosamente avaliada, identificando adequadamente os investimentos requeridos, os custos de operação, a tendência de longo prazo, os benefícios obtidos ao longo do tempo, os riscos envolvidos e formas de sua mitigação. 

Esses estudos devem ser desenvolvidos sem qualquer paixão ou tendência, por uma consultoria que opere sem conflitos de interesse ou direcione os argumentos para uma determinada solução (e isso ocorre com muita frequência). Só assim sua empresa obterá as melhores decisões e a competitividade de longo prazo. 

Dados e diagnósticos

A cada dia, a gestão de dados e de informações ganha mais importância para a tomada de decisões. Acompanhar o consumo de energia, as despesas, as necessidades futuras são fundamentais para a administração dos negócios e para o redirecionamento das ações.

Também é cada vez mais importante que as informações e dados estejam disponíveis quase que em tempo real. Um relatório de despesas entregue dois meses depois fará com que um redirecionamento de ações seja retardado, com graves riscos de prejuízos.

Os sistemas digitais para acompanhamento do consumo de energia, das despesas mensais e que permita antever tendências são fundamentais para o desenvolvimentos de estudos e construção dos diagnósticos  para otimização de custos com energia elétrica. Nesse processo, a leitura de dados, a construção de relatórios e de indicadores de performances vão permitir antecipar as decisões para buscar otimização de custos.

A importância da consultoria no Mercado Livre de Energia

Conforme falamos, uma consultoria independente para suportar todas as ações no Mercado de Energia é cada vez mais necessária e relevante para apoiar as empresas em sua jornada em todo o processo de diagnóstico, identificação de soluções, contratação de energia e na gestão mensal.

Para operar no Mercado Livre de Energia e de fato alcançar resultados significativos e consistentes em sua conta de luz, é preciso que estudos sejam feitos para identificar as soluções mais adequadas, desenvolver as melhores estratégias, identificar os melhores fornecedores e negociar as melhores condições contratuais, conforme ressaltado. Uma empresa de consultoria independente, como a Replace Consultoria, pode auxiliar muito em toda essa jornada.

Se você deseja alcançar melhores resultados com o Mercado Livre de Energia, fale com um dos nossos consultores através deste link. Deixe a Replace fazer parte da construção do seu sucesso!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!