Busca redução de gastos com energia? Saiba o que fazer!

Busca redução de gastos com energia? Saiba o que fazer!

Com o aumento notório do preço de energia no mercado cativo, empresas de todos os portes buscam, mais do que nunca, soluções para aliviar os gastos relevantes com as despesas com energia. A partir do mês de setembro, a bandeira vermelha passa para R $14,20 a cada 100 kWh, representando um aumento de 49% nesta parcela, de acordo com a Aneel. 

Esse contexto afeta a todos, mas atinge de forma proporcionalmente maior os grandes espaços com uso ininterrupto de energia elétrica, como supermercados, escolas, shoppings e indústrias. 

Diante desse cenário é mais do que válido o estudo de caso visando a migração para o mercado livre de energia, onde é possível ter preços mais competitivos e escolher o fornecedor que ofereça o melhor produto e os melhores preços.

Confira o case a seguir e saiba como a Replace atua no mercado para auxiliar você e sua empresa na hora da migração para o mercado livre. 

O problema

Com a necessidade de aumentar o conforto para os clientes, um grande shopping no Rio de Janeiro sentiu a necessidade de aumentar o sistema de ar condicionado existente. Entretanto, a necessidade do centro comercial também era de redução de despesas, mesmo optando por ampliar o sistema de refrigeração. 

Mas como fazer uso de mais energia e ainda assim economizar em relação ao gasto atual? A resposta encontrada foi a migração para o mercado livre de energia. Junto à distribuidora de energia local a solicitação de aumento da demanda (para o ar condicionado) foi realizada. O shopping conta hoje com duas alimentações e o aumento de 70% da demanda seria feito inteiro em apenas uma delas. 

O grande desafio se deu por conta da ligação do ar condicionado na alimentação errada, logo uma das alimentações teria cobrança de ultrapassagem da demanda contratada e a outra teria uma demanda contratada muito maior que a utilizada. Os custos do shopping subiriam muito em razão dessa situação. 

A Replace Consultoria precisou entender o cenário e agir para evitar o aumento das despesas, resolver a alteração das demandas contratadas feitas de forma errada e proporcionar um ambiente de acordo com as necessidades de consumo futuras do grande shopping.  

Estratégia utilizada

O primeiro passo nos trabalhos da Replace foi negociar com a concessionária ajustar as demandas contratadas nos dois contratos, para que a demanda de mais 70% para o ar condicionado estivesse no contrato correto, assim conseguimos evitar cobranças adicionais nas próximas contas de energia. É válido ressaltar que processos desse tipo demoram normalmente 3 a 6 meses para serem corrigidos, dependendo da habilidade e relacionamento com a distribuidora. Com a atuação de Replace, foi possível encurtar esse processo e evitar gastos desnecessários.  

O segundo passo foi fazer a migração para o mercado livre de energia. O processo foi conduzido em prazo de apenas três meses – que costumam ser de seis – possibilitando reduzir rapidamente as despesas do shopping, permitindo a economia de recursos que seriam utilizados em melhorias para redução do consumo. 

A solução 

Com a assessoria Replace a empresa do caso supracitado evitou 15% de gastos com ultrapassagem de demanda, em função dos erros na formalização dos contratos de uso de redes e migrou para o mercado livre de energia em apenas três meses. A migração realizada pela Consultoria Replace possibilitou uma economia de 30% nas despesas do shopping com energia. 

Trouxemos esse caso para mostrar que a migração é uma excelente opção para empresas de todos os portes reduzirem suas despesas. No entanto, situações inusitadas podem requerer expertise e capacidade de conduzir correções no processo para cumprir todas as etapas do processo no menor tempo possível. 

Quer transformar sua empresa em um caso de sucesso? Escolha a Replace Consultoria.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de energia, a Replace Consultoria atua com expertise para auxiliar consumidores e geradores a gerirem com inteligência suas contratações de energia.

Transforme sua empresa em um caso de sucesso no mercado livre de energia com auxílio da Replace Consultoria. Agende uma conversa com nosso time e veja como podemos te ajudar a reduzir despesas com energia.

Conheça nossas estratégias para reduzir seus gastos de energia. Fale com um especialista!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!