Abertura do mercado de energia elétrica: saiba como funciona

Abertura do mercado de energia elétrica: saiba como funciona

A abertura do mercado de energia no Brasil é um processo que ampliou a liberdade de escolha dos consumidores. 

Atualmente, existem dois mercados para comercialização de energia: o regulado, em que as tarifas são definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e os consumidores são atendidos pelas distribuidoras de sua região; e o livre, em que os consumidores negociam diretamente com as geradoras ou comercializadoras e podem buscar as melhores condições em diferentes vendedoras. 

A abertura do mercado livre ampliou os consumidores que potencialmente podem operar no mercado livre. Até dezembro de 2023, a adesão ao mercado livre é restrita a unidades consumidoras com demanda contratada igual ou superior a 500 kW.

Segundo dados da ANEEL,  2.867 solicitações de migração foram feitas para janeiro de 2024. Essa movimentação demonstra o interesse crescente dos consumidores em buscar opções mais vantajosas e personalizadas no fornecimento de energia.

Estudos elaborados pela ANEEL e pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) indicam as medidas regulatórias necessárias para permitir a abertura completa do mercado livre para os consumidores com carga inferior a 500 kW e para os consumidores em baixa tensão (BT), que hoje representam a maioria dos usuários.

Neste artigo discutiremos as principais mudanças propostas. Confira!

Leia também: Encargos de Serviço do Sistema: tudo o que você precisa saber sobre o ESS

Aprimoramento regulatório do mercado de energia elétrica

A ANEEL tem identificado diversos pontos que necessitam de aprimoramentos regulatórios para garantir o sucesso da abertura do mercado de energia. Esses pontos foram destacados em vários documentos. Alguns dos principais pontos incluem:

  • Campanhas de esclarecimento e conscientização: é fundamental que os consumidores compreendam o processo de negociação de energia no mercado livre e saibam como agir nesse ambiente. A ANEEL propõe a implementação de campanhas de esclarecimento e conscientização para informar os consumidores sobre seus direitos e responsabilidades;
  • Transparência nas ofertas de energia: para os consumidores poderem tomar decisões bem informados, é necessário que os fornecedores varejistas apresentem produtos padrão de forma clara e acessível. Isso permitirá a comparação entre diferentes ofertas, considerando aspectos como custos, benefícios e riscos;
  • Atendimento e capacitação dos consumidores: é essencial que os vendedores que atuam no mercado varejista estabeleçam canais de atendimento aos clientes e atuem na sua capacitação, para que possam tomar decisões embasadas;
  • Migração ao Mercado Livre: a migração de consumidores para o mercado livre deve ser feita de maneira simplificada, com procedimentos, prazos e requisitos simples. Isso garantirá que o processo seja ordenado e transparente;
  • Faturas de energia: a forma como as faturas de energia elétrica são apresentadas aos consumidores no mercado livre também deve ser claras e de fácil compreensão, especialmente para consumidores com carga inferior a 500 kW;
  • Medidores de energia e contabilização: A migração dos consumidores exige procedimentos específicos para os medidores de energia, com capacidade de comunicação para facilitar o processo de leitura do consumo e garantir a contabilização do consumo pela CCEE, com rapidez e acurácia dos dados;
  • Comercialização varejista: questões relacionadas à comercialização varejista devem ser definidas para garantir a eficiência desse novo modelo de negócios.

Leia também: Consumidor livre de energia: como agilizar a migração?

Alinhamento com o término dos contratos de compra

Orçamento empresarial para gestão de energia

Um dos desafios discutidos é o alinhamento da abertura do mercado, ou seja o ritmo de migração dos consumidores para o mercado livre, com os contratos de compra de energia das distribuidoras. 

As distribuidoras de energia compram energia de geradores a partir de contratos com 20 ou 30 anos de vigência. É crucial que o processo de abertura do mercado seja feito de maneira a evitar sobras de energia nestes contratos, que podem acarretar riscos de custos adicionais para os consumidores do mercado regulado. 

A proposta apresentada pelo Ministério de Minas e Energia definiu que a partir de 1º de janeiro de 2024, todos os consumidores atendidos em alta tensão (AT) possam escolher seus fornecedores de energia elétrica. Isso permite que empresas de todos os setores tenham a liberdade de selecionar seus supridores de energia com base em critérios que vão além do preço.

Classificação de consumidores livres

A regulamentação atual e futura está moldando a classificação de consumidores livres no Brasil. A partir de 1º de janeiro de 2022, consumidores com carga igual ou inferior a 1.000 kW foram enquadrados como consumidores livres. Esse foi um passo inicial para a abertura do mercado. A partir de 1º de janeiro de 2023, essa classificação foi estendida para consumidores com carga igual ou superior a 500 kW, ampliando o mercado. 

Já a partir de janeiro de 2024, todos os consumidores alimentados em alta tensão passaram a poder optar por operar nesse mercado. Os consumidores alimentados em baixa tensão terão essa oportunidade um pouco mais adiante, possivelmente, a partir de 2028.

Essa nova realidade permite que os consumidores, independentemente da carga e tensão de conexão à rede, possam ter a liberdade de escolher seus supridores de energia elétrica. Isso representaria um avanço significativo em direção a um mercado mais competitivo e dinâmico.

Veja mais: Planejamento de energia: por que é importante e como fazer?

Como a Replace pode apoiar as empresas no mercado livre de energia

A Replace Consultoria é uma empresa especializada em auxiliar empresas na migração para o mercado livre de energia, oferecendo um suporte completo e personalizado durante todo o processo.

A Replace oferece os seguintes serviços:

  • Análise de perfil de consumo: a Replace realiza um estudo aprofundado do perfil de consumo de energia da empresa, identificando suas necessidades e características específicas;
  • Assessoria na escolha do fornecedor: a equipe da Replace auxilia na escolha do fornecedor de energia ideal para a empresa, levando em consideração fatores como preço, tipo de energia, serviços adicionais. Os trabalhos são sempre desenvolvidos em processos concorrenciais, envolvendo um número significativo de fornecedores;
  • Negociação de contratos: dá todo suporte na negociação dos contratos de energia em nome da empresa, buscando as melhores condições e a defesa dos interesses do consumidor;
  • Implementação da mudança: auxilia na implementação da mudança para o mercado livre de energia, orientando a empresa em todas as etapas do processo;
  • Gestão de contas: a Replace oferece um serviço de gestão de contas de energia, monitorando o consumo e os custos, e gerando relatórios periódicos para acompanhar a execução do contrato e avaliar se as condições negociadas vem sendo cumpridas. 

A Replace possui uma equipe altamente qualificada e experiente no mercado livre de energia, e está comprometida em oferecer um serviço de excelência para seus clientes.

Alguns dos benefícios de contratar a Replace Consultoria:

  • Economia de custos: A Replace pode ajudar a empresa a reduzir seus custos com energia, através da escolha do fornecedor ideal e da negociação de contratos vantajosos.
  • Maior flexibilidade: O mercado livre de energia oferece maior flexibilidade para a empresa escolher a forma como deseja adquirir energia.
  • Tranquilidade: A Replace se encarrega de todas as etapas do processo de migração para o mercado livre de energia, proporcionando tranquilidade e segurança para a empresa.

A Replace Consultoria é um parceiro estratégico para empresas que desejam ingressar no mercado livre de energia, oferecendo um serviço completo e personalizado que garante economia, flexibilidade, sustentabilidade e tranquilidade para as empresas.

Conclusão

A abertura do mercado de energia elétrica no Brasil deve trazer benefícios como a melhoria da qualidade dos serviços, a redução dos custos, a diversificação das fontes energéticas, a promoção da eficiência e da sustentabilidade, a estimulação da inovação e da competitividade e o fortalecimento da autonomia dos consumidores.

Essa medida abre a possibilidade da criação de novos negócios e novos produtos para os consumidores, podendo oferecer soluções mais ajustadas para as necessidades de cada consumidor. A regulamentação em construção objetiva permitir o desenvolvimento do mercado, a inovação tecnológica e o desenvolvimento de novos produtos.

Converse com um de nossos especialistas!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!