O que é modulação nos contratos de energia?

O que é modulação nos contratos de energia?

Entrar no mercado livre de energia é uma boa alternativa para empresas que buscam reduzir os custos com a compra de energia, com a possibilidade de negociar preços e contratar a quantidade necessária para seu consumo direto com um gerador ou comercializador de energia. 

Mas, para explorar todas as vantagens desse mercado, é preciso conhecer alguns parâmetros básicos presentes nos contratos de energia no mercado livre. Um dos principais parâmetros, e que boa parte dos profissionais não conhece adequadamente, é a modulação.  Nesse artigo você vai entender melhor o que é a modulação nos contratos de energia e como ela pode favorecer sua empresa. Prepare-se e boa leitura.

Entenda os contratos de energia no mercado livre

Os contratos de energia no mercado livre estabelecem alguns parâmetros para a compra de energia, como falamos anteriormente. Entre os mais básicos, estão os preços de energia; o prazo do contrato; o volume de energia; a flexibilidade de volume – que permite receber energia contratada dentro dos limites mínimos e máximos aplicados aos volumes mensais, ao preço negociado no contrato; a sazonalidade – que permite que os valores contratados mensalmente sejam ajustados, dentro dos limites estabelecidos, ao perfil mensal de consumo da empresa; e a modulação.

A modulação, por sua vez, define os montantes de energia que serão registrados hora a hora, na CCEE – Câmara de Comercialização de Energia, pelo vendedor de energia. Em outras palavras, é a forma como o consumo horário de sua empresa será “coberto” pelo volume de energia que foi contratado. Esta regra é negociada no momento do fechamento da compra de energia e definida no contrato, podendo ter limites mínimos e máximos.

Como a modulação afeta suas despesas mensais com energia? 

Os contratos de energia podem prever três diferentes formas de modulação: 

  • FLAT: o vendedor registra, hora a hora, um volume constante na CCEE, que totaliza o montante a ser fornecido no mês;
  • PERCENTUAL DO VOLUME CONTRATADO: o vendedor registra a cada hora um volume, por exemplo, entre 90% e 110% do volume contratado para o mês;
  • PERFIL DE CARGA: o vendedor registra, hora a hora, um volume de energia igual ao consumido;

Pensando em um dia com consumo igual a 24 MWh, num contrato com Modulação FLAT, o vendedor vai registrar, nesse dia na CCEE, a entrega de 1 MWh a cada hora. Nos horários em que o consumo é maior que o volume fornecido pelo vendedor, a CCEE “vende” a energia que faltou para cobrir o consumo. Nos horários em que o consumo é menor  do que o entregue pelo vendedor, a CCEE “compra” o volume que sobrou. Essas operações de compra e venda são feitas no processo de liquidação financeira da CCEE, utilizando o PLD definido para cada hora do dia.  

Assim sendo, dependendo das sobras e faltas de energia e dos preços horários, as operações de compra e venda realizadas pela CCEE, hora a hora, podem gerar “lucros” ou “prejuízos”. Na maior parte das unidades consumidoras, as “sobras” de energia ocorrem nos horários de menor preço e as “faltas” ocorrem nos horários mais caros, resultando em valor a pagar na CCEE.

Quando o contrato prevê a possibilidade de receber volumes de energia, hora a hora, dentro de um determinado intervalo, como por exemplo entre 90% e 110% do volume contratado, poderão ser registrados volumes de energia mais próximos do que foi consumido. Dessa forma, registra-se um volume de energia, hora a hora, mais próximo do que foi consumido, diminuindo os montantes que estão sendo “vendidos” e “comprados” na CCEE, reduzindo custos.

O ideal é que os contratos tenham modulação PERFIL DE CARGA, em que o vendedor vai registar, hora a hora, exatamente o volume que foi consumido. Essa alternativa que pode ser negociada nos contratos de energia protege sua empresa das oscilações do preço horário, garantindo maior previsibilidade nas despesas mensais. 

As despesas com a liquidação horária estão diretamente relacionadas com a modulação dos contratos. É um custo mais difícil de ser diagnosticado e percebido pelas empresas, uma vez que fazem parte de um conjunto de valores cobrados pela CCEE mensalmente e que, muitas vezes, não são plenamente conhecidos.

Garanta os menores custos na contratação de sua energia 

Estar no mercado livre de energia e negociar contratos é uma boa forma de economizar, mas é preciso sempre manter atenção aos detalhes que podem ser incluídos nas negociações. A modulação é um item que é menos discutido nos contratos de compra e venda de energia. 

Depois de formalizado o contrato, é importante acompanhar se o vendedor de energia registra o volume fornecido obedecendo aos critérios de modulação que foram negociados e, principalmente, se o registro é adequado para sua empresa. Lembre-se sempre que as despesas de modulação afetam o comprador e o vendedor. Se o resultado da modulação é lucrativo para um lado, ele será uma despesa para o outro.  

Se você não está familiarizado com esse mercado e / ou não tem tempo para gerir esses aspectos, a melhor opção é contar com uma consultoria independente e especializada no mercado livre de energia, que vai indicar para você as melhores opções de contratação de energia e gerenciar a compra e venda de energia no mercado livre de energia.

Assim, você garante os melhores resultados para sua empresa e conquistar toda economia possível e desejada para o seu negócio. 

Fale com a Replace Consultoria e veja como podemos te ajudar a entrar no mercado livre de energia.

Saiba mais sobre o Mercado Livre de Energia!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!