Energia limpa: 3 formas de comprar para a sua empresa

Energia limpa: 3 formas de comprar para a sua empresa

Saiba como sua empresa pode comprar energia limpa no Mercado Livre e contribua para um futuro mais sustentável

Até o momento, o Brasil integra a lista dos 10 países que mais contribuem para o aumento das mudanças climáticas. É por isso que já passou da hora de ampliar os investimentos em energia limpa e renovável, especialmente quando se trata de empresas e indústrias, que têm um consumo mensal muito superior às residências e pequenos comércios.

A partir da implementação de fontes de energia limpa e renovável, a empresa é capaz de contribuir com a mitigação de alguns dos principais problemas ambientais que são enfrentados pelo mundo inteiro hoje. Assim, as mudanças efetivas no modelo de consumo evitam o crescimento da escassez de recursos naturais e da emissão de gases poluentes.

A seguir, a Replace Consultoria vai apresentar 3 formas de comprar energia renovável para sua empresa, a fim de contribuir para um futuro sustentável, enquanto reduz o custo energético e ganha liberdade e flexibilidade na contratação de energia elétrica.

Fontes de energia limpa no Mercado Livre

No Mercado Livre de Energia, os consumidores especiais, que tem demanda contratada igual ou acima de 500 kW e inferior a 1.500  kW (ou 1.000 kW a partir de janeiro de 2023), podem comprar energia de fontes incentivadas. Estas são produzidas por usinas fotovoltaicas, eólicas, pequenas centrais hidrelétricas, biomassa e resíduos urbanos. 

Os consumidores livres, que têm demanda acima de 1.500  kW, podem comprar energia gerada por essas usinas incentivadas, entretanto, têm como alternativa comprar de usinas de grande porte, renováveis ou não. 

Como incentivo, as usinas oferecem descontos de 50% ou 100% na Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição (TUSD) e Transmissão (TUST) para empresas e indústrias que optarem pela sua utilização. Este desconto tem por objetivo dar maior competitividade às chamadas fontes renováveis e estimular sua popularização.  

Negociação com geradores de energia limpa

O Mercado Livre de Energia permite a negociação direta da compra de carga elétrica com empresas geradoras de energia renovável. Entre elas, está usinas solares e eólicas, pequenas centrais hidrelétricas e usinas de biomassa. Assim, com o auxílio de uma consultoria especializada no mercado energético, é possível fechar contratos com o melhor custo-benefício.

Leia também: Como escolher fornecedores de energia?

A principal vantagem de optar pela compra de energia limpa com empresas consolidadas no mercado energético é, portanto, a confiabilidade, afinal, é possível verificar a reputação da empresa e quais são as experiências de outros compradores. Além disso, a escolha de geradoras que atuam há mais tempo reduz o risco de problemas de abastecimento.

Autoprodução de energia renovável

Outra opção é a autoprodução de energia renovável. Nesse modelo, a empresa faz os investimentos (ou arrenda usinas) para gerar sua própria energia. Essa solução demanda muito mais esforços e expertise, afinal, o autoprodutor atua na construção, operação, manutenção e no gerenciamento de sua produção. 

As usinas de autoprodução podem ser locais, isto é, quando instaladas junto à unidade consumidora, ou remotas, longe do local de consumo. Em ambos os casos, dependendo da potência instalada da usina, a conexão ao sistema elétrico local pode ser um desafio. Assim, torna-se necessário avaliar a disponibilidade de capacidade nas redes locais para escoar a produção. 

Leia também: Autoprodução de energia: vale a pena?

Essa opção é mais vantajosa para empresas ou indústrias que possuem uma demanda mensal muito alta ou mais de uma unidade consumidora. Para implementar, é possível utilizar diversos arranjos econômicos, como investimento próprio, total ou parcial, ou arrendamento de usinas. 

Também podem ser explorados diversos modelos societários: incluindo o Consórcio de Geração; Sociedade de Propósito Específico com equiparação, entre outros.

A principal atratividade nesse modelo de negócio é a possibilidade de reduzir significativamente as tarifas de encargos (TUSD R$/MWh) cobrados nas faturas da distribuidora local e dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS), cobrados pela CCEE. 

A regulamentação da Autoprodução assegura essa redução, sendo que, em diversos casos, também pode haver a isenção da cobrança do ICMS incidente sobre o consumo de energia. 

O resultado é uma redução importante nas despesas mensais e maior segurança com relação aos custos de longo prazo. Além disso, esse modelo assegura o fornecimento de energia autoproduzida nas situações de racionamento.  

Geração distribuída de energia elétrica

A geração distribuída é uma forma de  autoprodução e pode ser adotada por empresas que atuam no mercado regulado de energia. Isso ocorre pela ligação em alta tensão (faturadas pelo Grupo A), ou em Baixa Tensão (faturadas pelo Grupo B de tarifas). As usinas fotovoltaicas, instaladas nos telhados são exemplos dessa modalidade de autoprodução de energia.

Esta é uma excelente opção para o fornecimento  de energia limpa, especialmente para as empresas que não se enquadram nos requisitos mínimos para a participação no Mercado Livre de Energia. Os pontos de geração distribuída podem utilizar matrizes energéticas renováveis diversas, como eólica, solar, biomassa ou hidrelétrica.

Leia também: Compra de energia: qual é a melhor fonte de energia para minha empresa?

Consultoria na compra de energia limpa

A Replace é uma consultoria independente, que atua há mais de 30 anos no mercado energético. Nosso objetivo é auxiliar cada vez mais empresas na transição para fontes de energia limpa e de matrizes renováveis. 

Nossos especialistas oferecem as melhores orientações quanto ao tipo de fonte geradora mais adequada para seu negócio e a modalidade mais atrativa. Além disso, você saberá quais são os modelos de autoprodução que são mais competitivos para sua empresa. 

Esse trabalho te ajuda a obter economia, flexibilidade e liberdade de consumo, ao mesmo tempo que contribui para uma sociedade sustentável. Converse com nossos consultores para obter mais informações sobre a compra de energia limpa no Mercado Livre de Energia!

Conheça nossas estratégias para reduzir seus gastos de energia. Fale com um especialista!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!