Planejamento de energia: por que é importante e como fazer?

Planejamento de energia: por que é importante e como fazer?

Entenda o que é o planejamento de energia e como auxilia a empresa a reduzir o custo energético e fechar contratos muito mais vantajosos.

Descubra a importância do planejamento do suprimento de energia, onde você poderá definir sua estratégia de contratação, buscar contratos mais vantajosos e conseguir estabilidade nos custos a longo prazo.

Os consumidores de energia contam com diversas alternativas para atender às suas necessidades de energia: mercado regulado; Mercado Livre de Energia; geração distribuída; autoprodução de energia. As tarifas e os preços variam, dependendo da distribuidora onde a unidade consumidora está instalada, das condições climáticas, do nível de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas, do balanço entre oferta e demanda e da necessidade de despacho de usinas termelétricas para atender ao mercado. 

É por essas razões que, conhecer as oportunidades de suprimento e planejar o suprimento de energia é indispensável para que as empresas possam escolher o produto mais adequado para seu negócio e minimizar as despesas nas suas operações.

CTA de conversão TUSD

Leia também: Compra de energia: qual é a melhor fonte de energia para a minha empresa?

Para que tudo ocorra da melhor maneira possível, com a escolha do produto, flexibilidades e momento de compra mais adequados para cada uma das unidades consumidoras da sua empresa, recomenda-se o suporte de uma consultoria especializada em todo o processo de planejamento de energia. Preferencialmente, ela deve ser independente e operar totalmente livre de conflitos de interesses.

Como é feito o planejamento do suprimento de energia?

Para desenvolver os trabalhos de planejamento do suprimento energético as principais etapas são as seguintes:

  • Perfil de consumo de energia: Este é o primeiro passo desse trabalho. Conheça o perfil de consumo e demanda registrada de cada unidade consumidora da sua empresa. O ideal é analisar os dados relativos aos últimos 12 meses. Assim dá para ter melhor conhecimento dos volumes máximo e mínimo registrados, além da sazonalidade do consumo. 
  • Contrato de uso do sistema: Também, para cada unidade consumidora, conheça as características do contrato com a distribuidora local: concessionária; subgrupo de faturamento; demanda contratada; modalidade tarifária. Confirme também o prazo de vigência de cada contrato. É comum ter que confirmar essa data junto à distribuidora local. Aproveite para verificar se há cobrança de adicional reativo ou multas por atraso de pagamento;
  • Alternativas regulatórias: Com o conhecimento da regulamentação do mercado de energia e com os dados acima, identifique os mercados que cada unidade consumidora pode operar. As unidades alimentadas em alta tensão podem optar pelo mercado livre ou projetos de autoprodução. As unidades em baixa tensão, podem explorar a geração distribuída de energia;
  • Despesas anuais com energia: Simule as despesas anuais em cada uma das oportunidades que foram identificadas para cada unidade consumidora. É importante que essa simulação avance para anos futuros, de modo a certificar-se que os ganhos da solução encontrada são recorrentes em um prazo razoável. As soluções com ganhos por um ou dois anos, e custos maiores no futuro devem ser avaliadas com cuidado;
  • Definição do planejamento de suprimento: avaliadas as alternativas, os executivos da empresa devem definir a alternativa de suprimento mais adequada para cada unidade consumidora considerando, inclusive, os planos de expansão e de negócios da empresa. Com a definição das alternativas a implantar em cada unidade consumidora, define-se o cronograma de trabalhos e as metas a serem observados.
Análise de custo de energia

No mercado livre, recomenda-se estudar a atratividade do uso dos vários tipos de energia que podem ser negociadas no mercado — energia convencional, incentivada 50% ou incentivada 100%. Para as unidades de menor porte, também a comercialização varejista pode ser uma oportunidade a explorar.

Além disso, outros pontos importantes a avaliar são o período de contratação (1 ano, 3 anos, 5 anos ou outro período), o volume contratado a cada ano (constantes ou diferentes) e a modalidade de precificação (preço constante no contrato ou diferentes a cada ano). 

Nos projetos de autoprodução de energia, onde a empresa busca implantar projetos de geração de energia para consumo próprio, estude as soluções locais (a usina é instalada na própria empresa, como os painéis solares no teto da empresa) e as usinas remotas — onde as usinas são instaladas em local fora da empresa.

Com esses dados, é o momento de buscar por fornecedores para implantação das soluções que foram definidas. Recomenda-se sempre que seja desenvolvido um processo competitivo, com a consulta de um conjunto de fornecedores que possam implantar a solução desejada. Evite negociar com uma única empresa, buscando as soluções mais competitivas.

Uma consultoria especializada pode auxiliar sua empresa em todas as etapas do processo. Ela será sempre muito importante na indicação dos possíveis fornecedores para a solução que se planeja implantar. Destacamos que os principais ganhos com esse suporte são: a construção de um processo competitivo mais assertivo e a possibilidade de negociar contratos mais favoráveis. Afinal, os vendedores são sempre mais especializados que os técnicos de sua empresa e constroem contratos que buscam melhor proteger seus interesses.

Leia também: Como escolher fornecedores de energia?

Planejamento do suprimento de energia e sustentabilidade

O planejamento do suprimento de energia também permite que as empresas busquem soluções que também buscam aumentar a sustentabilidade dos negócios, com o desenvolvimento de opções de energia renovável.

Leia também: Energia limpa: 3 formas de comprar para a sua empresa

Dessa forma, mesmo que optar por fontes energéticas, como a eólica e a solar, demande soluções integradas de fornecimento, as condições são favoráveis para que grande parte da energia consumida seja atendida por contratos formalizados com essas usinas.

Material Premium: Guia sobre energias renováveis. CTA de conversão.

Consultoria para o planejamento de energia

A Replace é uma consultora independente, com mais de 30 anos de experiência no mercado enérgico. Contamos com uma equipe de especialistas em planejamento de energia, que garante a aplicação prática de todo o conhecimento acumulado ao longo desses anos no planejamento e na contratação de energia de sua empresa, com o melhor custo-benefício.

O planejamento do suprimento de energia é uma prática recorrente implantada nos clientes da Replace Consultoria. Com isso, conseguimos assegurar a construção de planos de ação de curto, médio e longo prazos, focados na otimização de resultados e competitividade nos negócios.

Leia também: Qual é o papel da gestora de energia?

A inteligência de mercado da Replace auxilia os clientes no fechamento de contratos mais econômicos e confiáveis, afinal, analisa todas as condições ideais para cada negócio, de acordo com suas características. Para solicitar uma análise de viabilidade e estudos aprofundados de planejamento do suprimento de energia, entre em contato conosco!

Conheça nossas estratégias para reduzir seus gastos de energia. Fale com um especialista!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!