Swap de energia: o que é e como fazer?

Swap de energia: o que é e como fazer?

O swap de energia é uma modalidade de negociação que permite aos agentes do mercado livre de energia elétrica trocarem entre si contratos de energia, de forma a adequar suas necessidades e oportunidades. 

Neste artigo, vamos explicar quais são as principais características do swap de energia e como ele pode trazer benefícios para os participantes do mercado.

O que é o Swap de Energia?

Conceitualmente, swap é um acordo financeiro entre duas partes para trocar fluxos de caixa ou obrigações futuras. Geralmente, um swap envolve a troca de um tipo de pagamento por outro, como taxas de juros, moedas, commodities (como energia) ou outros ativos financeiros. Eles são usados ​​principalmente para gerenciar riscos ou buscar benefícios de preços, despesas ou taxas. 

No mercado de energia, são comuns vários tipos de swap como, por exemplo: de fonte de energia, de vigência, de submercados, de sazonalização, etc. Imagine um em cenário em que um agente tem interesse em trocar um contrato para entrega em 2024 por outro com entrega para 2026. Essa transação é feita com base em um “prêmio” equivalente à diferença dos preços dos contratos em cada período negociado.  Assim, ambos os agentes ajustam seus fluxos de caixa a partir de uma negociação bilateral.

alternativas para economia de energia

O swap terá como premissa que os fluxos de caixa sejam equivalentes financeiramente, de acordo com uma taxa financeira típica de mercado, trocando os fluxos financeiros no tempo.

Os principais tipos de swap de energia são:

Swap de fonte energética

Um swap de fonte energética consiste na troca de uma fonte energética por outra, mediante o pagamento de um “prêmio” correspondente à diferença entre os preços de mercado das fontes. 

Por exemplo, um agente pode trocar um contrato de energia convencional por outro de energia incentivada 50%, mediante o pagamento de um prêmio de R$ 30/MWh, que é um valor típico para essa transação (mas que varia ao longo do tempo). Esse swap pode ser feito no curto prazo (no mês) ou em operações de longo prazo (um ou mais anos).

Essa negociação, geralmente, é feita quando o ganho financeiro com o desconto de 50% na TUSD é maior que o “prêmio” pago pelo swap. Outra possibilidade é quando há interesse em melhorar os indicadores ambientais, com o uso de energia renovável.

CTA de conversão TUSD

Swap de fluxo de caixa

No swap de fluxo de caixa as partes concordam em trocar o fluxo de pagamentos ao longo do tempo, com ajustes nos preços. Geralmente, essa negociação envolve uma commodity como energia, petróleo, gás natural, metais preciosos, grãos, entre outros.

O objetivo principal de um swap de preços é permitir que as partes envolvidas gerenciam o fluxo de pagamentos no tempo. Por exemplo, um consumidor de energia tem interesse em reduzir suas despesas no curto prazo, pagando mais caro por essa commodity em um período futuro. 

Nesse acordo, a transação é feita com base em um prêmio equivalente à diferença dos preços praticados ao longo do período da negociação. É comum o consumidor trocar um contrato de compra de energia por outro com preço inferior no primeiro ano, negociando, em contrapartida, um fornecimento futuro a preços mais altos que o mercado. A redução do preço no primeiro momento será compensada com preços mais altos que o mercado num segundo momento. Normalmente, os fluxos financeiros devem ser equivalentes.  

Swap de submercado

Um swap de submercado consiste na da troca de contratos em submercados diferentes, mediante o pagamento de um “prêmio” correspondente à diferença entre os preços da energia nos submercados. 

Por exemplo, um agente pode trocar um contrato de energia convencional negociado no submercado Nordeste por outro de energia convencional no submercado Sudeste, mediante o pagamento de um prêmio de R$ 5/MWh, que é um valor típico para essa transação (mas que varia ao longo do tempo). Esse swap pode ser feito no curto prazo (no mês) ou a longo prazo (um ou mais anos).

Essa operação, geralmente, é feita para evitar os riscos de variação dos preços de energia em cada submercado. É uma transação que é buscada quando se negociou o contrato de compra de energia em um submercado e a unidade consumidora está situada em outro submercado.

Leia também: Geração distribuída de energia elétrica: como funciona e quais as vantagens 

Vantagens do Swap de Energia

Vantagens e desvantagens do swap de energia.

As operações de swap de energia trazem diversos benefícios para os agentes do mercado livre, como:

  • Aumento da competitividade: a operação possibilita redução nos custos com energia, aumentando sua competitividade aproveitando as oportunidades de mercado;
  • Redução dos riscos: pois permite que eles ajustem seus portfólios de contratos e minimizem sua exposição às variações de seus custos em função de situações de mercado. Oferecem maior previsibilidade nos custos com energia;
  • Ajustes no fluxo de caixa: o swap de energia permite que uma empresa ajuste as suas necessidades de fluxo de caixa, ajustando suas despesas com energia ao longo do tempo. Com essas operações, evita-se buscar operações financeiras em bancos, o que pode ser atrativo em determinadas condições; 
  • Alterar a fonte de energia utilizada: permite trocar o produto originalmente negociado conforme as necessidades da empresa, seja para reduzir custos ou atender a compromissos de sustentabilidade.

Como negociar um Swap de Energia?

Para negociar um swap de energia, sua empresa deve seguir alguns passos:

  • Identificar as oportunidades: analise seu portfólio de contrato e identifique as oportunidades de troca de energia com outros agentes do mercado livre. Para isso, podem ser utilizadas consultorias especializadas;
  • Identificar agentes interessados: cada tipo de operação tem agentes de mercado que são mais competitivos. Conheça os produtos e condições de swap oferecidos pelos principais agentes e identifique aquele que é mais compatível com suas necessidades;
  • Negocie as condições comerciais: na maior parte das vezes, a negociação se concentra no “prêmio” que deverá ser pago na operação. O conceito aqui é bem simples. Deve-se avaliar a diferença de preços que está sendo contada e a taxa financeira que está sendo cobrada. Para isso, utilize modelos de análise financeira para avaliar se os fluxos de caixa são equivalentes.

Desafios e Oportunidades

Como toda estratégia complexa, o swap de energia também apresenta desafios. A análise detalhada das condições do mercado, a negociação transparente entre as partes envolvidas e o acompanhamento constante dos produtos oferecidos no mercado são requisitos essenciais para o sucesso de um swap. Além disso, garantir a conformidade regulatória e a adequação dos contratos às necessidades de todas as partes é crucial para evitar conflitos futuros.

Apesar dos desafios, o swap de energia oferece oportunidades para empresas que desejam reduzir custos, mitigar riscos e fortalecer sua postura sustentável. 

Saiba mais: O que é perfil de consumo e como influência nos custos 

Conclusão

O swap de energia é uma oportunidade para as empresas que buscam um caminho inteligente para aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado livre de energia. Com sua capacidade de otimizar custos, diversificar fontes de energia e se adaptar às demandas sazonais, essa estratégia oferece um horizonte de oportunidades. 

Transforme seu consumo de energia e impulsione sua empresa! Entre em contato com um de nossos especialistas hoje mesmo para orientá-los sobre as oportunidades de swap que podem ser exploradas.

CTA de agendamento de reunião.

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!