Como é medido o consumo de energia elétrica no Brasil?

Como é medido o consumo de energia elétrica no Brasil?

De acordo com levantamento realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em junho de 2022 houve um aumento de 2,6% no consumo de energia elétrica no Brasil negociada por meio do Mercado Livre.

Tal variação positiva foi puxada em virtude do crescimento da demanda da indústria, grandes empresas e do crescimento de setores como o de bebidas e serviços e da madeira, com manipulação de papel e celulose.

Os números confirmam a tendência de aumento na demanda energética, e exige do mercado como um todo o aperfeiçoamento no processo de compra e venda de energia elétrica e seu faturamento.


Embora o Mercado Livre de Energia tenha ganhado um volume significativo de adeptos nos últimos anos, ainda existem alguns pontos que são pouco comentados e entendidos pelos agentes de mercado – os sistemas de medição de energia. 

Neste artigo vamos falar mais sobre o consumo de energia elétrica no Brasil e o sistema de medição e faturamento. Boa leitura!

Avanço do consumo de energia elétrica no Brasil

O consumo no mercado livre de energia, que dá aos consumidores a possibilidade de escolher o seu fornecedor, registrou um aumento de 6,6% nos primeiros seis meses de 2022 (janeiro a junho), atingindo o volume de 23.400 MW médios. Este montante representa cerca de 35% da energia consumida no país.

No mercado regulado de energia, cujo fornecimento é feito diretamente pelas distribuidoras, registrou-se um recuo de 1,3% no mesmo período, somando cerca de  42.600 MW médios.

Toda essa energia gerada e consumida é registrada a partir de sistemas de medição e faturamento instalados no ponto de conexão da unidade geradora ou consumidora ao sistema elétrico interligado. Esses sistemas contam com um conjunto de características comuns.

Sistema de medição e faturamento

São utilizados diversos tipos de equipamentos para medir a geração ou o consumo de energia elétrica. Os medidores de energia registram o consumo ou a geração em kWh (quilowatthora). Os medidores podem ser eletromecânicos ou eletrônicos. 

Os medidores  eletromecânicos são compostos por um disco metálico que gira quando passa uma corrente elétrica pelas suas bobinas e funciona através da indução eletromagnética, como um motor elétrico. A velocidade de rotação do disco é diretamente proporcional à corrente elétrica que circula. Quanto maior a corrente, mais rápido será a velocidade do disco e maior o consumo de energia. Quando há consumo de energia, o disco movimenta um conjunto de engrenagens que registra a energia consumida ou gerada.

Os medidores eletrônicos medem e registram o consumo de energia através de tecnologia. Existem diversos modelos de medidores eletrônicos. Os mais simples, 

medem o consumo e apresentam este valor em um display. Os modelos mais sofisticados medem diversas grandezas, como a energia ativa, reativa e outros parâmetros e funções de interesse.

Medição de energia

O Sistema de Medição e Faturamento é composto de um conjunto de instrumentos de medição: 

  • Medidor de energia: equipamento que tem por objetivo registrar, a cada intervalo de tempo, o consumo ou a geração de energia. Os medidores de energia são padronizados e operam em um nível de tensão e suportam um intervalo para a corrente que circula nas redes elétricas;
  • TP – Transformador de Potencial; transformador desenvolvido para reduzir a tensão primária do sistema elétrico ao nível suportado pelo medidor. São referidos pela sua relação de transformação, por exemplo, 60:1, indicando que a cada 60 volts no primário tem-se 1 volt no secundário;
  • TC – Transformador de Corrente: transformador utilizado para reduzir a corrente que circula na rede elétrica local e ajustá-la à faixa de corrente que é suportada pelo medidor e são instalados em cada fase da rede elétrica.  São referidos pela sua relação nominal, como exemplo, 400:5 A, indicando que para uma corrente de 400 Amperes que circula na rede elétrica, circulam 5 Amperes no medidor;
  • Sistema de Comunicação: Sistema digital para transmissão dos dados de leitura de medição de energia das unidades consumidoras e geradoras para a distribuidora de energia e para a CCEE – Camara de Comunicação de Energia Elétrica.  

Esse conjunto de equipamentos de medição são utilizados para medir a energia gerada e injetada nas redes elétricas e o consumo das unidades consumidoras. Suas características técnicas são padronizadas em todo Brasil, e obedecem determinada classe de exatidão, que define os limites de erro percentual aceitáveis na medição. A ANEEL estabelece regularmente as características dos sistemas de medição e faturamento.

Para os consumidores do mercado regulado, a responsabilidade pela implantação, operação e manutenção do sistema de medição é da distribuidora de energia local.

Medidores inteligentes

A nova geração de medidores é chamada de medidores inteligentes (smart meters). É um medidor eletrônico que registra um conjunto maior de informações, como o consumo, corrente, nível de tensão, energia reativa e fator de potência. Apresentam as informações de maneira simples, de modo a permitir ao consumidor maior conhecimento do seu perfil de consumo e suas despesas. Registram as grandezas em tempo real e as disponibilizam em intervalos pré definidos. Permitem a comunicação bidirecional entre o medidor e a distribuidora de energia.

Essa será a nova geração de medidores a serem implantados nos consumidores no futuro próximo.

Como é feita a coleta de dados de medição dos consumidores livres?

Os dados de energia medidos e registrados no Sistema de Medição e Faturamento  dos consumidores livres. São coletados pela distribuidora de energia e pela CCEE. Esses dados são utilizados no processo de faturamento e contabilização do mercado de energia.

A CCEE coleta os dados de medição dos consumidores livres e os apresenta no Sistema de Coleta de Dados de Energia (SCDE). Os dados são apresentados hora a hora em cada dia do mês, e usados na contabilização das operações do mercado livre.

O sistema de medição e faturamento é um componente importante em toda a cadeia de funcionamento do sistema elétrico brasileiro, que permite determinar a geração, o consumo e as perdas que ocorrem, e que são fundamentais para todo o processo de contabilização e cumprimento das regras e procedimentos de mercado.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o Mercado Livre de Energia? Confira um guia completo que preparamos para você!

Mercado Livre de Energia: Um Guia Completo

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!