5 sinais de que você pode estar economizando pouco no Mercado Livre

5 sinais de que você pode estar economizando pouco no Mercado Livre

Em um cenário totalmente diferente por conta da pandemia da COVID-19 e a crise econômica em que o país está inserido, as ações para reduções de despesas se tornaram um dos assuntos mais debatidos e buscados por indústrias, empresas de varejo, shopping centers, comerciantes e empreendedores.

Nesse ambiente, os compradores vêm desenvolvendo diversas estratégias para negociar a energia elétrica em busca de menores despesas e aumentar sua competitividade.

Apesar de trazer muitos benefícios, existem alguns sinais que merecem atenção para que o interessado queira economizar ainda mais no Mercado Livre. A Replace preparou esse conteúdo para que você fique informado sobre os 5 sinais de que você deve estar economizando pouco no Mercado Livre, para que seus objetivos possam ser atingidos ainda com maior sucesso. Confira!

Para economizar no Mercado Livre:

1- Monitore o processo

Uma prática muito importante é o monitoramento do mercado para escolher o melhor momento para contratar energia ou buscar oportunidades para explorar ao final de cada mês. Sem um acompanhamento de qualidade, fica difícil identificar as oportunidades. Foco no processo!

2- Crie estratégias para contratar energia 

Uma das grandes oportunidades é o desenvolvimento de estratégias para definir como será feita a contratação de energia e as flexibilidades contratuais que possam prover alternativas a serem exploradas mensalmente. Contratar com antecedência de um ou dois anos e formar portfólios de contratos são estratégias a serem desenvolvidas e implementadas.

Com essas práticas, o consumidor terá maior previsibilidade em seus custos mensais e os ganhos que poderá obter a curto, médio e longo prazo. Também, com as condições contratuais adequadas, poderá explorar as oportunidades que aparecem a cada mês. 

3- Entenda o mercado

Mais do que fechar um contrato de longo prazo, é importante acreditar que  benefícios adicionais podem ser obtidos com o entendimento do mercado. Isso é fundamental nesse processo. A vida das empresas é sempre um projeto de longo prazo e cheio de detalhes ao longo do tempo. O suporte de uma empresa especialista no tema e com referência no mercado, como a Replace, ajudará muito nesta tarefa. 

Com esse tipo de suporte, o consumidor é direcionado para as melhores estratégias de contratação e gerenciamento de contratos no mercado livre de energia. Assim, pode-se sempre realizar boas negociações e obter os melhores preços de energia. 

A Replace é uma consultoria que baseia suas ações no profundo conhecimento do mercado, com tecnologia digital para disponibilizar sempre as informações e o cenário energético do consumidor. Suas ferramentas digitais permitem projeções e contribuem para a tomada de decisão, de acordo com as necessidades. Todo esse processo bem executado gera boas economias para os contratantes.

4- Fique atento aos resultados

O foco nos resultados também é importante para o gerenciamento. Por meio de relatórios técnicos mensais, é possível demonstrar o quanto a empresa reduziu despesas com as operações realizadas.

Ainda, por meio desses dados, os gestores descobrem o que é possível melhorar, modificar ou migrar para outras estratégias de suprimento. Também auxiliam na formulação das ações para recontratação de energia e a busca de novas oportunidades.

5- Negocie bem os contratos de compra e venda de energia

Por último, mas não menos importante, as cláusulas contratuais devem ser discutidas e construídas para, além de defender os interesses do consumidor, incluir flexibilidades que diminuam os riscos de custos adicionais e abram oportunidades para ganhos na gestão mensal. Lembre-se sempre que, na maioria das vezes, os contratos são construídos pelos vendedores de energia de modo a melhor preservar seus interesses.

Para negociar bem os contratos de compra e venda de energia, é importante contar com profissionais experientes e que busquem defender sempre os interesses de sua empresa. É nessa hora que uma consultoria independente, como a Replace Consultoria, faz toda diferença. Contar com esse apoio é essencial.

Este é um dos momentos em que os conflitos de interesse podem aflorar. Não ter qualquer ligação societária com empresas vendedoras de energia é o principal caminho para negociar contratos mais equilibrados. Os contratos de compra e venda de energia no mercado livre, quando bem negociados, além de assegurar os preços, determinarão todas as regras a serem usadas na gestão mensal e as oportunidades que poderão ser construídas.

Que tal falar com um dos nossos consultores para entender melhor sobre esse processo? Clique aqui e conte com a Replace.

Veja também