Consumidor livre de energia: como agilizar a migração?

Consumidor livre de energia: como agilizar a migração?

Você sabe como se tornar um consumidor livre de energia?

O mercado livre de energia é um ambiente de negociação em que os consumidores podem comprar energia elétrica diretamente de geradoras ou comercializadoras, em vez de comprar da distribuidora local, como acontece da forma tradicional no mercado cativo.

Essa modalidade de contratação oferece uma série de vantagens para os consumidores, como a possibilidade de negociar o preço e a quantidade de energia contratada, além de maior flexibilidade e previsibilidade nos custos.

No entanto, o processo de migração para o mercado livre de energia pode ser burocrático e demorado, o que pode desencorajar muitos consumidores de aproveitarem essa oportunidade.

Saiba mais sobre o Mercado Livre de Energia!

Necessidade de simplificação do processo para o consumidor livre de energia

Existem alguns fatores que contribuem para a complexidade do processo de migração para o mercado livre de energia:

  • Regulamento: O processo de migração é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o que gera uma série de exigências que devem ser cumpridas pelos consumidores;
  • Documentação: A migração para o mercado livre de energia requer a apresentação de uma série de documentos, como a Certidão Negativa de Débitos (CND) da distribuidora, o contrato de fornecimento de energia e o certificado de cadastro de pessoa jurídica (CNPJ);
  • Contrato de Energia Regulada: Todos os consumidores que podem migrar para o mercado livre, têm um Contrato de fornecimento de energia com a distribuidora local. A migração só pode ocorrer ao final deste contrato. Há necessidade de conhecer sua data de encerramento e o prazo para comunicar que não há interesse em renová-lo (fazer a denúncia do contrato). 
  • Processo: O processo para migrar para o mercado livre de energia exige o cumprimento de diversas fases e ações, com envolvimento da distribuidora local, do próprio consumidor, da CCEE e muitas vezes de um prestador de serviços. O processo consome um tempo razoável para ser concluído.

Esses fatores contribuem para que a migração para o mercado livre de energia seja vista como uma tarefa com certa complexidade e demorada, principalmente por ter que respeitar o prazo de vigência do contrato atual. .

Leia também: Planejamento de energia: por que é importante e como fazer?

Estratégias para agilizar a migração para o mercado livre

Para simplificar o processo de migração para o mercado livre de energia, é necessário adotar estratégias que eliminem as burocracias existentes.

Algumas dessas estratégias incluem:

  • Conhecimento da regulamentação: o conhecimento das regras para migração para o mercado livre e o contrato com a distribuidora são importantes para evitar perder prazos ou gastar um prazo maior que o necessário;
  • Informação aos tomadores de decisão: É importante dar conhecimento aos tomadores de decisão e aos responsáveis pela assinatura dos documentos, das etapas que serão percorridas e das intervenções que serão exigidas de cada um deles. Isso é fundamental para agilizar o processo e evitar a perda de prazos legais;
  • Contratação de especialistas: diversas empresas especializadas e os fornecedores de energia podem auxiliar nesse processo. Certifique-se que o fornecedor de energia que foi contratado executará essas atividades. Caso negativo, contrate um especialista para realizar a migração de forma eficiente.

O papel da Replace Consultoria na facilitação do processo para o consumidor livre de energia

A empresa é especializada em consultoria para o mercado livre de energia. Oferecendo um serviço completo e personalizado, que inclui:

  • Assessoria jurídica: A Replace Consultoria auxilia os consumidores a cumprirem as exigências regulamentares e a evitar erros que podem atrasar o processo de migração;
  • Gestão de documentos: A empresa gerencia a documentação necessária para a migração, a fim de evitar atrasos e erros;
  • Sistema digital para acompanhamento do processo: A Replace dispõe de um sistema totalmente digital onde você pode acompanhar cada etapa do processo e saber se os prazos estão sendo cumpridos, sinalizando os eventuais atrasos em cada uma das etapas. Com isso, você pode acompanhar o andamento das atividades e se antecipar na resolução de eventuais gargalos que possam aparecer;
  • Atendimento personalizado: A Replace Consultoria oferece atendimento personalizado aos consumidores, a fim de atender às suas necessidades específicas.

Saiba mais: Estratégias para criar um orçamento de energia elétrica eficiente

Através de um serviço completo e personalizado, a Replace Consultoria contribui para tornar simples para você o processo de migração para o mercado livre de energia, permitindo que os consumidores aproveitem essa oportunidade de forma rápida e eficiente.

Benefícios de um processo de migração com expertise

o desenvolvimento do processo de migração, utilizando a expertise de empresa que já executou mais de 5.000 migrações, oferece uma série de benefícios, incluindo:

  • Suporte regulatório permanente: os processos de cada distribuidora são específicos e, muitas vezes, são feitas exigências não previstas na regulamentação, ou que podem ser cumpridas sem afetar os prazos de migração. A Replace é um guardião permanente para evitar tais situações;
  • Follow-up contínuo: nossos profissionais são experientes e treinados para fazer o follow-up das atividades de responsabilidade das distribuidoras, da CCEE e dos prestadores de serviços. Também zelamos para que o próprio consumidor cumpra os prazos de suas obrigações. Muitas vezes, os processos internos das empresas são os de mais difícil controle;
  • Maior previsibilidade no processo: com base na experiência acumulada ao longo dos anos e com o suporte das ferramentas digitais que são utilizados, conseguimos dar uma boa previsibilidade no desenvolvimento dos processos envolvidos na migração para o mercado livre. 

Sempre é importante destacar que o mercado livre é uma oportunidade muito importante para redução dos custos com energia. Assegurar que o processo de migração ocorra dentro dos prazos necessários é a melhor maneira de garantir os resultados que se buscam com essa ação.

Lembre-se que cada mês de atraso pode ter dois custos para sua empresa: deixar de obter a economia que foi planejada e até arcar com o custo da energia comprada e não utilizada. Atrasos na migração para o mercado livre é certeza de prejuízos para sua empresa. E isso ninguém quer.

Sabendo que o processo de migração é trabalhoso e exige conhecimentos específicos, não exite em contratar uma empresa com know-how para auxiliá-lo nessa tarefa. Nós da Replace Consultoria, ficaremos muito felizes em ajudá-lo nesta jornada.

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!