Gestão de energia no varejo: como reduzir o custo energético?

Gestão de energia no varejo: como reduzir o custo energético?

O mercado livre de energia aparece como opção viável para empresas que desejam buscar soluções para reduzir despesas com energia, desde que os contratos sejam firmados com a expertise necessária para configurar ganhos reais para o contratante, independentemente do segmento.

No caso do varejo, é possível encontrar soluções personalizadas para cada uma das unidades, que devem apresentar redução de custos com energia, sem haver afastamento das características da rede e de sua visão geral de atuação. Quer saber como? Confira esse caso de sucesso da Replace Consultoria.

O problema

Uma grande rede de varejo apresentava um cenário em que as unidades tinham um conjunto de contratos de compra de energia direcionado para um conjunto de unidades consumidoras. 

Os contratos e suas regras eram pouco flexíveis, o que impactava em reduzidas oportunidades de reduções de custos levando em conta o perfil de consumo de cada unidade. Ou seja, era utilizada uma única solução para cada conjunto de lojas da rede, o que dificultava o trabalho de reduzir despesas com energia, nesse caso.

Os principais desafios, então, seriam encontrar soluções para os contratos pouco flexíveis e solucionar os problemas de visibilidade das necessidades particulares de cada unidade, otimizando a gestão de energia no varejo. 

Estratégia utilizada

No primeiro momento, decidimos estudar o perfil de consumo de cada unidade consumidora, as tarifas da distribuidora local, bem como analisar cada contrato em vigor, buscando identificar oportunidades de otimização das despesas dentro do consumo previsto. Foi então que nossa equipe estabeleceu uma estratégia pensada de maneira individual para cada estabelecimento. 

Com a expertise e inteligência de nosso time, associado ao gerenciamento dos contratos desse cliente, a introdução das flexibilidades do mercado livre de energia para a alocação de energia e a redistribuição das unidades atendidas por cada contrato, sem mudanças nos preços ou no volume contratado, seria uma boa opção de ação e poderia representar uma economia de 10% nas despesas anuais. 

A solução 

Desenvolvemos uma abordagem de renegociar os contratos  de energia firmados pela empresa de varejo, de modo a permitir maior flexibilidade na alocação da energia contratada, gerando um impacto positivo para a empresa em curto espaço de tempo e que possibilitaria a visão completa de cada unidade da rede, sem prejudicar os fornecedores de energia. 

Com isso, abrimos caminho para revisões periódicas da alocação da energia contratada e novas possibilidades de otimização dos contratos no mercado livre de energia foram encontradas. Sem romper contratos ou prejudicar os fornecedores, o redirecionamento de contratos permitiu direcionar a energia contratada de maneira mais adequada ao perfil de consumo e ainda levando em consideração as tarifas de uso do sistema.

Os resultados foram expressivos: a rede obteve uma forma de melhorar a gestão de contratos e uma economia de 10% em suas despesas anuais. 

Quer transformar sua empresa em um caso de sucesso? Escolha a Replace Consultoria.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de energia, a Replace Consultoria atua com expertise para auxiliar consumidores e geradores a gerirem com inteligência e otimização de ganhos as suas carteiras de energia.

Transforme sua empresa em um caso de sucesso no mercado livre de energia com auxílio da Replace Consultoria. Agende uma conversa com nosso time e veja como podemos te ajudar a reduzir despesas com energia.

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!