Como aumentar a performance da minha empresa no Mercado Livre de energia?

Como aumentar a performance da minha empresa no Mercado Livre de energia?

Antes de falarmos sobre a performance no mercado livre de energia, queremos destacar os motivos que você deve considerar para ingressar nesse mercado.

Algumas vantagens como a redução de custos, previsibilidade orçamentária e liberdade para negociação estão cada vez mais evidentes quando procuradas por consumidores de energia.

Chegou a hora de analisar: sua empresa tem previsibilidade orçamentária ou liberdade de negociação com os fornecedores de energia?

Tendo em conta um cenário atual de crise e incertezas, muitas empresas buscam estratégias para se tornarem mais competitivas e alternativas para redução de custos sem afetar sua performance. E a resposta pode estar na gestão dos contratos de energia elétrica.

Conhecendo o ambiente do Mercado Livre

Estar em um ambiente de livre contratação, com a possibilidade de negociar seus contratos, preços e condições pode ser a melhor alternativa para empresas que buscam se destacar entre seus concorrentes.

Uma estatística interessante é que 80% de todos os consumidores industriais já estão no mercado livre de energia. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) já soma mais de 9.000 agentes nesse mercado e a tendência é aumentar.

E ainda tem mais: para enfatizar ainda mais a performance de empresas nesse mercado, as vantagens deste momento são os preços de energia de longo prazo que estão abaixo dos preços do mercado cativo. Ao negociar os contratos com os fornecedores agora, a empresa pode garantir a economia e previsibilidade orçamentária para médio e longo prazo.

O que muitas pessoas não sabem é que a migração para o mercado livre de energia pode levar, no mínimo, seis meses. Esse é o tempo necessário para  encerrar o contrato de energia já firmado com a distribuidora no mercado cativo e percorrer todas as etapas para adesão a esse novo mercado, cheio de possibilidades.

Ingresse no Mercado Livre de energia e potencialize seus resultados

Para  comprar  energia no ambiente livre  (ACL), o consumidor precisa ter demanda contratada mínima de 500 kW, numa unidade consumidora ou na somatória de unidades de mesmo CNPJ. Esses consumidores, dependendo de seu porte, podem ser enquadrados como  consumidores livres ou consumidores especiais.

No ACL, esse é o porte mínimo para atuar nesse novo mercado.  As regras atuais não permitem o acesso dos consumidores supridos em baixa tensão, como por exemplo as unidades residenciais. Atualmente, os consumidores dos setores industrial, comercial e de serviços integram, em sua maior parcela, o mercado livre de energia.

Para migrar para o mercado  livre , os principais requisitos a  serem cumpridos são:  

-> Adesão à CCEE;

-> Adequação do sistema de medição, de acordo com o padrão da CCEE;

-> Encerramento do contrato de energia com a distribuidora local; 

-> Em diversas situações, assinatura de novo contrato de Uso de Sistema com a distribuidora local;

Também haverá necessidade do  consumidor assinar um contrato com um gerador de energia ou com um comercializador de energia. Esses contratos devem ser registrados na CCEE para suportar todo o consumo de energia da unidade consumidora. 

A negociação do contrato é feita por meio de livre negociação no mercado para escolha de um fornecedor e discutir todas as cláusulas do contrato para assinatura.   Nesses contratos, o consumidor e o fornecedor estabelecem preços, volumes, flexibilidades, prazo de vigência e critérios para reajustes anuais. 

Saiba mais sobre a Replace Consultoria clicando aqui

Uma performance de sucesso

Assim como toda busca de performance e sucesso, atuar no Mercado Livre de Energia exige  planejamento para execução de todas as etapas necessárias que são exigidas. São muitos detalhes e regras que devem ser cumpridas para migrar para o novo ambiente, com sucesso.

Também  para comprar energia, faz-se necessário  definir o volume a ser negociado, as flexibilidades que melhor atendem suas necessidades, o tipo de energia que oferece melhores resultados e diversos outros aspectos. Também selecionar os fornecedores e negociar todos os detalhes do contrato exige expertise e conhecimento para obter os melhores resultados. 

Com um bom planejamento e boas metodologias, inclusive na resolução para a migração, a performance e resultados são cada vez mais positivos.

Conte com a Replace para uma consultoria independente para gerenciar energia de maneira mais eficiente para a performance da sua empresa. Fale com um dos nossos consultores.

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!