Consultoria do Mercado Livre de Energia: Como escolher a minha?

Consultoria do Mercado Livre de Energia: Como escolher a minha?

Cada vez mais as empresas optam pelo mercado livre de energia, em decorrência de suas vantagens como preços mais previsíveis e a possibilidade de escolher a fonte de energia que deseja contratar. Mesmo para as empresas que já atuam nesse mercado, contar com uma consultoria de energia bem qualificada é fundamental para acessar as melhores condições e contratos.

Neste artigo, elencaremos itens fundamentais para se levar em conta na hora de escolher a sua consultoria. Boa leitura!

Converse com um de nossos especialistas!

Cenário do mercado livre de energia

Atualmente, há dois tipos de consumidores do mercado livre: os de maior porte, com demanda contratada de, no mínimo, 500 kW, que podem comprar de energia proveniente de qualquer fonte; e os de pequeno porte, com demanda contratada inferior a 500 kW e que precisam acessar o mercado livre através de um agente varejista 

Nesse cenário, as empresas que optam por operar no Mercado Livre de Energia e realizar a gestão dos seus contratos sem o suporte de uma consultoria de energia bem qualificada, podem não estar aproveitando todas as oportunidades que esse mercado oferece. Principalmente por não terem toda expertise necessária para acompanhar e analisar adequadamente o mercado de energia. 

Ao contratar uma consultoria em energia, várias considerações são fundamentais para assegurar que a escolha atenda às necessidades específicas da sua empresa. Aqui estão os principais pontos a serem observados:

  • Experiência e Especialização: Conheça o histórico da consultoria no mercado de energia. A experiência no setor é crucial. Avalie as qualificações e a especialização dos profissionais que vão atender sua empresa. Certifique-se de que eles possuem conhecimentos relevantes.
  • Referências e Reputação: Solicite referências e estude casos de sucesso da consultoria. Entre em contato com clientes anteriores para obter feedback sobre a performance e a confiabilidade da consultoria. Pesquise a reputação no mercado.
  • Abordagem e Metodologia: Verifique se a consultoria oferece soluções personalizadas. É importante que a metodologia de trabalho se adapte às suas necessidades, em vez de aplicar soluções e processos muito padronizados. Entenda como a consultoria planeja abordar seu projeto: metodologias de análise, planejamento e implementação. Certifique-se de que suas técnicas sejam baseadas em procedimentos confiáveis.
  • Tecnologia de Informação: As consultorias mais avançadas utilizam uma boa dose de tecnologia ou soluções inovadoras que podem trazer benefícios para sua empresa. Isso inclui software para gestão de consumo e contratos e ferramentas analíticas.
  • Experiência Regulatória e de Mercado: O mercado de energia é muito regulado, constantes atualizações nas regras e procedimentos. Certifique-se que a consultoria tem expertise e profissionais experientes para acompanhar a evolução da regulamentação e as inovações que estão em curso. A capacidade de antever as mudanças e sugerir planos de ação é vital para o sucesso a longo prazo.
  • Transparência e compliance nos processos: Avalie como são conduzidos os processos mais sensíveis para sua empresa, como, por exemplo, a compra ou venda de energia. Deve haver total transparência nos procedimentos adotados. Regras de compliance devem permear por todas as ações da Consultoria.
  • Suporte e Comunicação: Avalie a disponibilidade da consultoria para suporte durante todo o projeto. É importante que eles ofereçam canais de comunicação eficazes. O sucesso nos trabalhos depende de uma colaboração estreita entre a consultoria e o cliente. Procure por sinais de um forte compromisso com o atendimento ao cliente e uma abordagem colaborativa.
  • Independência: O ideal sempre é contratar empresas de Consultoria que não sejam direta ou indiretamente ligadas a grupos empresariais que geram ou comercializam energia. Ou mesmo que vendem soluções, ou equipamentos. Suas sugestões ou suporte nas negociações de contratos podem ter vieses que não reflitam exatamente as necessidades de sua empresa. : 

Lembre-se sempre que o mercado de energia é complexo e exige conhecimentos detalhados para planejar e tomar decisões, como, por exemplo, escolher o momento adequado para contratar energia, conhecer os melhores fornecedores do mercado para não colocar em risco sua empresa. 

Uma consultoria especializada e bem qualificada vai ajudá-lo a minimizar suas despesas com energia. Também, as obrigações junto à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) exigem atenção, pois o descumprimento das regras pode levar a penalidades e até o desligamento da empresa do quadro associativo.

A Replace Consultoria conta com mais de 30 anos de experiência no mercado de energia. Em suas atividades, avalia cuidadosamente as necessidades da empresa, desenvolve os estudos necessários e constrói os planos de suprimento com estratégias para buscar os melhores contratos de acordo com cada perfil. 

Além disso, pode fazer a interface com os diversos agentes de mercado, órgãos envolvidos e com a distribuidora local e, também, dar suporte na administração dos contratos, inclusive identificando a falta ou sobras de energia, que podem gerar gastos desnecessários ou até riscos para sua empresa. 

As melhores consultorias têm uma equipe de profissionais capaz de entender as necessidades e características do seu negócio. Tendo capacidade para elaborar planos de ação e auxiliar em todo processo de gerenciamento de suas necessidades de energia, desde a coleta dos dados de consumo, gestão dos contratos e na compra e venda de energia. 

E, mais importante ainda, devem também possuir expertise na negociação dos contratos de compra e venda de energia para assegurar que as melhores condições contratuais para sua empresa sejam consideradas.

Otimize a compra de energia e reduza custos na sua empresa através do Mercado Livre de Energia. Baixe um passo a passo gratuitamente!

Normalmente, esses contratos são elaborados pelos vendedores com o apoio de profissionais com muita experiência. Naturalmente, os termos ali incluídos procuram preservar melhor os interesses daquelas empresas. 

Sua consultoria de energia terá o papel fundamental de analisar os termos desses contratos e sugerir mudanças que os tornem mais equilibrados e mais ajustados às suas necessidades. 

Há sempre a oportunidade de inserir e ajustar diversas cláusulas que, ao longo da vigência do contrato, podem tornar a vida do consumidor mais tranquila.

Medidores de energia.

Levando em conta a importância das despesas com energia para a maioria das empresas, é indispensável que o suporte na negociação dos contratos de compra e venda de energia seja executado por profissionais experientes e com resultados comprovados. Conhecer seus cases de sucesso é um fator importante para suportar a decisão de contratação. 

A Replace Consultoria atua no mercado livre de energia de forma independente e vem sendo destaque e referência de qualidade nesse mercado.

Um dos diferenciais é a dedicação ao entendimento do mercado e apoio consultivo aos seus clientes. Por meio de um manejo inteligente de contratos, a Replace explora as melhores possibilidades dentro MLE, trazendo mais economia nos custos das empresas.

Solução Completa de Serviços

  • Inteligência de mercado;
  • Gestão de contratos (verificação de contas, troca de contas, energização do medidor, etc);
  • Gerenciamento de dados de energia;
  • Análise de tarifas e auditoria de contas;
  • Educação do cliente;
  • Tecnologia de Informação.

Abrangência: amplo contato com vendedores

O Mercado Livre de Energia é um ambiente competitivo, onde as empresas geradoras e comercializadoras de energia oferecem condições e preços mais altos ou mais baixos ao longo do tempo, dependendo do seu portfólio de venda. É importante acompanhar esse movimento de preços para aumentar as possibilidades de comprar energia com preços na faixa mais baixa de mercado 

Ter um amplo contato com os vendedores de energia auxilia na escolha do fornecedor que oferece as condições comerciais mais adequadas às necessidades e características de sua empresa. 

A consultoria vai ajudar a escolher o fornecedor que apresenta os termos contratuais mais adequados, as flexibilidades contratuais mais convenientes e a fonte de energia mais atrativa.

Esse trabalho não envolve somente a busca do menor preço de mercado, mas sim o fornecedor que, em seu conjunto, resultará nas menores despesas e contribuirá para o aumento da eficiência de sua empresa.   

Paines solares

Atuação independente no mercado

Além disso, e esse é o requisito mais importante, deve trabalhar ao seu lado, defendendo com vigor os resultados da sua empresa sem preocupações – diretas ou indiretas – com o posicionamento do seu vendedor de energia. 

Uma consultoria independente, não vinculada com organização que vende ou produz energia, que atue com todos os princípios éticos, tende a trazer melhor resultado a longo prazo e maior confiabilidade em todas as atividades envolvidas nesse processo.

Se você busca uma consultoria em energia independente e com expertise comprovada no Mercado Livre de Energia, com o potencial de realizar uma gestão eficiente e alavancar os negócios de sua empresa, marque uma conversa com a gente!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!