O que é a sazonalização dos contratos de energia e para que serve?

O que é a sazonalização dos contratos de energia e para que serve?

A sazonalização dos contratos de energia é uma das flexibilidades mais importantes que são negociadas nos contratos do Mercado Livre. Conceitualmente, a sazonalização é o processo de alocação mensal do montante anual de energia elétrica contratado, o que permite que o consumidor livre distribua mais ou menos energia em determinados períodos do ano.

A estratégia para distribuir a energia contratada dependerá da expectativa de consumo de cada unidade consumidora e do seu perfil de consumo ao longo do ano, que é função de seu processo produtivo ou de suas atividades.

Acompanhe a continuidade desse conteúdo para entender melhor a sazonalização dentro dos contratos do ambiente livre de energia.

Para que serve a sazonalização dos contratos de energia?

A sazonalização dos contratos para o consumidor 

Os consumidores livres negociam contratos de longo prazo para a compra de energia, com vigência de 3,5 anos ou mais. A definição de critérios de sazonalização da energia contratada visa promover a adequação do volume contratado ao perfil de consumo esperado para os anos futuros.

Os limites de sazonalização a serem incluídos no contrato serão desenhados de acordo com o histórico do consumo de energia de anos anteriores. Aqui se busca identificar os meses de maior e os de menor consumo. Muitas vezes, essa variação é de tal forma, que pode gerar sobras ou faltas de energia ao longo do ano, decorrentes de possíveis flutuações na demanda de produção da empresa.

Para que serve a sazonalização?

O principal objetivo da sazonalização é adequar o volume de energia mensal contratado ao perfil de consumo do comprador.

Dessa forma, o risco de exposição ao Mercado de Curto Prazo diminui (MCP), pois essas negociações podem gerar custos adicionais para o consumidor.  

Por exemplo, uma fábrica de sorvetes apresenta maior consumo de energia nos meses mais quentes, ou seja, quando a demanda é maior. Já nos meses de inverno, a produção e o consumo caem. Além de estimar o montante anual que será consumido, é necessário identificar o seu comportamento em cada um dos meses do ano. 

É comum que os contratos estabeleçam um intervalo para a definição do montante mensal que será contratado, respeitando o volume anual. Por exemplo, um contrato de 5 MW médios pode prever a possibilidade de sazonalização entre +20% e – 20%. Isso significa que, em determinado mês, o consumidor pode indicar que o montante contratado será de 6 MW médios (5 MW médios mais 20%). Em outro mês poderá contratar 4 MW médios ( 5 MW médios menos 20%). 

Também é importante ressaltar que o consumidor deve informar ao vendedor, a cada ano, o montante contratado a cada mês, de acordo com os limites de sazonalização, sendo que a data de declaração é estipulada no  contrato. Normalmente,  essa informação é exigida nos meses entre outubro e dezembro do ano que antecede a entrega da energia. 

A estratégia de sazonalizar a energia contratada é muito importante para consumidores que possuem grandes variações de consumo entre os meses do ano.

Como realizar a sazonalização? Siga essas 3 dicas:

Separamos 3 dicas importantes para sazonalização dos contratos de energia. Confira e anote:

1- Conferir se o contrato de compra de energia possui previsão de sazonalização da energia contratada, quais os limites negociados e qual a data limite para informar ao vendedor. É bom estar seguro de todos os detalhes;

2- Efetuar uma análise detalhada do consumo de energia da sua empresa, de, no mínimo, os últimos 36 meses, identificando os meses de maior e menor consumo. Com essa avaliação, pode-se ter uma visão do consumo de energia típico ao longo do ano e como varia de uma ano para outro. 

3- Estimar a curva do consumo de energia (sazonalização) para o próximo ano, dentro dos limites estabelecidos em seu contrato, e formalizar junto ao fornecedor de energia dentro do prazo estabelecido para a comunicação.

 A sazonalização do consumo poderá ser melhor desenvolvida com a ajuda de profissionais de uma boa consultoria especializada. A sazonalização é uma ferramenta importante que permite melhor ajustar o montante de energia contratado ao perfil de consumo, evitando exposição ao mercado de curto prazo.

Propor as melhores estratégias de sazonalização dos contratos de energia, para  otimizar resultados e maximizar os benefícios é um dos trabalhos que podem ser desenvolvidos pela equipe da Replace. Converse com um dos nossos profissionais para saber mais!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!