Gestora de energia: 4 razões para evitar o conflito de interesses

Gestora de energia: 4 razões para evitar o conflito de interesses

Você sabe o que é o conflito de interesses no Mercado Livre e por que sua empresa deve evitá-lo sempre que possível? Então venha conferir!

O Mercado Livre de Energia tem como grande vantagem a negociação direta com fornecedores e geradores de energia elétrica. Para isso, é aconselhável que a empresa consumidora tenha assessoria de uma consultoria em energia competente, focada apenas em obter as melhores condições para seus clientes, sem conflito de interesses. 

Mas o que fazer quando isso não acontece?

Infelizmente algumas consultorias do Mercado Livre de Energia ainda podem colocar suas próprias necessidades em primeiro lugar, seja pela oferta dos próprios produtos, quando também é uma comercializadora ou geradora, ou pela priorização de produtos de parceiros, mesmo que o custo-benefício não seja o melhor para a empresa consumidora.

Leia também: Qual é o papel da gestora de energia?

A seguir, a Replace Consultoria explica detalhadamente quais são os maiores riscos envolvidos nas negociações do mercado livre e como os possíveis conflitos de interesses podem afetar sua empresa e os resultados que espera ao operar no mercado livre.

Por que evitar conflito de interesses?

Entenda por que o conflito de interesses é um dos maiores riscos no Mercado Livre de Energia, gerando experiências negativas à sua empresa.

A empresa paga preços maiores do que deveria

No processo de contratação de energia, o ideal é consultar um grande número de empresas. Dessa forma, aumenta a probabilidade de obter o menor preço de mercado. Quando a cotação é limitada a poucos fornecedores, reduz as oportunidades de obter mais economia na compra de energia elétrica no Mercado Livre. 

A energia incentivada é mais vantajosa

Dependendo do perfil de consumo de energia da sua empresa, há um produto que vai oferecer as menores despesas totais. Isso inclui a energia comprada no mercado livre e os custos da distribuidora local, ou seja, a energia convencional ou a incentivada, com 50% ou 100% de desconto no fio.

Muitas vezes, seu fornecedor não tem no portfólio o produto que oferece a maior economia, e, por isso, fornece aquele que tem disponível. A sua consultoria deve indicar o produto mais adequado e ajudá-lo a obter a melhor oferta.

Leia também: Aumento da energia elétrica: Como se prevenir e obter melhores ganhos?

Também é importante escolher o fornecedor que sempre entregue a energia incentivada com o desconto que foi contratado. Muitos fornecedores “operam” seus clientes oferecendo um produto com desconto menor, especialmente quando pode obter ganhos com sua venda no mercado.

Conhecer as soluções oferecidas por geradoras ou comercializadoras e como entregam esse produto mês a mês é também uma tarefa da sua consultoria. Dessa forma, será possível ajudá-lo a escolher o fornecedor mais confiável. 

Os fornecedores também oferecem risco

Antes de fechar contratos com fornecedores do Mercado Livre de Energia, a consultoria de energia deve apresentar o perfil da empresa e qual a confiabilidade e segurança que oferecem ao consumidor ao longo do tempo, além dos riscos que ela oferece.

Empresas de maior porte, ligadas a grandes grupos empresariais tendem a oferecer menores riscos de cumprimento do que foi contratado. Afinal, se a empresa “quebrar” no meio do contrato, o cliente terá que negociar um novo contrato. Se os preços no mercado estiverem mais altos, o prejuízo é certo.

Dessa forma, antes de fechar um contrato, é importante avaliar o tempo de mercado, os acionistas do vendedor, a satisfação dos clientes, seu comportamento e sua necessidade de renegociar alguma condição contratual.

Leia também: Como escolher fornecedores de energia?

A consultoria deve indicar o melhor para compra de energia

Os preços do Mercado Livre de Energia são muito voláteis, pois dependem de diversos fatores, como o balanço de oferta e demanda, o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, o nível de chuvas e os riscos de racionamento de energia. Por isso, uma boa consultoria acompanha a evolução do cenário energético e, com sua inteligência de mercado, pode orientar quanto aos melhores períodos para compra ou venda de energia.

Lembre-se sempre que, quando os preços têm tendência de queda, os vendedores vão te procurar para apressar sua decisão de fechar o negócio e serão mais flexíveis para negociar as condições comerciais. 

Quando um vendedor de energia é também seu consultor, há risco potencial de haver conflito de interesses nessa hora, especialmente se ele mesmo estiver vendendo energia para sua empresa. Isso porque o foco principal pode ser o melhor custo benefício no negócio de venda de energia.

Consultora independente X conflito de interesses

Uma consultoria independente não tem parcerias com comercializadoras ou geradoras do Mercado Livre. Esse posicionamento permite que suas orientações sejam direcionadas para obter o melhor negócio para seu cliente. Dessa forma, consegue economia, flexibilidade e previsibilidade orçamentária. 

Saiba mais: O quão independente é a sua consultora de energia?

A Replace Consultoria atua no mercado energético há mais de 30 anos, com um time de consultores independentes e especializados em obter o melhor custo benefício para os seus clientes, sem conflito de interesses. Conheça nossas soluções para sua empresa e solicite um estudo de viabilidade e análise de perfil de consumo!

Conheça nossas estratégias para reduzir seus gastos de energia. Fale com um especialista!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!