Leilão de transmissão: qual a importância para sua conta de energia

Leilão de transmissão: qual a importância para sua conta de energia

O consumo de energia está em constante evolução, exigindo a implantação de novas usinas e novas linhas de transmissão para atender a essa transformação. A receita das transmissoras é originada a partir das tarifas de transmissão que são pagas por todos os consumidores e geradores de energia.

Este artigo é um guia para entender a importância dos leilões de transmissão organizados pela ANEEL. Se você está buscando oportunidades de investimento ou simplesmente quer entender melhor este segmento, continue lendo.

CTA de conversão

O que é um Leilão de Transmissão?

Um Leilão de Transmissão de energia é um processo realizado pela Agência Reguladora de Energia, para conceder autorização para a construção e operação de novas linhas de transmissão de energia elétrica ou a renovação da autorização para continuar sua exploração. Esse tipo de leilão busca atrair investidores interessados em expandir a infraestrutura de transmissão, promovendo o desenvolvimento e a melhoria da rede elétrica.

As empresas interessadas participam do leilão oferecendo propostas para a construção e operação de linhas de transmissão em determinadas regiões, especificando o valor da remuneração anual que precisam para implantar o projeto.

O objetivo principal desses leilões é garantir a expansão do sistema de transmissão para atender à demanda por energia. É uma estratégia encontrada pelos reguladores para promover a concorrência e buscar preços competitivos para os consumidores e geradores que utilizam esse serviço. 

Leia também: Monitoramento prudencial: o que é e o impacto no setor elétrico

Como funcionam os Leilões de Transmissão?

No Brasil, os leilões de transmissão de energia são conduzidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), responsável por regular e fiscalizar o setor elétrico no país. O processo segue etapas bem definidas, com o suporte técnico da EPE – Empresa de Pesquisa Energética, que realiza os estudos técnicos para identificar as necessidades de expansão da infraestrutura de transmissão. 

Entre as principais etapas de um leilão de transmissão estão:

Planejamento da expansão: A EPE realiza estudos para avaliar as necessidades de energia a médio e longo prazo, identificando áreas onde são necessárias novas linhas de transmissão para garantir a confiabilidade e a eficiência do sistema;

Elaboração de Projetos básicos: Com base nos estudos, a EPE desenvolve projetos básicos, contendo as principais características da nova linha de transmissão, determinando os ativos que devem ser construídos e suas principais especificações – pontos de interconexão, nível de tensão de operação, tecnologia a ser usada e outros pontos relevantes;

Elaboração do Edital: Com base nos estudos técnicos, a ANEEL prepara o edital do leilão, estabelecendo as diretrizes, os critérios técnicos, econômicos, as condições para participação das empresas interessadas e as regras para apresentação das propostas e lances;

Definição da RAP: Com base nos estudos desenvolvidos, a ANEEL define a Receita Anual Permitida (RAP) para o investidor do projeto de transmissão. Ela representa o valor máximo que a empresa concessionária pode receber anualmente pela prestação do serviço de transmissão de energia ao longo da concessão. Na prática, a RAP é o valor que a empresa receberá como remuneração pelos investimentos realizados na construção, operação e manutenção das linhas de transmissão;

Realização do Leilão: Durante os leilões de transmissão, as empresas concorrentes oferecem lances de deságio sobre a RAP. O vencedor é aquele que oferece o maior desconto em relação à RAP estabelecida, ou seja, se compromete a receber menos do que o valor máximo permitido para implantar a linha de transmissão. Esse mecanismo busca incentivar a competição entre as empresas, promovendo a modicidade tarifária para os consumidores e geradores.

O valor da RAP de cada projeto de linha de transmissão é rateado entre todos os consumidores e geradores conectados ao Sistema Interligado Nacional.

Vantagens dos Leilões de Transmissão para o setor energético

Vantagens leilões de transmissão

Os leilões de transmissão trazem uma série de vantagens para os investidores, geradores e para os consumidores de energia. Aqui estão algumas das principais:

  • Estímulo ao investimento em infraestrutura: os leilões de transmissão incentivam o investimento privado em infraestrutura de transmissão de energia. Isso é crucial para o desenvolvimento e a modernização da rede elétrica, garantindo que ela possa distribuir a energia gerada por novas usinas e atender ao crescimento da demanda de forma eficiente;
  • Expansão da capacidade de transmissão de energia: eles facilitam a expansão da capacidade de transmissão, permitindo que novas usinas sejam conectadas ao sistema e aumentam a capacidade nas interconexões entre diferentes regiões. Isso é essencial para a qualidade e continuidade do fornecimento de energia;
  • Minimização das tarifas cobradas dos usuários: a natureza competitiva dos leilões ajuda a minimizar as tarifas de transmissão de energia. As empresas interessadas são estimuladas a buscar soluções para minimizar os investimentos na implantação e os custos de operação e manutenção. Esse processo resultar em benefícios para os usuários do sistema interligado.

Veja também: Regras de Comercialização CCEE: um guia das principais regras

Principais desafios enfrentados nos Leilões de Transmissão

Participar de um leilão de transmissão é sempre um desafio. As empresas precisam estar preparadas para lidar com a complexidade regulatória, as exigências técnicas dos projetos, os altos investimentos requeridos e a minimização dos custos de operação e manutenção. 

É um trabalho que exige um elevado expertise na avaliação dos projetos e no planejamento de sua implementação. Avaliar a viabilidade técnica e financeira dos projetos, conhecer o mercado fornecedor de equipamentos e as capacidades das empresas de engenharia é crucial para definir preços, cronogramas e riscos.

A estratégia para apresentar o valor da RAP e o nível mínimo aceitável é a etapa mais delicada, que requer análise cuidadosa e conhecimento detalhado dos custos. Outro ponto importante é a estrutura de financiamento que será usada. A obtenção de recursos financeiros e seus custos é um fator-chave de sucesso.

Como participar de um Leilão de Transmissão da ANEEL

Participar de leilão de transmissão

Você pode participar dos leilões de transmissão através da participação em fundos de investimento constituídos para implantar e operar projetos de linhas de transmissão. São veículos financeiros utilizados por investidores para alocar recursos em projetos de infraestrutura na área de transmissão de energia elétrica. 

Esses fundos são uma forma de canalizar capital para o desenvolvimento, construção e operação de linhas de transmissão, visando obter retornos financeiros com base nos rendimentos gerados por esses empreendimentos.

Esses fundos oferecem uma oportunidade para investidores diversificarem suas carteiras, investindo em infraestrutura de energia com potencial de retornos estáveis e de longo prazo, principalmente devido à natureza essencial dos serviços de transmissão de energia elétrica.

São investimentos considerados atrativos por conta de contar com uma receita anual estável por até 35 anos. As taxas de retorno são atrativas para os investidores que buscam segurança e rentabilidade para seus investimentos.

Veja mais: Regras do mercado livre de energia: saiba como funciona no Brasil

Conclusão

Atualmente, para os consumidores de menor porte, o custo da transmissão de energia representa pouco menos de 10% da tarifa cobrada pelas distribuidoras de energia. Novos leilões para permitir o escoamento de geração de energia renovável, planejadas para serem implantadas no nordeste do país, vai requerer investimentos importantes na ampliação do sistema de transmissão de energia.  

Os leilões de transmissão no setor energético brasileiro são necessários para permitir o desenvolvimento do país, com fornecimento confiável de energia. Eles não apenas estimulam o investimento em uma infraestrutura vital, mas também promovem a integração das diversas fontes de energia, necessárias para garantir a qualidade e a continuidade do fornecimento de energia. 

Para as empresas e investidores interessados, participar dos leilões de transmissão da ANEEL é uma oportunidade de investimento com características de segurança para os que desejam investir no longo prazo. A crescente necessidade de expansão dessa infraestrutura é uma alternativa interessante de investimento.

CTA de agendamento de reunião.

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!