Como reconhecer o Conflito de Interesses na gestão de energia?

Como reconhecer o Conflito de Interesses na gestão de energia?

A gestão das possibilidades de conflito de interesses na compra de energia do Mercado Livre de Energia já foi tema de alguns de nossos posts anteriores. Mas nem só na compra de energia essa questão está presente.
Os conflitos de interesses também podem ocorrer na gestão da energia e esse é o tema de nosso artigo de hoje. Prepare-se e boa leitura!

Recentemente, ajudamos uma indústria de embalagens que vinha sendo auxiliada por uma consultoria há vários anos, e acreditava que suas despesas com energia estavam sendo bem geridas. Então, analisando o seu contrato e os trabalhos mensais de gestão de energia chegamos a outra conclusão.
Estar operando no mercado livre de energia com economia não significa que sua empresa está obtendo os melhores resultados possíveis.
Vamos falar aqui sobre como reconhecer situações que podem contribuir para essa situação – o conflito de interesses.

Relembrando: o que é Conflito de Interesses?

Antes de abordarmos o tema central, vamos destacar o que significa conflito de interesses.
Basicamente conflitos de interesse ocorrem quando algum colaborador e/ou prestador de serviços tem interesses divergentes dos valorizados e buscados pela companhia para qual trabalha ou presta serviços. Esse conflito, em um momento de decisão, pode causar prejuízos para a sua empresa e, por esse motivo, avaliar e estabelecer regras para a evitar situações como esta é essencial.

O conflito de interesses na compra de energia

Embora não seja tão abordado abertamente, conflitos de interesses também ocorrem na compra de energia no mercado livre.
A empresa de consultoria auxilia no processo de definir o produto a ser adquirido, o momento da compra, os fornecedores a serem consultados e a análise dos termos do contrato de compra de energia. Quando esse serviço é oferecido “gratuitamente”, e diversos vendedores fazem isso, ou se o seu consultor é ligado a uma empresa vendedora de energia, há riscos de haver conflitos de interesse. Há sempre a dúvida se as cláusulas contratuais defendem adequadamente os interesses de sua empresa. Esse é só um dos exemplos na contratação de energia no Mercado Livre.

imagem-gestao-de-energia

O conflito de interesses na gestão de energia

Apesar de não ser tão evidente, a gestão mensal do contrato de energia também é suscetível a conflitos de interesses. São várias as situações onde isso pode ocorrer. Veja alguns exemplos:

  • Uso otimizado das flexibilidades contratuais: os contratos de energia contam com diversas flexibilidades, como por exemplo a modulação, que define como a energia será registrada pelo vendedor a cada hora. As despesas na liquidação da CCEE dependerão das informações enviadas pelo gestor ao vendedor;
  • Renegociação do contrato: em situações adversas, como por exemplo durante a Pandemia do COVID-19, há necessidade de reduzir o volume contratado. Nessa situação, os interesses do gestor-vendedor e do comprador são divergentes;
  • Negociações de curto-prazo: nas situações em que há necessidade de comprar energia adicional ou vender excedentes é comum que essa negociação seja feita somente com o gestor-vendedor, sem o devido balizamento com os preços de mercado;
  • Negociações para compra de energia: nos processos de compra de energia, o gestor-vendedor tem acesso aos preços dos concorrentes de mercado, que podem influir no processo de decisão.

Esses e outros muitos exemplos evidenciam que o conflito de interesses pode ocorrer, também, no processo de gestão mensal, indicando a possibilidade de que as decisões nem sempre levam em conta somente os interesses de sua empresa. O desafio gerencial é evitar que esses conflitos de interesse ocorram e como diagnosticá-los antes que aconteçam.

Participando de todas as decisões que resultem em custos de energia

Muitos clientes delegam a responsabilidade pelos custos de energia para sua empresa de gestão.
Em uma rotina atarefada, essa simples ação pode fazer a diferença. É importante participar e assumir a responsabilidade por todas as decisões que envolvem os contratos de compra de energia. Avaliar cada decisão a ser tomada pensando sempre em seus impactos para a companhia, suas consequências e os riscos que pode apresentar tende a evitar decisões que possam não ser tão favoráveis à sua empresa.

Estabelecendo regras claras para a gestão de conflitos de interesse

Aqui estamos falando sobre a elaboração de planos que envolvem todas as áreas da empresa. A contratação de colaboradores, fornecedores e consultores deve ser precedida de uma ampla checagem de potenciais conflitos de interesses. Colaboradores e consultores que tenham relacionamento direto com fornecedores de energia devem, na medida do possível, serem evitados.
O conhecimento prévio dessas possíveis relações pessoais entre colaboradores e fornecedores e prestadores de serviços deve ser precedida ponderação dos riscos envolvidos para seu negócio. Os profissionais encarregados pela energia consultam apenas duas ou três empresas, inclusive aquela do grupo empresarial a que pertence o gestor de energia. Ao ampliar o número de empresas consultadas, diminui-se os riscos de contratação de energia a preços mais elevados de mercado.

Contratando uma consultoria independente

Quando falamos sobre evitar conflitos de interesses na compra e gestão de energia, é preciso contar com uma consultoria independente, que não esteja ligada societariamente a grupos empresariais que produzem ou fornecem energia. Dessa forma, a consultoria atuará em prol do seu negócio, orientando a tomada de decisão com base no que é melhor para a sua empresa e que trará melhores resultados.

Como encontrar a consultoria certa para o seu negócio?

Contar com a Replace Consultoria é saber que vamos assegurar as melhores soluções em energia para o seu negócio, com expertise, experiência e tecnologia. Crie valor para o seu negócio por meio de desempenho e competitividade exemplares.
Oferecemos soluções completas no mercado de energia: apoio institucional, estudo de mercado, de viabilidade, gestão de energia, treinamentos e mais.
Entre em contato para agendar uma conversa com nosso time. É só clicar no botão a seguir:

Veja também