Descubra como a Replace se destacou na migração para o mercado livre em 2023

Descubra como a Replace se destacou na migração para o mercado livre em 2023

A migração para o mercado livre de energia é um dos primeiros passos para empresas que buscam otimizar seus gastos com energia elétrica e ter maior controle sobre seu consumo. Envolve um conjunto de ações junto a diversos atores e o atendimento de um conjunto de regras específicas, que precisam ser cumpridas em um período definido para evitar prejuízos. 

Nesse cenário desafiador, a Replace se destacou como uma parceira estratégica, auxiliando na migração de unidades consumidoras com eficiência, com mínimos custos e atendendo todas as exigências com agilidade e eficiência. 

Neste artigo, exploremos o processo de migração de unidades no mercado livre, os desafios envolvidos e como a Replace se tornou um nome de referência nesse segmento.

O processo de migração de unidades no mercado livre

A migração de unidades consumidoras para o mercado livre de energia é uma etapa importante, mas que traz consigo desafios significativos. Para garantir o sucesso nesse processo, é fundamental entender as nuances e complexidades envolvidas. A Replace se destacou justamente por compreender esses desafios e superá-los de maneira excepcional.

Em setembro migramos para o mercado livre 101 unidades consumidoras. Uma marca atingida por poucas empresas no país! Este montante representa 12% das novas unidades no mercado livre que, de acordo com a CCEE, recebeu 800 novos usuários no mês.

Em termos gerais, as adesões cresceram 68% em 2023 quando comparadas com o mesmo período do ano passado.  

Leia mais: Entenda as garantias financeiras exigidas pela CCEE

Os desafios da migração de unidades no mercado livre

Um dos principais desafios da migração para o mercado livre é a necessidade de garantir o atendimento de todas as exigências envolvidas, emanadas pelas distribuidoras, a CCEE, os fornecedores e as próprias regras internas das empresas consumidoras. 

A transição de um ambiente regulamentado para o mercado livre pode resultar em dificuldades em entender as ações e atrasos que resultam em prejuízos diretos do cliente. 

Aqui, a Replace se diferencia ao oferecer soluções regulatórias, tecnológicas e de procedimentos que assegurem o cumprimento de cada uma das etapas envolvidas no processo.

Como a Replace faz o processo de migração de unidades consumidoras?

Profissional analisando unidade consumidora para fazer migração para o mercado livre.

O processo de trabalho adotado pela Replace é bastante simples e usual na gestão de projetos. Vamos lá para os principais princípios que adotamos:

  1. Conhecimento do problema: a migração de uma unidade consumidora para o mercado livre é única, pois depende das características da empresa, do prazo para implantação e da concessionária envolvida. Analisamos em detalhes cada projeto e estabelecemos um cronograma de trabalhos considerando cada característica específica;
  1. Concessionária envolvida: é fundamental conhecer as exigências e procedimentos de cada distribuidora envolvida no processo de migração. Apesar de ser regulamentado pela ANEEL, as regras de cada distribuidora variam. Com esse conhecimento, planejamos todas as etapas do trabalho e apoiamos o cliente na superação de cada fase do processo;
  1. Procedimentos internos do consumidor: esse é também um cuidado importante. As empresas têm processos internos para aprovação, assinatura de documentos e contratação de empresas para realização das atividades envolvidas. Entender essa dinâmica é fundamental para o sucesso no atendimento nos prazos de migração. A aprovação de documentos e contratos é sempre um caminho crítico nas empresas, que não deve ser menosprezado;
  1. Avaliação das exigências das concessionárias: é comum que as concessionárias façam exigências no processo de adequação da medição e na inspeção das cabines primárias. Conhecer profundamente a regulamentação em vigor é importante para evitar que sejam determinadas ações não requeridas e que podem atrasar a migração. O atendimento aos requisitos de segurança elétrica das instalações do cliente nunca são ignoradas pela Replace. Outras de menor relevância são negociadas, inclusive obtendo prazos para sua implementação que não afetem a migração para o mercado livre;
  1. Gerenciamento dos cronogramas: acompanhar e diligenciar o cumprimento de cada tarefa dentro dos prazos é um desafio permanente. Só com o follow-up contínuo e forte, principalmente nas atividades de responsabilidade do próprio cliente, é um fator decisivo para o sucesso. Para isso, a Replace conta com ferramentas de tecnologia para o acompanhamento das etapas e o cronograma de seu desenvolvimento, sinalizando as etapas que estão em atraso e indicando os responsáveis que devem agir. Todo o processo pode ser acompanhado online pelos clientes;
  1. Equipe experiente e comprometida: nenhum dos cuidados anteriores seria suficiente sem contar com uma equipe de profissionais experiente, dedicada e comprometida com o sucesso dos clientes. A equipe da Replace já conduziu o processo de migração de mais de 2.000 pontos de consumo. A experiência acumulada nos ajuda a enfrentar os desafios que nossos concorrentes não conseguem resolver.

Em resumo, a Replace adota uma abordagem estruturada e eficaz para a migração de unidades consumidoras para o mercado livre de energia. 

Nosso processo é dividido em etapas bem definidas, começando pelas tratativas com a distribuidora, adequação da cabine de energia e as tratativas com a CCEE. Em seguida, ocorre a análise detalhada das exigências das concessionárias, buscando identificar oportunidades de otimização. Também auxiliamos na escolha do melhor fornecedor para execução das tarefas que foram definidas.

A parte técnica da migração é onde a Replace brilha. A empresa utiliza metodologias e conhecimentos acumulados em mais de 30 anos de atividade. Além disso, oferecemos monitoramento contínuo do processo e suporte técnico para resolver qualquer problema que possa surgir, para garantir uma transição suave e eficiente, minimizando prazos e evitando despesas não necessárias. 

Afinal, cada mês de atraso de migração para o mercado livre significa não usufruir da redução de custos que foi planejada. Em outras palavras, é um custo adicional para a empresa no processo de migração. 

Leia também: Swap de energia: o que é e como fazer?

Os benefícios de contratar a expertise da Replace

Contar com a Replace para conduzir o processo de migração, na contratação e na gestão dos contratos no mercado livre de energia traz inúmeros benefícios.

  • Redução de custos e tempo no processo de migração: a expertise da Replace permite que as empresas economizem significativamente em seus custos, acelerando o processo de migração, tornando-o mais eficiente;
  • Garantia de um processo eficiente: a Replace se destaca por sua capacidade de garantir que a migração ocorra de forma suave, sem afetar a operação das unidades consumidoras;
  • Melhor gerenciamento dos contratos de energia: com a ajuda da Replace, as empresas podem obter melhores resultados na gestão de seus contratos no mercado livre, com o suporte de um conjunto de ferramentas de tecnologia de informação que facilitam o controle e a otimização;
  • Apoio técnico especializado: a Replace oferece suporte técnico contínuo, o que significa que qualquer problema que surja durante a migração ou após a transição pode ser resolvido de forma rápida e eficaz.

Em resumo, a Replace se destacou na migração para o mercado livre de energia em 2023 devido à sua abordagem especializada, soluções tecnológicas avançadas e comprovado histórico de sucesso. Se sua empresa está considerando a migração para o mercado livre, a Replace é a parceira ideal para tornar esse processo suave, econômico e eficiente.

CTA de agendamento de reunião.

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!