Compra de energia: qual é a melhor fonte de energia para a minha empresa?

Compra de energia: qual é a melhor fonte de energia para a minha empresa?

Entenda como cada fonte energética funciona e não cometa erros no momento da compra de energia para sua empresa!

No Brasil, a maior parte da geração de energia elétrica consumida por pessoas físicas e jurídicas é proveniente das grandes usinas hidrelétricas. Porém, essa não é a única opção disponível no momento da compra de energia no Mercado Livre, especialmente quando o foco é sustentabilidade, economia e previsibilidade orçamentária.

Por ter um clima favorável para a geração de energias renováveis em diversas regiões, a matriz energética brasileira conta com um grande número de usinas eólicas, usinas solares, pequenas centrais hidrelétricas e usinas de biomassa. Dessa forma, contamos com excelentes maneiras e reduzir o consumo de água e evitar a emissão de gases poluentes.

Leia também: Como escolher fornecedores de energia?

Para os consumidores do Mercado Livre de Energia, a compra de energia renovável, também conhecida como energia incentivada, pode resultar ainda em descontos de 50% ou 100% na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD).

Confira, a seguir, todos os detalhes sobre essas fontes para não errar no momento da compra de energia para sua empresa. Além disso, saiba em quais situações é mais vantajoso utilizar cada uma delas, ou combiná-las, para obter os melhores resultados.

Compra de energia eólica e solar

As matrizes eólica e solar são fontes de geração de energia renovável, limpa e inesgotável. Elas são responsáveis, dessa forma, por reduzir a utilização de combustíveis fósseis e contribuir para um futuro mais sustentável. Ambas ganharam destaque no Brasil em 2002, quando o programa de incentivo para a compra de energia limpa foi lançado pelo governo federal.

Leia também: Déficit de energia: o que é e os riscos de ocorrer no Brasil

A energia eólica é gerada a partir do movimento das hélices, portanto, sua produção depende da incidência e velocidade do vento. Às vezes, pode não ser suficiente para abastecer uma empresa, podendo exigir outras fontes geradoras para atender ao consumo no momento em que ocorre. 

A energia solar, por outro lado, pode gerar energia elétrica usando várias tecnologias. A primeira delas são as placas fotovoltaicas, que podem ser instaladas em qualquer lugar. Sua produção será maior ou menor dependendo da incidência de sol na região em que está instalada sua empresa.

Outra alternativa é usar o calor do sol para aquecer um fluido que gera vapor, a fim de movimentar uma turbina e um gerador. É considerada fonte energética com mínimo impacto ambiental.

Essas usinas podem ser instaladas no local de consumo ou em outra região, sendo que, neste caso, utilizam as redes de transmissão e distribuição para levar a energia do ponto de geração ao de consumo.

Compra de energia de biomassa

A biomassa é fonte energética oriunda de resíduos orgânicos, como rejeitos urbanos,  vegetais ou animais. As usinas a biomassa são renováveis e contribuem para a redução de resíduos na natureza e emitem baixo nível de CO2 para a atmosfera.

A energia elétrica pode ser obtida por meio da combustão, gaseificação, fermentação ou pelas conversões biológica e térmica. Na maior parte dos processos, a biomassa é utilizada para produzir vapor, que movimenta uma turbina e um gerador. É uma fonte inesgotável, sustentável e de baixo custo, desde que, proveniente de insumos ambientalmente sustentáveis e não oriunda de desmatamento. 

Leia também: Aumento da energia elétrica: como se prevenir e obter os melhores custos?

A energia de biomassa pode ser negociada diretamente com empresas produtoras, que usam as redes de transmissão e distribuição para entregar a energia comercializada.

Diferenciais das Pequenas Centrais Hidrelétricas

As pequenas centrais hidrelétricas, assim como nas grandes usinas, transformam a energia potencial da água, sendo assim, ela se movimenta de um local mais alto para outro mais baixo. Isso produz energia mecânica, que movimenta uma turbina e um gerador de energia elétrica. É uma forma de energia renovável, pois utiliza uma fonte perene para a geração de eletricidade.

Descubra a melhor fonte de energia para sua empresa

É importante lembrar que a contratação de energia com uma dessas fontes energéticas indica que estamos dando prioridade às usinas mais sustentáveis. Dessa forma, a energia recebida pela empresa corresponderá, sempre, ao mix de fontes energéticas que operamo no país.

O quão independente é sua consultora de energia? Faça o quiz e descubra!

Para saber mais sobre o perfil de consumo da sua empresa e entender qual fonte energética melhor se adequa às suas necessidades, converse com nossos especialistas no Mercado Livre. Dessa forma, você não erra no momento da compra de energia.

Conheça nossas estratégias para reduzir seus gastos de energia. Fale com um especialista!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!