Qual o momento ideal para comprar no mercado livre de energia?

Qual o momento ideal para comprar no mercado livre de energia?

Para quem ainda tem dúvidas sobre a atuação no Mercado Livre de energia, é muito importante entender os principais benefícios existentes nesse ambiente. Quem compra no Mercado Livre pode negociar o preço com geradores e/ou comercializadores, livremente. Além da flexibilização, a diminuição de custos também é comprovada quando a contratação de energia é feita no momento adequado, e tem maior probabilidade de sucesso quando é auxiliada por uma consultoria especializada.

O Mercado Livre de energia possibilita maior liberdade de negociação, definição do produto a ser contratado e construir estratégias diferenciadas de suprimento.  A definição dos parâmetros a serem considerados nessa estratégia são  fatores de extrema importância.

Continue acompanhando a leitura para tirar suas dúvidas com a Replace sobre todo o processo de compra de energia no Mercado Livre de Energia.

O que devo analisar para a compra?

Como tudo o que vamos comprar, é necessário pesquisar quais as melhores opções dentro desse mercado. Para o processo de comercialização, o momento de comprar energia no mercado livre,  o melhor produto a adquirir e o prazo de fornecimento são fatores determinantes de sucesso. Por isso, as avaliações que identificam as necessidades de cada empresa/indústria, são essenciais para maior sucesso.

Outros fatores importantes para observar são as flexibilidades dos contratos e a confiabilidade do fornecedor. Observando esse conjunto de fatores,  cria-se mais segurança na hora de assinar o contrato de  compra de energia e ter certeza que o produto comprado atenderá às necessidades de sua empresa.

Como evitar riscos na hora da compra de energia?

Existem mais de 350 agentes autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e registrados na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) para comercializar energia no mercado livre. A escolha do fornecedor que vai atender sua empresa é sempre importante.

Cada fornecedor oferece produtos que são mais indicados para determinados segmentos. Também as condições comerciais, garantias exigidas e os procedimentos no dia-a-dia são diferentes de uma empresa para outra. Se sua empresa, por exemplo, tem um processo de pagamento trabalhoso, o fornecedor deve oferecer flexibilidade no prazo de pagamento e no processo de cobrança. Caso não se observe cada um desses detalhes, a execução do contrato tende a ser “dolorosa” para ambas as partes.

Com a orientação correta, os consumidores ganham voz na negociação com os principais  geradores e comercializadores que atuam  neste mercado, buscando os melhores termos para os seus orçamentos, sem conflitos de interesse ou comissionamento. Uma consultoria experiente contribuirá em todo o processo,  desde a elaboração das características do produto a contratar até a negociação dos termos do contrato de compra  de energia. Esta prática ajuda a resolver as principais questões que são enfrentadas na contratação de energia tanto no processo de  migração quanto na renegociação dos contratos. 

Mas afinal, qual o momento ideal para comprar energia?

Chegamos à pergunta que conecta a maior dúvida por parte das pessoas que desejam comprar energia, seja no processo de  migração quanto na renovação de um contrato em vigor. Não é um fator determinante, mas geralmente, o melhor momento para comprar energia tende a ser durante  o período mais úmido do ano. Este período inicia-se em outubro/novembro e termina em março/abril. Mas isso, nem sempre, é uma verdade absoluta.

Isso deve-se às questões climáticas e ao perfil da nossa matriz de geração de energia, que ainda é predominantemente baseada em usinas hidrelétricas. Durante esse período, temos um maior volume de chuvas e os reservatórios tendem a encher e a participação da geração hidrelétrica tende a ser predominante. Nesse período,  tende a ser menor o uso de usinas termelétricas, diminuindo o custo de energia no mercado, 

No entanto, se no momento da compra de energia o período úmido não se mostrar tão favorável, os preços de energia podem não ser atrativos. Para melhor escolher o momento da contratação, é fundamental acompanhar os principais fatores que influenciam nos preços de energia – o nível de armazenamento de água dos reservatórios das usinas hidrelétricas, o nível de chuvas que vem se verificando e a expectativa para os próximos meses.

 O acompanhamento desses indicadores e a avaliação dos impactos nos preços de energia requer conhecimento e experiência. Esta expertise, muitas vezes, não está presente nas empresas. Na maior parte das vezes,  uma consultoria especializada e independente pode ajudar muito no processo de  identificar o  momento oportuno  para efetuar a compra de energia. Como em todos os mercados, acertar o menor preço do mercado é muito difícil. O processo de compra precisa mirar um preço que faça sentido para sua empresa.  

Se você quer ter a certeza que terá os melhores preços de energia do mercado, que tal falar com a Replace?

Não somos produtores ou comercializadores de energia. Ajudamos os nossos clientes a comprar energia com menos custo e mais lucro, identificando quando, de quem e quanto comprar.

Ficou interessado e quer saber como podemos ajudar a sua empresa? Então entre em contato com a gente!

Os preços da energia subiram

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!