Contratação de energia: conheça o BuyEnergy da Replace

Contratação de energia: conheça o BuyEnergy da Replace

Você tem dúvidas sobre as formas de contratação de energia no Mercado Livre? Cada vez mais empresas deixam o Mercado Cativo de Energia e firmado contratos no MLE, muito em virtude dos benefícios comprovados que essa forma de contratação oferece. 

E com um cenário mais competitivo a cada dia, fazer o planejamento do suprimento energético, agilizar o processo de cotação, contratação e gestão de contratos é primordial para reduzir custos e, dessa forma, tornar a operação mais eficiente na totalidade. 

Foi olhando para esse prisma que a Replace Consultoria desenvolveu o BuyEnergy, uma ferramenta que permite cotações com múltiplos fornecedores, seguindo as melhores práticas de compliance e transparência. 

CTA de conversão

Neste artigo daremos uma visão de como o BuyEnergy pode mudar para muito melhor como você faz contratação de energia no Mercado Livre. Continue conosco para saber mais!

Leia também: Quais são as formas de produção de energia elétrica no Brasil?

Contratação de energia no Mercado Livre: 3 dicas para facilitar o processo

Compare preços

Na hora de negociar a contratação de energia é importante ter uma visão macro do mercado. Por isso é fundamental investir em uma cotação eficiente, precisa e com fundamentos estratégicos. 

Dessa forma é possível conseguir condições mais vantajosas, sejam em preços ou formas de pagamento. 

Uma escolha equivocada de fornecedor pode impactar negativa e significativamente nos custos da sua empresa, bem como a sua credibilidade frente a seus clientes. Por isso a abrangência e filtro correto nesse momento é tão importante.

No BuyEnergy você encontra mais de trezentas empresas cadastradas e elencadas de acordo com sua capacidade de fornecimento. 

Os processos de compra de energia no mercado livre são baseados, em sua maior parte, na troca de e-mails entre o comprador e o vendedor. Esse processo tem várias fragilidades:

  • limita o número de empresas consultadas;
  • permite o recebimento de propostas fora do prazo acordado;
  • exige o acompanhamento dos e-mails com as ofertas recebidas (com riscos de deixar de identificar alguma oferta);
  • exige a confecção de mapas comparativos em Excel para tomada de decisão.

É um processo trabalhoso e com riscos de compliance em vários pontos.

Ao preencher as informações para dar início a cotação é possível selecionar uma gama enorme de fornecedores que melhor se enquadram nas suas necessidades, sem qualquer limitação. Eles são classificados conforme o volume de energia negociado, o capital social da empresa e alguns outros critérios, para permitir melhor avaliar o risco de cada contraparte escolhida. 

Os dados desse banco são atualizados regularmente para garantir que você tenha acesso aos melhores geradores e comercializadores de energia elétrica do mercado.

Saiba mais: Como a tecnologia auxilia empresas na gestão de energia com economia?

Sempre fique atento aos dados

Ficar atendo aos dados é fundamental durante o processo de contratação de energia.

Você já se pegou buscando em vários locais as informações necessárias para dar início ao processo de cotação? Fazer isso manualmente é abrir brechas para possíveis erros, além de ser bastante desgastante.

Entretanto, com o BuyEnergy é possível visualizar e preencher de forma bastante intuitiva todos os dados do produto a ser adquirido, o prazo de fornecimento e as condições comerciais desejadas para a cotação, seja ela de curto, médio ou longo prazo. 

Tela inicial da plataforma BuyEnergy

Preze pelo compliance e transparência

A ética e a transparência devem ser os maestros nas organizações. Afinal, com elas é possível promover uma gestão mais técnica e eficiente, alinhada a valores de sociais, ambientais e de governança.

Além disso, orientar as ações empresariais com base em compliance faz com que a organização seja melhor vista no mercado.

E nesse aspecto a plataforma BuyEnergy trabalha para as cotações serem feitas em igualdade de condições entre os concorrentes.

É definido a data e horário limites para o envio das propostas, estas são armazenadas na Plataforma e abertas de forma simultânea ao fim da data programada. Dessa maneira, fica garantida uma concorrência justa e transparente. 

O sistema possui excelente usabilidade e permite que você faça as cotações com bastante agilidade e eficiência. Dessa forma, torna-se dispensável o uso de planilhas e e-mails, por exemplo.

Portanto, sendo cliente Replace você conta também com o apoio de um consultor para ajudar no desenho de sua estratégia de suprimento e apoio técnico caso surjam dúvidas no processo. 

O BuyEnergy é a primeira ferramenta de procurement desenhada para a  contratação de energia no Mercado Livre de Energia . Além disso, ela pode trazer mais facilidade e obter os melhores preços e condições comerciais nos processos da sua empresa. Conheça-nos!

CTA de contato

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!