Quantas empresas devo consultar na hora de comprar ou vender energia?

Quantas empresas devo consultar na hora de comprar ou vender energia?

Se você está em dúvidas na hora de comprar e vender energia, esse post é para você! O consumo de energia tem crescido, como mostram os dados divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). No comparativo com o ano passado, no primeiro trimestre de 2021 o consumo de energia cresceu 3,7%

Em contrapartida, o consumidor não está confortável com as contas recebidas das concessionárias, com valor significativamente maior, que as verificadas há um ano atrás. Uma pesquisa realizada em outubro de 2020 pelo Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (Idec) em parceria com a ONG de Defesa do Consumidor apontou que 93% dos entrevistados notaram aumento significativo em suas contas de energia e 92% desses acharam o valor não condizente com seu consumo. Esse mesmo fato se verificou no mercado livre de energia, onde verificou-se maiores dificuldades para resolver as situações que foram vivenciadas. O fato é que, muitos consumidores enfrentaram dificuldades para contatar as suas fornecedoras ou tiveram atendimento insatisfatório para solucionar seus problemas.

Esses fatos nos levam a considerar que, além de ficar à mercê da disposição dos fornecedores em criar soluções que atendem sua necessidade, a dependência de uma única fornecedora de energia pode nos deixar “de mãos atadas” quando há limitação nas informações, na transparência e na governança da compra e venda de energia. 

O Mercado Livre de Energia e a economia na compra e venda de energia

A busca por reduzir os custos levou um grande número de empresas para o Mercado Livre de Energia. Segundo a CCEE, mais de 1,5 mil agentes e 5,2 mil unidades consumidoras passaram a comprar energia no Ambiente de Contratação Livre (ACL) em 2020. 

Com isso, surge uma das perguntas mais frequentes quando falamos da compra de energia, tanto para os que entram como para os que já atuam no mercado livre: qual a quantidade ideal de fornecedores a serem consultados para a compra de energia no Mercado Livre de Energia? A resposta é: quanto mais, melhor. É claro que temos que levar em consideração fornecedores com credibilidade e bom histórico, visto que esses são fatores relevantes para a compra de energia, como já falamos em um post anterior sobre o assunto. 

Atuar no Mercado Livre de Energia é uma forma de economizar. No entanto, para obter as melhores condições comerciais é importante ampliar a quantidade de empresas consultadas, 10, 20 ou 30 empresas, de modo a aumentar a probabilidade de atingir esse objetivo. São mais de trezentas empresas oferecendo propostas. A comparação dos preços cobrados entre os produtores e comercializadores de energia é essencial.

Esse esforço traz resultados positivos tanto na compra de contratos de longo prazo, como nos ajustes mensais – compras no mercado spot ou venda de excedentes de energia. A diferença de preços entre os vendedores pode resultar em ganhos de até 30% quando se compara a melhor e a menos competitiva proposta. Recomenda-se que essa prática seja adotada, não importa o volume de energia envolvido. Mesmo nos pequenos volumes os ganhos costumam ser relevantes. 

Mas esse esforço na contratação pode ser perdido caso não exista uma expertise na gestão mensal desses contratos de compra e venda de energia. A gestão mensal também oferece muitas oportunidades de ganhos.

Então, como realizar uma boa contratação e uma gestão de energia?

O melhor caminho para as empresas que desejam atuar com sucesso no Mercado Livre de Energia é contar com uma consultoria independente, sem relações societárias – diretas ou indiretas com produtores ou fornecedores de energia, e com expertise comprovada na área. 

Com auxílio da consultoria, é possível ter acesso a todos os players do mercado e realizar cotações com governança e de forma transparente, o que garante, além dos melhores preços, a escolha dos fornecedores que vão representar os melhores ganhos a longo prazo para o seu negócio. 

A Replace Consultoria dispõe de todos os atributos para assegurar soluções em energia com expertise, experiência e tecnologia. Contar com nossa consultoria é criar valor para o seu negócio por meio de desempenho e competitividade exemplares. Além da consultoria para a compra de energia, fornecemos soluções completas de atuação: institucional, estudos de viabilidade, soluções em tecnologia, treinamentos e mais. Agende uma chamada e veja como podemos gerar mais valor para o seu negócio.

Conheça nossas estratégias para reduzir seus gastos de energia. Fale com um especialista!

Veja também