Como aumentar a economia da minha empresa no Mercado Livre de Energia?

Como aumentar a economia da minha empresa no Mercado Livre de Energia?

A possibilidade de negociar a compra e venda de energia tem atraído cada vez mais as empresas para o Mercado Livre de Energia, em busca de redução de despesas, flexibilidade e previsibilidade em seus custos. 

Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o ano de 2020 teve a maior média mensal de adesões de consumidores desde 2016, sendo que, no primeiro semestre, cerca de 143 empresas migraram por mês para o Ambiente de Contratação Livre – ACL.

Entretanto, para que a atuação no ACL seja realmente vantajosa, é fundamental que a gestão dos contratos seja realizada de forma adequada a cada mês, sendo essencial acompanhar e  prever o consumo, contratar quantidade e flexibilidades adequadas para evitar acréscimos de custos ou penalidades.

Diante desse contexto, para atingir uma redução consistente de custos no Mercado Livre de Energia, contar com uma consultoria experiente permite ter uma visão geral de todo o ecossistema de consumo e identificar oportunidades de economia e uso mais eficiente do contrato. 

Neste artigo, separamos alguns aspectos que mostram como uma consultoria pode ajudar a aumentar a economia de uma empresa. 

Construção de um portfólio de contratos

No dia a dia das empresas, ocorrem diversas situações que podem exigir negociações no contrato de compra e venda de energia – ajustes de volume, ajustes de preços, melhorias em flexibilidades etc. Quando todo o consumo é concentrado com um único fornecedor em um contrato de vários anos, qualquer ajuste se torna mais difícil de fazer. 

Para reduzir a dependência de um único fornecedor, a exemplo do já praticado com inúmeras outras commodities, é recomendável a construção de um portfólio de contratos, com a formalização de contratos com mais de um fornecedor, com prazos de vigência variados. Assim, com mais contratos e compras com menor periodicidade, há possibilidade de construir volumes e flexibilidades diferenciadas que poderão ser usadas de acordo com as circunstâncias.

Com um maior número de contratos, a gestão mensal se torna mais complexa e trabalhosa, exigindo maior atenção e a construção de cenários diferenciados para o seu uso. Uma empresa de consultoria especializada, independente e com expertise o ajudará na otimização dos contratos e avaliação contínua e permanente para identificar oportunidades de redução de custos e, assim, aumentar a economia para a empresa. 

Negociação de sobras de energia 

Com a negociação de contratos de longo prazo, em que os volumes mensais são contratados com bastante antecedência, é comum que, em alguns meses, ocorram sobras nos volumes contratados.

As soluções para essas sobras são: receber o volume contratado e “vender” a sobra na CCEE; vender o volume excedente para o próprio fornecedor de energia; ou vender para outras empresas. A escolha da melhor alternativa exige um bom conhecimento do mercado e a capacidade de encaminhar as ações necessárias.

Dentre as alternativas elencadas, aquela que apresenta maior probabilidade de resultados melhores é a venda para outras empresas comercializadoras ou para consumidores finais, a partir de um processo competitivo, com o recebimento de diversas propostas. 

Uma consultoria especializada e de qualidade ajudará sua empresa a resolver essas negociações com melhores resultados, independentemente das instabilidades no mercado. Dependendo do volume dessa sobra, essa estratégia de negociação pode resultar em bons negócios e aumentar a economia para sua empresa. 

Indicação do melhor momento para comprar energia 

Uma das principais dificuldades para os tomadores de decisão é a escolha do melhor momento para comprar energia. 

Não existe uma regra exata para definir o melhor momento para comprar energia, pois essa decisão considera diversos fatores: informações mercadológicas, balanço de oferta e demanda de energia, nível dos reservatórios das hidrelétricas, expectativa do volume de chuvas nas próximas semanas, entre outras. Além disso, há ainda que se considerar a situação do consumidor – expectativas de consumo e planos futuros, entre outros. 

Trata-se de uma decisão complexa, que exige análises detalhadas e a construção de alguns indicadores que auxiliem os executivos em suas escolhas. O suporte de uma consultoria especializada no Mercado Livre de Energia se faz necessária para escolher o momento de efetivar a contratação com o melhor o custo-benefício.

Gerenciamento da demanda contratada

As faturas das distribuidoras de energia são construídas com o uso de diversos indicadores. Um dos principais é a demanda contratada, que estabelece a capacidade da unidade consumidora em receber energia da rede.

O gerenciamento da demanda contratada também é um ponto importante para evitar pagar por um montante contratado inadequado. Se maior que o usado, gera custos adicionais. Se menor que o necessário, gera a cobrança de adicionais por ultrapassagem de demanda, aumentando custos. Deve, então, fazer parte dos trabalhos da consultoria gerenciar a demanda contratada, promovendo seu ajuste junto à distribuidora local, sempre que necessário. 

Levando-se em conta os pontos discutidos acima, contar com o auxílio de uma consultoria especializada é um fator de sucesso para trabalhar em um ambiente complexo como o Mercado Livre de Energia. A consultoria especializada e independente contribuirá para o uso adequado dos contratos formalizados e para a redução de custos, aumento de ganhos e geração de condições competitivas sustentáveis ao longo do tempo.

Se você busca uma consultoria em energia independente e com expertise comprovada no Mercado Livre de Energia, com o potencial de realizar uma gestão eficiente e alavancar os negócios de sua empresa, marque uma conversa com a gente!

Saiba mais sobre o Mercado Livre de Energia!

Veja também