Qual é o papel da gestora de energia?

Qual é o papel da gestora de energia?

Entenda por que é necessário contar com o apoio de uma gestora de energia por todas as etapas da participação no Mercado Livre de Energia

Ao decidir migrar para o Mercado Livre de Energia, o consumidor se depara com uma série de etapas, que podem ser bem complicadas, especialmente para quem não tem tanto conhecimento no setor elétrico e não conhece esse processo.

O papel da gestora de energia é dar suporte no desenvolvimento de cada uma das etapas necessárias e conduzir as negociações envolvidas, de forma a garantir que as necessidades do cliente sejam atendidas.

Gestora de energia para não participantes do MLE

Para empresas que ainda não participam do Mercado Livre de Energia, é imprescindível acionar uma equipe multidisciplinar de profissionais capacitados para conduzir estudos e análises preliminares. Além disso, é a gestora de energia quem realiza buscas pelos melhores fornecedores e utiliza sua inteligência de mercado para gerar o melhor custo benefício.

Estudo de viabilidade

Nesta primeira etapa, são conduzidos estudos preliminares, para definir se a empresa preenche os pré-requisitos necessários para participar do Mercado Livre de Energia e os benefícios financeiros dessa nova solução. Caso o resultado seja positivo, a gestora de energia auxiliará no desenvolvimento de todas as etapas estabelecidas pela regulamentação em vigor.

Nesse passo, também é apresentar as principais regras do Mercado Livre de Energia, a fim de ajudar na tomada de decisão pela equipe de direção.

Definição do volume de energia a contratar

É importante estudar com atenção o perfil de consumo de energia, para determinar os volumes de demanda ao longo do tempo e se há diferenças importantes durante o ano, em função da sazonalidade do consumo.

Com esse conjunto de informações, será determinado o volume de energia a ser contratado mensalmente, para suprir as necessidades do consumidor. O principal objetivo é definir uma contratação que não tenha sobras e faltas de energia ao longo dos meses.

O próximo passo será realizar uma cotação no mercado, consultando os principais fornecedores e obtendo o maior número possível de propostas de fornecimento.

Contratação de energia e negociação com fornecedores

Outra atividade importante da gestora de energia é dar suporte em todo o processo de contratação de eletricidade e de negociação do contrato de compra e venda com os fornecedores.

A gestora de energia ajudará a selecionar os fornecedores a serem consultados, na análise das propostas recebidas e nas negociações das principais condições de fornecimento. Além disso, ela também tem o importantíssimo papel de auxiliar na negociação dos termos do contrato de compra e venda de energia. 

Leia também: A importância de comparar preços no Mercado Livre de Energia

É importante lembrar que a equipe da comercializadora de energia é treinada para negociar bons contratos para a empresa, afinal, são especialistas no assunto. Assim, o trabalho de contratação e negociação com os fornecedores tem o objetivo de garantir o equilíbrio nas cláusulas dos contratos

Gestora de energia para participantes do MLE

A consultoria oferecida pela gestora de energia não se limita apenas à etapa de migração para esse novo mercado. Dessa forma, ao longo dos meses, o seu trabalho é importante para garantir o cumprimento de todas as regras estabelecidas na regulamentação em vigor e aproveitar as oportunidades de economias adicionais, que ocorrem mensalmente. 

Uma boa gestora de energia ajuda a empresa a economizar o máximo possível, com seu conhecimento do dia-a-dia do mercado, e a fazer as melhores escolhas.

Sendo assim, os profissionais compartilham sua expertise e inteligência de mercado com a empresa consumidora, mostrando quais são os melhores momentos para a compra de energia e como usar as flutuações do de valores a seu favor, e ensinando a realizar previsões sobre o cenário do Mercado Livre de Energia.

Vantagens da gestora de energia

Os principais benefícios de acionar uma gestora de energia são o atendimento personalizado e a imparcialidade, já que ela coloca a empresa em contato com os fornecedores que melhor atendem às suas necessidades. Por essa razão, é importante também certificar-se que ela opera totalmente livre de conflitos de interesse. 

Entre as inúmeras vantagens que a orientação profissional oferece, estão as seguintes:

  • Auxílio em todo o processo de migração para o mercado livre e adesão à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE)
  • Definição do volume de energia e flexibilidades a contratar, maximizando, dessa forma, os ganhos e reduzindo desperdícios e gastos desnecessários
  • Negociação dos melhores preços e condições comerciais com os fornecedores
  • Contato com comercializadoras e geradoras confiáveis e seguras
  • Cotação flexível de energia, para gerar ainda mais economia
  • Busca por soluções mais sustentáveis de consumo energético
  • Monitoramento periódico e relatórios de consumo

Venha para a Replace!

Com mais de 30 anos no mercado, a Replace é uma gestora de energia que oferece a melhor consultoria para sua empresa, auxiliando em todas as etapas do processo de migração para o Mercado Livre de Energia e reduzindo seu custo energético constantemente. 

Sendo uma pioneira em gestão de energia no Brasil, a Replace conta com um time de especialistas de alta performance e amplos conhecimentos no Mercado Livre de Energia, a fim de oferecer a liberdade de escolha, economia, previsibilidade orçamentária e sustentabilidade que sua empresa precisa.

Para saber mais sobre a Replace e tirar todas as suas dúvidas sobre o Mercado Livre de Energia, converse com nossos consultores!

Conheça nossas estratégias para reduzir seus gastos de energia. Fale com um especialista!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!