Como escolher fornecedores de energia?

Como escolher fornecedores de energia?

A energia elétrica está entre os três custos mais altos da maior parte das empresas.  Por isso, é comum que os consumidores busquem incessantemente por opções mais econômicas no Mercado Livre. Essa liberdade para escolher fornecedores de energia será mais benéfica caso a empresa tenha profundo conhecimento do setor ou esteja muito bem assessorada.

Uma consultoria especializada no Mercado Livre de Energia, como a Replace, pioneira em energia livre no Brasil, é capaz de oferecer o melhor direcionamento às empresas consumidoras, resultando em negociações com o melhor custo-benefício e segurança.

Leia também: Qual é o papel da gestora de energia?

A seguir, confira algumas dicas que podem ajudar as empresas que estão no Mercado Livre de Energia a escolher fornecedores de energia mais adequados às suas necessidades.

Definir a fonte antes de escolher fornecedores de energia

O primeiro passo para escolher fornecedores de energia é definir qual a fonte energética que a sua empresa quer utilizar, entre a convencional, que é um mix das grandes usinas geradoras, ou energia incentivada ou renovável, gerada a partir de pequenas usinas hidrelétricas, eólicas ou solares, oferecendo descontos de 50% ou 100% sobre as tarifas de uso do sistema.

A definição da fonte de energia ajudará a optar pelos fornecedores mais adequados às necessidades do consumidor, com as melhores condições comerciais.

Garantir a confiabilidade e segurança do fornecedor

Talvez o passo mais importante na hora de escolher fornecedores de energia, seja garantir que ele ofereça confiabilidade e segurança no cumprimento das condições comerciais negociadas. Assim, quanto mais longo o prazo de vigência do contrato, mais importante é a escolha dessa empresa.

Alguns indicadores a serem considerados na escolha são: o seu tempo de mercado, o porte da empresa, o volume energético negociado regularmente no mercado e referências positivas de clientes. Além disso, os vendedores ligados a grupos empresariais maiores, inclusive com ativos de  produção de energia, tendem a ser mais seguros para formalização de contratos de prazos mais longos. 

Leia também: Glossário do Mercado Livre de Energia

É importante sempre lembrar que os preços no mercado de energia são muito voláteis e podem trazer prejuízos elevados para as empresas, assim, deve ser avaliado o risco que esse fornecedor oferece para sua empresa ao longo da vigência de um contrato. Se o fornecedor “quebrar” quando o mercado estiver com preços elevados, será necessário buscar um novo fornecedor nas condições de mercado daquele momento. 

Durante esse processo, a empresa de consultoria especializada no Mercado Livre de Energia vai auxiliar a escolher fornecedores de energia, baseada na análise prévia de todos aqueles quesitos que devem ser considerados. 

Análise das propostas e negociação dos valores

Após a escolha de fornecedores e solicitar suas cotações, o próximo passo é analisar as propostas recebidas e se certificar que as condições ofertadas atendem às necessidades da empresa, como preço, prazo de fornecimento, tipo de energia, condições comerciais, etc.

Confira uma das histórias de sucesso da Replace: Case Cidade Matarazzo

Dessa forma, os consultores especialistas no Mercado Livre de Energia vão auxiliar a empresa consumidora a escolher fornecedores de energia que oferecem o melhor custo-benefício, analisando minuciosamente se o valor é compatível com o mercado e se as condições comerciais e contratuais são as mais adequadas.

A Replace te ajuda a escolher fornecedores de energia

Nossa equipe de profissionais altamente qualificados está apta a auxiliar sua empresa por todas etapas, na hora de escolher fornecedores de energia, criando a conexão perfeita entre empresas, geradoras e comercializadoras. 

Tire suas dúvidas com nossos consultores!

Conheça nossas estratégias para reduzir seus gastos de energia. Fale com um especialista!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!