Autoprodução de energia: Vale a pena?

Autoprodução de energia: Vale a pena?

Conheça os principais benefícios da autoprodução de energia para abastecimento de suas unidades consumidoras

No Ambiente de Contratação Livre (ACL), a geração de energia elétrica para consumo próprio está se tornando cada vez mais comum. Isso porque resulta em grandes benefícios, como a redução de custos, previsibilidade orçamentária e contribuição para um futuro mais sustentável. 

Esse processo é conhecido como autoprodução de energia. Pode ser realizado por empresas que estão conectadas a uma rede de média ou alta tensão (Grupo A) e participam do Mercado Livre de Energia.

Como ocorre a autoprodução de energia?

A autoprodução de energia pode suprir todas as necessidades por eletricidade consumida pela empresa. Dessa forma, a usina geradora de energia pode ser instalada no local onde ocorre o consumo, conhecido como autoprodução local ou dentro da cerca. Também pode estar em local diferente daquele onde ocorre o consumo, chamado de autoprodução remota. 

A autoprodução local é usada para o aproveitamento de resíduos industriais, através de usinas termelétricas. A geração de energia pode ser considerada como sustentável, afinal, evita que resíduos sejam lançados na natureza. Consequentemente, reduz a poluição do ar e dos rios e as emissões de gases de efeito estufa.

Além disso, as usinas fotovoltaicas, instaladas junto ao ponto de consumo, são formas de autoprodução local. Isso porque geram parte ou toda a energia consumida por uma instalação industrial, comercial ou até mesmo residencial.

Você pode gostar: Como escolher fornecedores de energia?

A autoprodução remota, por outro lado, utiliza fontes energéticas disponíveis em determinado local. Assim, a energia gerada é injetada nas redes de transmissão e retirada no ponto de consumo para o abastecimento energético da empresa ou indústria.

É mais comum que a fonte energética utilizada para geração de energia seja a hidráulica, a eólica ou a fotovoltaica. Dessa forma, a usina é instalada no local onde há uma queda d’água, com maior incidência de ventos ou de raios solares.

Benefícios da autoprodução de energia

No caso da autoprodução local, não haverá cobrança integral dos encargos setoriais e dos impostos incidentes (ICMS, PIS e COFINS) sobre a energia que foi gerada e consumida localmente. Dependendo da fonte geradora, pode haver redução da demanda contratada junto à distribuidora ou transmissora local. 

No caso da autoprodução remota, a principal vantagem é a isenção do pagamento de parte dos encargos setoriais que são cobrados no Ambiente de Contratação Livre, como o Proinfa e a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Em algumas situações, pode, inclusive, haver a redução do ICMS, normalmente cobrado sobre as faturas de energia elétrica.

Leia também: Encargos de Serviço do Sistema: tudo o que você precisa saber sobre o ESS

Em algumas situações específicas, pode também haver redução de parte das despesas com o uso do sistema de distribuição ou transmissão.

Quando o assunto é sustentabilidade, a prioridade dos projetos de autoprodução é usar as fontes renováveis para a geração de energia elétrica. Isso contribui para a redução das emissões de carbono e para alinhar a empresa às diretrizes da ESG.

A energia gerada pode ser vendida?

Além dos benefícios citados, como redução de impostos e encargos, previsibilidade orçamentária e sustentabilidade, é permitido que a energia excedente ao consumo seja vendida para outros agentes que atuam no Mercado Livre.

Leia também: Compra de energia: qual é a melhor fonte de energia para a minha empresa?

Para isso, é importante lembrar que a autoprodução de energia elétrica deve atender às exigências e normas da ANEEL, assim como da distribuidora local, a fim de receber a autorização de operação. Também deve atender a todas as regras da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), para transportar energia até o ponto de consumo ou comercializar a energia excedente.

Consultoria para autoprodutores de energia

A Replace é uma consultoria independente, que presta assessoria completa para empresas que têm interesse em investir ou participar de um projeto de autoprodução de energia. Dessa forma, nossos trabalhos vão desde o entendimento do negócio, regras da ANEEL, avaliação dos benefícios e o conhecimento das modalidades de negócio praticadas no mercado. 

Além disso, contribuímos com a escolha do parceiro investidor e a negociação dos contratos envolvidos. Nas questões regulatórias, nosso time de profissionais ajuda a obter autorização da construção da usina e adesão à CCEE.

Leia também: O quão independente é a sua consultora de energia? Responda nosso quiz e descubra!

Para saber mais sobre a autoprodução de energia e avaliar as condições para a implantação de uma usina de geração de energia, local ou remota, converse com nossos consultores!

Conheça nossas estratégias para reduzir seus gastos de energia. Fale com um especialista!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!