Contratos no Mercado Livre de Energia: Como Atuar Bem?

Contratos no Mercado Livre de Energia: Como Atuar Bem?

O mercado livre de energia ganha cada vez mais destaque como opção vantajosa para empresas que buscam soluções para reduzir despesas com energia. Mas engana-se quem pensa que basta negociar uma vez dentro do mercado livre de energia para poupar para sempre. 

Mesmo com contrato vigente que traga vantagens quando comparado com o mercado cativo, é importante estar sempre atento aos preços e outras propostas oferecidas no mercado. A migração para o mercado livre prioriza a liberdade de escolha do comprador de energia. Você pode escolher de quem, por quanto e quando vai comprar. 

Confira esse o case a seguir e saiba como a Replace atua no mercado para auxiliar você e sua empresa a aprimorarem a  negociação no mercado livre de energia. 

O problema

A empresa comercializadora de energia que fazia a gestão desse negócio se propôs a continuar fornecendo energia nas mesmas condições do antigo contrato com a usina, contanto que um novo contrato fosse assinado às pressas para o cliente não receber multa e nem ficar sem energia. A comercializadora pressionava constantemente a empresa, indicando que poderia pagar penalidades pesadas se não formalizassem novo contrato, rapidamente, com eles.

Uma determinada empresa migrou já há alguns anos para o mercado livre de energia e seguia em um contrato direto com a usina produtora de energia. Em certo momento, a usina foi obrigada pelas autoridades municipais a encerrar suas atividades. Por não conseguir cumprir suas obrigações, informou que seria necessário encerrar o contrato, que ainda tinha 3 anos de vigência, por motivo de força maior. 

A grande questão é que o mercado já praticava um preço menor do que o combinado previamente entre a empresa e a usina e o cliente não tinha conhecimento. Mas consciente de que algo não estava certo, de que aquela pressão para a assinatura do contrato não fazia sentido, a administração da empresa buscou a Replace, uma consultoria independente e com anos de mercado, para auxiliá-la nessa negociação. 

Estratégia utilizada

O primeiro passo da Replace foi analisar os dois documentos disponíveis. A solicitação de rescisão de contrato, onde foi possível identificar que a empresa teria de aceitar de fato a rescisão do contrato, sem aplicar penalidades ou multa rescisória para o fornecedor, em função da determinação legal para seu fechamento. Verificou também se a empresa teria obrigação, contratualmente, de aceitar a comercializadora indicada pelo gerador como vendedora substituta. A Replace concluiu que o contrato não impunha obrigação de transferir o contrato para a comercializadora indicada. 

Em seguida, a Replace partiu para análise da proposta feita pela empresa comercializadora de energia. Com a inteligência de mercado, pesquisamos outros preços e encontramos outro comercializador que oferecia 25% a menos no preço. Foi dado oportunidade ao comercializador que apresentou a primeira proposta revisasse suas condições comerciais e apresentasse sua melhor oferta (que não foi aceita). 

A solução 

Com a assessoria Replace a empresa do caso em questão rescindiu o contrato inicial com o primeiro vendedor, recusou a proposta feita pelo comercializador substituto, negociou e fechou novo contrato com outra empresa comercializadora de energia e reduziu 25% nas despesas com energia. 

O caso de sucesso em questão é para demonstrar que mesmo já inserido no cenário do mercado livre de energia, é de extrema importância ter expertise para analisar os contratos de compra e venda de energia e buscar a melhor solução para seu negócio. É fundamental analisar os detalhes, negociar, pesquisar preços e, consciente da sua livre escolha, adotar a decisão mais favorável. Muitas vezes, a orientação dada pelo vendedor de energia, não é a mais favorável para sua empresa. Há sempre um potencial conflito de interesses. 

Quer transformar sua empresa em um caso de sucesso? Escolha a Replace Consultoria.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de energia, a Replace Consultoria atua com expertise para auxiliar consumidores e geradores a gerirem com inteligência e otimização de ganhos as suas carteiras de energia.

Transforme sua empresa em um caso de sucesso no mercado livre de energia com auxílio da Replace Consultoria. Agende uma conversa com nosso time e veja como podemos te ajudar a reduzir despesas com energia.

Saiba mais sobre o Mercado Livre de Energia!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!