O meu consultor do mercado livre vende energia. E agora?

O meu consultor do mercado livre vende energia. E agora?

Quando optam pelo ambiente de contratação livre (ACL), grande parte das empresas buscam contratar uma consultoria para o mercado livre de energia que seja especializada e possa fornecer as informações e orientações necessárias para que os objetivos de economia e otimização de seu uso sejam atingidos. 

Mas como agir quando o consultor do mercado livre contratado passa, também, a comercializar energia? Quando a consultoria para o mercado livre de energia tem algum vínculo societário com geradoras ou outros setores do mercado? Essas são as questões que vamos responder nesse artigo. 

Prepare-se e boa leitura!

Uma consultoria independente é essencial

Ao contratar uma consultoria para o mercado livre de energia é preciso garantir que essa seja independente, ou seja, não possua vínculos societários ou outros tipos de ligações que possam configurar possíveis conflitos de interesses. O motivo é simples: quando há alguma suspeita de parcialidade na relação entre o consultor do mercado livre e fornecedores ou geradores, é possível que em algum momento não sejam buscadas as opções mais vantajosas para sua empresa.

O meu consultor do mercado livre vende energia. E agora?

Uma consultoria independente garante que não existam conflitos de interesses no mercado livre e que os objetivos da sua empresa em relação ao consumo de energia, à compra de energia no mercado livre e à operação no mercado livre sejam atingidos e que seja garantida a transparência das operações. 

Além disso, a independência do consultor do mercado livre é uma chave para a avaliação isonômica de todos os geradores, fornecedores e demais players do mercado de energia para a construção de contratos mais vantajosos e que garantam maior economia e eficiência energética para suas operações. 

Como avaliar a contratação de uma consultoria para o mercado livre de energia?

Primeiramente, é preciso avaliar a presença e o histórico da consultoria no mercado livre de energia. É importante, também, avaliar seu grau de independência, visto que, hoje em dia, é muito comum que geradoras e fornecedoras de energia indiquem consultorias que tenham algum tipo de vínculo com as mesmas, o que pode favorecê-las diante das concorrentes e sair do eixo desejado, que busca os melhores preços e condições para sua empresa.

Invista sempre em uma consultoria independente e com bom histórico de negociações no mercado livre de energia, para definir parâmetros comparativos, metas e atingir resultados expressivos na economia com a conta de luz. 

Por que a Replace Consultoria é a melhor opção para sua empresa?

Com mais de 30 anos de atuação no mercado de energia, a Replace Consultoria é uma consultoria independente, sem vínculos societários ou de qualquer outra natureza com empresas geradoras e fornecedoras de energia. 

Utilizamos nossa expertise para estabelecer os melhores contratos de energia no mercado livre de energia, auxiliando os consumidores e geradores a gerirem com inteligência e otimização de ganhos as suas carteiras de energia.

O meu consultor do mercado livre vende energia. E agora?

Além disso, como uma das maiores consultorias independentes do país, criamos um blog, com conteúdo completo e informativo sobre o mercado livre de energia, que pode auxiliar na decisão e no esclarecimento de dúvidas sobre o ambiente de contratação livre e as principais tendências do mercado. 

Fale com a Replace Consultoria e veja como podemos ajudar você e sua empresa a obter os melhores resultados energéticos no mercado livre de energia. Marque uma conversa com um de nossos consultores.

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!