Os 5 maiores erros do Mercado Livre de Energia
O Mercado Livre de Energia é um ambiente de negócios no qual empresas geradoras, comercializadoras e consumidoras podem negociar livremente o fornecimento de energia elétrica, em conformidade com a Regulamentação do setor.
Por se tratar de um ambiente ‘relativamente novo’ para conhecimento de algumas pessoas, também é um ambiente em que muitos erros podem ser cometidos, colocando em risco as empresas. Cometer erros na jornada no Mercado Livre é comum, retardando ou prejudicando os resultados da empresa, e em alguns casos específicos, são fatais.
Nesse sentido, a Replace preparou 5 dicas sobre os maiores erros do Mercado Livre de Energia que você não pode cometer. Continue lendo nosso conteúdo e descubra!
1- Não buscar por conhecimento
Como todas as áreas em nossas vidas, temos que estar sempre aprendendo, buscando conhecimentos. No mercado livre também é assim. Como diz um ditado popular, o conhecimento é a chave do sucesso. Com as informações e conceitos corretos, evitamos que aconteçam deslizes ou erros mais comuns.
O mercado livre é um ambiente de muitos detalhes. Saber pouco ou de maneira superficial e ao mesmo tempo, não buscar aprimorar conhecimentos, coloca em risco as decisões e as oportunidades que se apresentam, raramente, são aproveitadas.
É sempre recomendável, cada vez mais, se aprimorar sobre as regras de operação do Mercado Livre de Energia, conhecer em detalhes as regras dos contratos de uso do sistema e de energia livre, buscar novas formas de contratação são essenciais. O mercado livre, em seu dia-a-dia sempre oferece novas dinâmicas e novas possibilidades. Os ganhos com o aprimoramento do conhecimento são sempre marcantes.
2- Comprar energia apenas quando o contrato está no final
Uma das práticas comuns nas empresas é negociar um novo contrato quando o atual está em seus últimos meses. Se sua empresa adota essa prática, com certeza, não está conseguindo planejar adequadamente seus custos. O preço do novo contrato estará sendo determinado pela condição conjuntural de mercado. Se os preços estiverem baixos, será um sucesso o novo contrato. Caso contrário, empregos podem estar em risco.
Os preços de energia são muito voláteis, e variam muito em função do nível de chuvas que se observa naquele período. No mercado livre, você pode comprar energia com vários meses ou anos de antecedência a qualquer momento. Isso significa que a empresa pode negociar contratos nos momentos em que os preços estejam favoráveis e assegurar custos médios mais estáveis e competitivos a longo prazo.
Empresas que compram energia apenas quando o contrato está expirando estão sujeitas ao preço ofertado naquele momento. Se os preços de eletricidade estiverem altos, não haverá outra alternativa, a não ser pagar mais pelo mesmo produto. Não há margem para planejamento de seus custos ou encontrar soluções milagrosas.
Esta é a razão das empresas escolherem parceiros que possam prover expertise, ferramentas digitais, informações e serviços necessários para monitorar o mercado, antever os movimentos dos preços e criar gatilhos para sinalizar os bons momentos para compra de energia. Uma consultoria independente, por exemplo, poderá melhor orientá-lo nessa jornada, sem conflitos ou interesse em vender energia para sua empresa.
Leia também: Quais os principais riscos no mercado livre de energia?
3- Não saber o melhor momento para comprar
No esforço de capturar preços baixos de energia, algumas empresas direcionam suas compras no Mercado Livre para os meses do período úmido, quando as chuvas são mais abundantes e há oportunidade de maior geração hidráulica, e portanto, menores preços. Esses momentos podem oferecer uma melhor condição de compra. Mas isso nem sempre ocorre dessa maneira.
Nos últimos anos, o país tem enfrentado verões com chuvas bem abaixo da média histórica. Ou seja, o período úmido pode não ser tão favorável, e os preços estarem elevados. Assim, esperar esse momento para comprar energia, nem sempre é a melhor opção.
Para comprar energia , é muito importante fazer um monitoramento permanente dos principais drivers que movimentam os preços, utilizando as ferramentas e informações mais corretas e atualizadas possíveis. Somente assim haverá condições para desenvolver uma política de suprimento de energia, onde não se conta unicamente com a sorte, para obter bons preços de energia.
4- Comprar energia sempre do mesmo fornecedor
Antes de efetuar qualquer compra, é aconselhável pesquisar o mercado e verificar todas as opções disponíveis. No Mercado Livre de Energia não é diferente. Embora existam outras questões, além de preços, sejam importantes para a definição do fornecedor de energia, a cada tempo, fornecedores diferentes oferecem as melhores condições comerciais, em função de seu apetite para vender. Encontrar esses fornecedores com ofertas mais competitivas pode trazer grandes benefícios nos custos de longo prazo.
Naturalmente, é sempre importante também conhecer as condições ofertadas pela atual empresa fornecedora. No entanto, comprar sempre do mesmo fornecedor fará com que o mercado “leia” essa política de sua empresa e evite cotar ou apresentar a melhor oferta. Os fornecedores costumam apresentar suas melhores ofertas para aquelas empresas que adotam como prática dar oportunidades iguais a todos os vendedores. Dar preferência, sistematicamente, para o mesmo fornecedor, a longo prazo, pode resultar em preços menos competitivos por conta de menor competição.
Além disso, é recomendável também avaliar outros produtos oferecidos por diferentes fornecedores. Comparar diferentes propostas e não se travar por um longo período de tempo com incertezas à frente é importante para garantir que tudo que poderia fazer para redução de custos foi realizado.
5- Contratar um fornecedor que não atenda suas necessidades
Ainda falando sobre fornecedores nesse último tópico, é importante ter em mente que a escolha de um vendedor também acarreta riscos. Há mais de 400 empresas habilitadas a fornecer energia. Vendedores de menor porte tendem a oferecer maior risco de enfrentar situações difíceis do que uma grande empresa.
Geralmente, os contratos de energia tem vigência por 3 ou mais anos. Ao longo da execução do contrato, muitas situações podem ocorrer – tanto do lado do comprador quanto do vendedor. Do lado do vendedor, uma situação de mercado em que o fornecedor não possua lastro de contratos ou um fornecedor importante não entregou energia e o preço de mercado está muito mais alto que o do contrato. Nessa situação, o fornecedor pode enfrentar dificuldades financeiras e não cumprir com a entrega de energia. Se isso ocorrer, o comprador estará sujeito aos preços de mercado.
Por outro lado, o comprador pode enfrentar uma situação desfavorável e ter que renegociar seu contrato. Nesse momento, essa renegociação terá mais probabilidade de ser bem sucedida caso esse contrato represente uma fração pequena de seus negócios. .
Ter referências do fornecedor – de sua saúde financeira, de seu porte e sua flexibilidade para negociar contratos devem sempre ser levados em conta!
Nas situações adversas, pode ocorrer situações que obriguem o cliente a pagar mais caro pela aquisição de energia de outra fornecedora, aumentando seus custos. Verifique sempre o histórico do vendedor que se deseja contratar.
E então? Gostou das dicas? Uma consultoria independente, como a Replace, ajudará sua empresa a minimizar os riscos de incorrer em erros no processo de gestão de energia. Fale com um dos nossos consultores e obtenha melhores resultados com ações efetivas dentro do Ambiente Livre. Venha conosco!