Mercado Cativo x Mercado Livre de Energia: Entenda as diferenças

Mercado Cativo x Mercado Livre de Energia: Entenda as diferenças

Conheça as principais diferenças entre o Mercado Cativo e o Mercado Livre de Energia e não erre na sua escolha!

No Mercado Cativo, os serviços de transporte de energia e fornecimento de energia são feitos por uma única empresa – a distribuidora de energia local. As tarifas cobradas dos consumidores são regulamentadas e aprovadas pela ANEEL e  são pré-definidas para a área de atuação da concessionária que o atende. 

Além disso, as taxas, reajustes e tarifas do Mercado Cativo são fixos por um período de doze meses. Não há volumes definidos para compra de energia, podendo variar de acordo com a necessidade do consumidor.

Enquanto isso, no Mercado Livre de Energia (MLE), as negociações ocorrem de maneira distinta. A rede elétrica que transporta a energia consumida será provida pela concessionária que atende sua região e as tarifas são idênticas às pagas pelos consumidores Cativos. A energia que será consumida poderá ser contratada junto a qualquer gerador, seja ele uma  hidrelétrica, uma usina térmica, uma usina fotovoltaica ou  eólica. 

Essa negociação também poderá ser feita com uma comercializadora de energia, que buscará pelo gerador que possibilite oferecer o melhor custo-benefício para seus clientes. Assim, são mais de 300 empresas com as quais o consumidor pode negociar a energia que vai consumir.

Consulte nosso Glossário do Mercado Livre de Energia

É por essa possibilidade de negociar a energia com muitos fornecedores que a migração para o MLE pode gerar uma economia de até 40% para as empresas. Além disso, o contrato a ser firmado entre o consumidor e o gerador ou comercializador de energia será negociado diretamente entre as partes. As condições comerciais, preço, reajuste e flexibilidades serão negociadas e vigentes durante todo o período do contrato.

Características do Mercado Cativo de Energia

Os consumidores do Mercado Cativo contratam o serviço de energia elétrica diretamente com a concessionária local, sem que haja intermediação de qualquer outra empresa. Não há possibilidade de contratar o fornecimento com outra empresa. Assim, a partir do momento em que a ligação é realizada, as tarifas, taxas e bandeiras tarifárias são cobradas diretamente na fatura mensal, de acordo com regras e valores estabelecidos pela ANEEL.

Caso ocorra qualquer imprevisto, como crises no cenário político e econômico, ou mudanças climáticas, que resultam em períodos de seca, as tarifas não são alteradas. Por isso, pode haver a aplicação de bandeiras tarifárias, se a geração termelétrica for acionada. O reajuste das  tarifas somente é aplicado uma vez por ano em data pré-definida para cada concessionária. 

No Mercado Cativo, não é possível prever com precisão os gastos com energia elétrica nos anos futuros, afinal, as tarifas da distribuidora local contemplam diversos custos, como o dos investimentos realizados, despesas com operação e manutenção, compra de energia e diversas outras despesas que dificultam prever com maior assertividade a evolução das despesas  de um ano para o outro.

Outro fator do Mercado Cativo é a possibilidade de flexibilizações na quantidade de kWh consumido. Assim, é permitido que empresas suspendam ou diminuam suas operações em determinados períodos do ano e a cobrança seja proporcional à energia consumida. Os custos de uso do fio são constantes, e ocorrem de maneira igual nos dois mercados.

Características do Mercado Livre de Energia

No Mercado Livre de Energia, a empresa consumidora contrata a energia que utilizará junto a um gerador ou uma comercializadora. Assim, é interessante contar com o suporte de uma consultoria especializada, para ajudar nas análises de viabilidade, perfil de consumo, volume a ser contratado e sazonalidade necessária para cada unidade consumidora.

Leia também: Como escolher fornecedores de energia?

Ao contrário do Mercado Cativo, onde a contratação é feita junto a uma única concessionária, no Mercado Livre de Energia, haverá a formalização de vários contratos, como uso do sistema de distribuição ou transmissão, energia e associação junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Portanto, os contratos de compra de energia devem ser feitos com cuidado para ajustar as condições do fornecimento.

Como citado acima, o suporte de consultores especializados no Mercado Livre de Energia é essencial para contribuir na defesa  dos interesses da empresa consumidora e obter contratos com as melhores condições comerciais e legais, pelo menor custo possível. Por isso, nesse processo, devem ser levados em conta os seguintes pontos:

  • Análise aprofundada do perfil de consumo, para aquisição do volume de energia com as flexibilidades necessárias para atender a demanda da unidade consumidora, evitando sobras ou faltas de energia no final do mês e, consequentemente, gastos desnecessários.
  • Inteligência de mercado, para auxiliar na escolha do momento adequado para a compra da energia, negociar os preços mais competitivos, acompanhar o balanço de oferta e demanda, nível das chuvas e dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Além disso, a inteligência de mercado ajuda na formação da estratégia de contratação.  

O papel da consultoria no Mercado Livre de Energia

Com uma consultoria especializada, a empresa terá assessoria completa por todo o processo de migração para o Mercado Livre de Energia e contratação de carga. Dessa forma, ao longo dos meses, também terá auxílio na gestão dos contratos formalizados e o cumprimento de todas as regras e procedimentos de mercado. 

Leia também: Qual é o papel da gestora de energia?

A Replace é a maior consultoria independente de energia livre do mercado, com mais de 30 anos de atuação. Nossos especialistas já auxiliaram diversas empresas a reduzirem suas despesas e explorarem todas as possibilidades que esse mercado oferece, colocando-as em contato com os melhores fornecedores do mercado, sem conflitos de interesses.

Faça parte dessa evolução! Converse com nossos consultores e receba um diagnóstico completo de viabilidade e perfil de consumo.

Conheça nossas estratégias para reduzir seus gastos de energia. Fale com um especialista!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!