Mercado Livre de Energia: Um Guia Completo

Mercado Livre de Energia: Um Guia Completo

Tudo que você precisa saber para migrar para o Mercado Livre de Energia com segurança e o melhor custo-benefício.

Atualmente, o Mercado Livre de Energia é responsável por quase 35% da energia consumida no Sistema Interligado Nacional (SIN), o que se deve à economia de até 40% no custo energético, previsibilidade orçamentária, liberdade de escolha e flexibilidade que o segmento oferece. Mas como o Mercado Livre funciona?

Trata-se de um ambiente de contratação livre, em que as empresas e indústrias que apresentam demanda mensal igual ou superior a 500 kW podem negociar os valores e flexibilidades da energia elétrica diretamente com os fornecedores, independentes da distribuidora local, que faz parte do ambiente regulado de energia.

Comercialização de energia

Com o auxílio de uma consultoria especializada no Mercado Livre, a empresa consumidora pode negociar diretamente com as comercializadoras ou com as geradoras de eletricidade, a fim de obter os melhores preços, condições de pagamento e flexibilidades, em contratos de curto, médio ou longo prazo.

A liberdade se estende também para os comercializadores de energia, afinal, podem definir sua política comercial e preços, gerando grande variabilidade de produtos e valores. Assim, o papel da consultoria especializada no mercado energético é utilizar sua inteligência de mercado para pesquisar a fundo e obter o melhor custo benefício para a empresa consumidora.

Leia também: Mercado Cativo x Mercado Livre de Energia: Entenda as diferenças

Além disso, deve-se considerar, antes de comprar energia no Ambiente de Contratação Livre, que fatores externos, como as condições climáticas e o cenário econômico, geram impacto nos preços de compra e venda de energia. A consultoria especializada vai ajudar a definir os melhores momentos para fechar contratos.

Redução de custos no Mercado Livre de Energia

Ao contrário do ambiente regulado de energia, onde aplica-se bandeiras tarifárias em períodos de déficit de eletricidade, tornando o custo muito mais alto, no Mercado Livre, a negociação de preços ocorre no momento de fechamento do contrato. Dessa forma, os valores previamente acordados permanecem por todo o período de vigência.

Além disso, o Mercado Livre permite que a empresa consumidora negocie condições em seu contrato para diminuir o volume contratado em meses em que sua operação é reduzida, ou contrate um montante maior para os meses em que o consumo é mais elevado, evitando desperdícios e gastos desnecessários.

Tudo que você precisa saber sobre o mercado energético

A seguir, você pode baixar gratuitamente o e-book Mercado Livre de Energia: Um Guia Completo, no qual os especialistas da Replace Consultoria compartilham sua inteligência de mercado, a fim de oferecer informações detalhadas e completas sobre os principais tópicos referentes ao Ambiente de Contratação Livre. 

Nele, você encontrará desdobramentos dos seguintes tópicos:

  • O que é o Mercado Livre de Energia?
  • Como migrar para o MLE?
  • Como administrar o consumo do mês 
  • Relação entre o MLE e a sustentabilidade
  • Papel dos fornecedores e parceiros

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia e invista em economia, flexibilidade, liberdade e previsibilidade orçamentária para sua empresa!

Mercado Livre de Energia: Um Guia Completo

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!