Gestão de energia no varejo: como reduzir o custo energético?

Gestão de energia no varejo: como reduzir o custo energético?

A gestão de energia no varejo é um desafio para empresas do setor que buscam reduzir seus custos operacionais. No entanto, existem soluções personalizadas que podem ajudar a otimizar o consumo de energia e, consequentemente, diminuir as despesas. 

Neste artigo, exploraremos como a gestão de energia no varejo pode ser aprimorada, destacando estratégias eficientes e apresentando um caso de sucesso da Replace Consultoria.

CTA de conversão E-book Mercado Livre de Energia

Desafios da gestão de energia no varejo

No varejo, diferentes unidades operam sob características específicas e perfis de consumo distintos. Isso cria desafios para a redução de custos energéticos, especialmente quando os contratos de energia são pouco flexíveis e não contemplam as particularidades de cada estabelecimento. 

A falta de flexibilidade na alocação da energia contratada pode resultar em oportunidades limitadas de redução de custos e, consequentemente, em um maior impacto financeiro para as empresas varejistas. Veja a seguir como a Replace pode ajudar a sua empresa!

Soluções personalizadas para redução de custos

Uma grande rede de varejo apresentava um cenário onde as unidades tinham um conjunto de contratos de compra de energia direcionado para um conjunto de unidades consumidoras. 

Os contratos e suas regras eram pouco flexíveis, o que impactava em reduzidas oportunidades de reduções de custos considerando o perfil de consumo de cada unidade. Ou seja, era utilizada uma única solução para cada conjunto de lojas da rede, o que dificultava o trabalho de reduzir despesas com energia, nesse caso.

Os principais desafios, então, seriam encontrar soluções para os contratos pouco flexíveis e solucionar os problemas de visibilidade das necessidades particulares de cada unidade, otimizando a gestão de energia no varejo. 

Saiba mais: Clientes da Replace têm maior redução de despesas de energia

Estratégias de otimização de custos no varejo

mão masculina segurando lâmpada acessa.

No primeiro momento, decidimos estudar o perfil de consumo de cada unidade consumidora, as tarifas da distribuidora local, bem como analisar cada contrato em vigor, buscando identificar oportunidades de otimização das despesas dentro do consumo previsto. Foi então que nossa equipe estabeleceu uma estratégia pensada de maneira individual para cada estabelecimento. 

Com a expertise e inteligência de nosso time, associado ao gerenciamento dos contratos desse cliente, a introdução das flexibilidades do mercado livre de energia para a alocação de energia e a redistribuição das unidades atendidas por cada contrato, sem mudanças nos preços ou no volume contratado, seria uma boa opção de ação e poderia representar uma economia de 10% nas despesas anuais. 

Desenvolvemos uma abordagem de renegociar os contratos de energia firmados pela empresa de varejo, de modo a permitir maior flexibilidade na alocação da energia contratada, gerando um impacto positivo para a empresa em curto espaço de tempo que possibilitaria a visão completa de cada unidade da rede, sem prejudicar os fornecedores de energia. 

Com isso, abrimos caminho para revisões periódicas da alocação da energia contratada e novas possibilidades de otimização dos contratos no mercado livre de energia foram encontradas. Sem romper contratos ou prejudicar os fornecedores, o redirecionamento de contratos permitiu direcionar a energia contratada de maneira mais adequada ao perfil de consumo e ainda considerando as tarifas de uso do sistema e os impostos aplicados sobre cada unidade consumidora.

Os resultados foram expressivos: a rede obteve uma forma de melhorar a gestão de contratos e uma economia de 10% em suas despesas anuais. 

Leia também: Sustentabilidade empresarial: Di Santinni opta por investir em energia solar

Benefícios da Replace Consultoria no Mercado Livre de Energia

A Replace Consultoria é reconhecida por seus diferenciais no mercado de energia. Ao escolher seus serviços, as empresas varejistas podem desfrutar de diversos benefícios, como:

  • Expertise e Experiência: Com mais de 30 anos de experiência no setor, a Replace Consultoria possui um profundo conhecimento sobre gestão de energia no varejo. Sua equipe altamente qualificada está preparada para auxiliar consumidores e geradores a otimizarem suas carteiras de energia, maximizando os ganhos;
  • Soluções personalizadas: A Replace Consultoria entende que cada empresa do varejo possui suas particularidades. Por isso, desenvolvem soluções customizadas, levando em consideração o perfil de consumo, as tarifas locais e os contratos vigentes. Isso garante uma gestão eficiente e uma redução de custos adequada às necessidades específicas de cada negócio;
  • Resultados Comprovados: Os casos de sucesso da Replace Consultoria são exemplos concretos de como suas estratégias têm impactado positivamente as empresas do varejo. A redução significativa nas despesas de energia e a melhoria na gestão de contratos são apenas alguns dos resultados obtidos.

Agende uma reunião e transforme sua empresa em um caso de sucesso

Se você visa reduzir as despesas com energia no seu negócio varejista, a Replace Consultoria está pronta para ajudar. Agende uma consulta com a nossa equipe e descubra como podemos otimizar a gestão de energia da sua empresa, personalizando soluções conforme as suas necessidades específicas. Não deixe essa oportunidade passar!

Lembre-se: a gestão eficiente de energia é essencial para reduzir os custos operacionais no varejo. Conte com a Replace Consultoria, a parceira ideal para transformar sua empresa em um caso de sucesso no mercado livre de energia.

CTA de contato

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!