Qual a importância da governança e transparência na gestão de energia?

Qual a importância da governança e transparência na gestão de energia?

Quando falamos em compliance é muito fácil imaginar grandes processos burocráticos que têm como objetivo garantir a segurança de uma empresa e seu negócio. Mas, com pequenas atitudes, como garantir a governança e transparência na gestão de energia, é possível transformar esse conceito em algo mais palpável e presente no dia a dia.

Embora muitas vezes não sejam aplicadas em sua completude no Mercado Livre de Energia, as regras de compliance na gestão de energia podem proporcionar resultados cada vez melhores às empresas que buscam aderir a um plano nesse sentido. 

Nesse artigo, vamos mostrar como a governança e transparência na gestão de energia podem melhorar seus resultados. Prepare-se e boa leitura!

O que é compliance? 

Compliance é um sistema de controles internos aplicado nas empresas para garantir a conformidade com atos, normas e leis, evitando, assim, infrações. Geralmente, quando citamos o termo compliance, lembramos de ações anticorrupção e medidas de segurança contra conflitos de interesses.

Como aplicar regras de compliance na contratação e na gestão de energia?

Em todas as etapas da gestão de energia é possível aplicar ações que garantam a integridade das empresas envolvidas e sua atuação no Mercado Livre de Energia.
Na compra de energia, estabelecer regras quanto à realização de pregões / licitações envolvendo uma quantidade significativa de fornecedores pode garantir a obtenção de melhores preços. Também uma avaliação isenta das diversas propostas recebidas das empresas fornecedoras, e a escolha daquela que apresente o melhor custo-benefício para o comprador é fundamental para cumprir as regras de compliance. Mas não paramos por aqui. 

Importância de compliance

Na seleção dos fornecedores a serem cotados, o levantamento do histórico de sua atuação no mercado, tempo de operação, volumes negociados, porte da empresa e do grupo empresarial, o histórico de atendimentos e flexibilidade nas negociações contam, também, como exemplos da aplicação das regras de compliance na contratação de energia.

Outro fator determinante é a relação de conflitos de interesses na compra e na gestão de energia. É preciso, de acordo com as regras de compliance, garantir que não ocorram possíveis conflitos na medida em que o gestor e vendedor de energia sejam do mesmo grupo econômico. Ainda deve-se zelar para que não sejam obtidas vantagens indevidas em nenhum dos processos da gestão de energia, como na compra de energia no mercado spot ou na venda de excedentes. Todo cuidado é pouco para evitar que seja colocado em risco a reputação da sua empresa por ações de colaboradores que venham a atuar em desacordo com as normas internas e legislações vigentes.  

A busca pela governança e transparência na contratação e na gestão de energia é um fator primordial na atuação no Mercado Livre de Energia para as empresas que operam com elevados padrões de compliance e princípios éticos. Uma das soluções práticas para alcançar esse objetivo é a contratação de uma consultoria independente, sem relações societárias ou de interesse com as produtoras e fornecedoras de energia, para auxiliar nos processos logísticos de compra e gestão de energia. 

Benefícios da consultoria independente para a compra e gestão de energia

Ao contratar uma consultoria independente, objetiva-se buscar os melhores resultados e os melhores preços do mercado. A consulta a um amplo leque de fornecedores e o tratamento isonômico dado a todos os players durante os processos de contratação e gestão de energia garantem resultados cada vez melhores para a empresa contratante da consultoria. Os processos e transações, dessa forma, não estão sujeitos aos conflitos de interesses, focando-se unicamente na busca das melhores soluções para o seu negócio.

Assim, quando negociamos a compra de energia no Mercado Livre de Energia é conduzida com auxílio de uma consultoria independente, há melhor cumprimento e aplicação das regras de compliance, garantindo maior governança e transparência em tais processos. 

Atribua valor ao seu negócio com a Replace Consultoria!

A Replace Consultoria, por sua independência e posicionamento no mercado, conta com todos os atributos necessários para assegurar soluções em energia com expertise, experiência e tecnologia. Contar com nossa consultoria é criar valor para o seu negócio por meio de desempenho e competitividade exemplares. Além da consultoria para a compra de energia e gestão de energia, fornecemos soluções completas no mercado de energia: institucional, estudos de viabilidade, inteligência de mercado, sistemas informatizados, treinamentos e mais.

Agende uma chamada e veja como podemos gerar mais valor para o seu negócio.

Saiba mais sobre o Mercado Livre de Energia!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!