Estratégias para criar um orçamento de energia elétrica eficiente

Estratégias para criar um orçamento de energia elétrica eficiente

Você, gestor de uma empresa, sabe o quão desafiador é manter o orçamento empresarial em dia, principalmente quando se trata das despesas com energia elétrica. Os custos de energia podem ter um impacto significativo nas finanças da sua organização. É por isso que é fundamental ter uma estratégia sólida para construir e gerenciar o orçamento de energia, especialmente no mercado livre, que tem maior complexidade.

Neste artigo, vamos explorar estratégias eficientes para construir e gerenciar o orçamento de energia do próximo ano, com foco no mercado livre. Conectaremos essas estratégias à experiência da Replace, uma empresa que se destaca na gestão de contas e contratos de energia.

CTA de conversão

Orçamento empresarial e o impacto dos custos de energia

O orçamento empresarial é uma peça fundamental na gestão financeira de qualquer empresa. Contudo, muitas vezes, os gestores simplificam a construção da parcela de energia elétrica, usando os valores do ano anterior como referência, o que pode levar a surpresas desagradáveis ao longo do ano.

Também é comum incluir uma folga considerável nessa despesa, de modo a poder usar sobras de orçamento para uso em outras contas ao longo do ano. 

A construção do orçamento de energia

O orçamento empresarial vai muito além de números. Ele é um guia que ajuda a empresa a planejar, monitorar e controlar seus gastos. Para a construção e gestão eficaz do orçamento de energia, é imperativo:

  • Estabelecer procedimentos técnicos para a construção do orçamento;
  • Criar premissas para a projeção de cada item que compõem as despesas com energia;
  • Projetar o orçamento de cada unidade consumidora de acordo com as premissas desenvolvidas;
  • Consolidar os valores construídos.

Previsão do consumo de energia

É crucial prever o consumo de energia para o ano seguinte. No caso de uma indústria, ele deve estar sintonizado com as previsões de produção. No caso de instalações de varejo, com as previsões de clima e outros fatores específicos. É importante também considerar as previsões de crescimento das unidades consumidoras, de acordo com as datas previstas para sua implantação.

Conheça o perfil de consumo de energia ao longo do ano e busque estimar o consumo de cada um dos meses. O uso de indicadores de consumo é um bom início para essa ação.

Leia também: Regras de Comercialização CCEE: um guia das principais regras

Previsão das tarifas de uso do sistema

As faturas da distribuidora de energia são compostas de algumas grandezas: demanda, encargos, impostos, despesas com reativo excedente e outros itens. 

Busque informações das expectativas dos reajustes esperados para a demanda e para os encargos setoriais. Publicações especializadas trazem indicações dos percentuais esperados. 

Identifique a data do reajuste anual da distribuidora que atende cada unidade consumidora. As tarifas das distribuidoras que já são conhecidas serão aplicadas por alguns meses do ano seguinte. O reajuste da distribuidora deverá ser considerado a partir do mês de reajuste. Com essa estratégia, você já diminui os possíveis erros na previsão das despesas com a distribuidora.

Preços de energia no mercado livre

Para os preços de energia no mercado livre, o primeiro passo é conhecer o contrato já formalizado para o ano seguinte, os valores previstos, o índice de reajuste negociado e a data prevista para o reajuste. Com esses dados, pode-se determinar o preço de energia que será praticado por sua empresa no ano seguinte.

Outro ponto importante é avaliar se o montante de energia contratado é suficiente para atender o consumo previsto para o ano seguinte. Tenha cuidado nessa avaliação se o consumo de sua empresa tiver um comportamento sazonal mais acentuado. 

Se houver uma parcela descontratada, não atendida pelos contratos em vigor, busque informações dos preços que o mercado está praticando para o ano seguinte. Considere um valor próximo a este nas estimativas do orçamento. Lembre-se que os preços da energia no mercado livre estão sujeitos a flutuações significativas e podem trazer surpresas quando da realização das despesas.

Se houver uma previsão de sobras de energia, avalie a diferença entre os preços de contrato e a previsão do valor do PLD para o próximo ano. Essa sobra poderá se constituir em um custo ou uma receita que pode impactar de maneira significativa no orçamento.

Despesas na CCEE

Um item importante nas despesas com energia dos consumidores livres são as despesas na CCEE. Faz parte a contribuição mensal e as despesas no processo de liquidação, especialmente os Encargos de Serviço do Sistema e o Encargo de Energia de Reserva. 

Essas despesas vão depender das condições de operação do setor elétrico para o ano seguinte. Publicações especializadas trazem informações que podem ajudar na construção de estimativas para essas grandezas. Os valores praticados no ano atual podem dar uma primeira indicação a ser considerada. 

Veja mais: Entenda as garantias financeiras exigidas pela CCEE

Projetos de eficiência energética

Um cuidado importante é considerar também os projetos de eficiência energética que estão em implantação ou previstos para o ano seguinte. Essas ações vão reduzir o consumo de energia e impactar diretamente nas despesas com energia. Identifique com cuidado a data prevista para a conclusão dos projetos e a redução de consumo esperada.

Projetos de geração de energia

Muitas empresas estão olhando com atenção a implantação de projetos de geração de energia, especialmente os com placas fotovoltaicas. Verifique os projetos de geração de energia em estudo e a previsão do volume de energia que será gerado. Considere esse “recurso” nas estimativas de consumo das unidades consumidoras afetadas. 

Se o volume de investimentos nessa solução for importante, o impacto no volume de energia a ser contratado no mercado pode ser significativo e deve ser considerado na elaboração do orçamento mensal. 

CTA de conversão TUSD

Acompanhamento da execução orçamentária

Ao longo do ano, comparar o orçamento previsto com o realizado é uma das atividades que todos os gestores têm que desenvolver. Esta atividade compreenderá consolidar as faturas que foram recebidas ao longo de cada mês, comparando os valores previstos com o realizado.

Na medida que o orçamento é construído e acompanhado com todos os detalhes descritos acima, ficará mais fácil identificar os fatores que ofenderam o orçamento, permitindo avaliar as principais causas de cada desvio. Essa análise será importante para corrigir a metodologia de elaboração do orçamento para os anos seguintes.

Papel da Replace nos orçamentos de energia

Orçamento empresarial para consumo de energia elétrica

Neste ponto, você pode estar se perguntando como a Replace pode ajudar sua empresa a enfrentar esse desafio. A Replace é uma empresa especializada em consultoria de energia e gestão de contratos no mercado livre. Ao longo dos anos, a empresa desenvolveu uma expertise única na elaboração do orçamento de energia de seus clientes. 

A Replace, além da metodologia de construção, desenvolveu uma plataforma digital que já incorpora diversas das informações necessárias à elaboração do orçamento anual como, por exemplo, a projeção das tarifas das distribuidoras, projeção das despesas com a CCEE, entre outras. 

Com o perfil de consumo de energia e os contratos de energia no mercado livre, já identifica a sazonalidade do consumo e os preços projetados para o ano seguinte, considerando as melhores previsões dos indicadores de inflação. A construção do orçamento para cada unidade consumidora e suas revisões torna-se bastante simples, com ganhos importantes de qualidade das projeções e de produtividade.

Também o acompanhamento do orçamento pode ser realizado dentro da Plataforma Digital Orange. A leitura de cada uma das notas fiscais e o upload das informações da CCEE já permitem comparar, automaticamente, as despesas previstas e realizadas. Os desvios podem ser facilmente identificados.

A Replace é a parceira ideal para ajudar sua empresa a navegar por essas águas turbulentas. Com a experiência em consultoria de energia e gestão de contratos, eles podem ser o diferencial que sua empresa precisa para otimizar o orçamento de energia e manter as finanças sob controle.

Lembre-se de que a gestão eficaz do orçamento de energia não é uma opção; é uma necessidade para o sucesso a longo prazo da sua empresa. Aproveite as estratégias e a expertise da Replace e faça de 2024 um ano de sucesso financeiro para sua organização.

Quer saber mais sobre como a Replace pode ajudar sua empresa a gerenciar o orçamento de energia? Entre em contato conosco agora e descubra como podemos fazer a diferença para o seu negócio.

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!