Déficit de energia: o que é e os riscos de isso acontecer no Brasil
Entenda o que é o déficit de energia quais são as melhores soluções para evitá-lo
As quedas recentes no volume de chuvas causaram impacto direto na geração das usinas hidrelétricas, um problema que assombra os consumidores de energia. Afinal, havia o receio de que o país atravessasse um déficit de energia, ocasionando cortes de eletricidade para toda a população.
Resumidamente, o déficit de energia ocorre quando o país passa por momentos em que a capacidade de geração é menor que o consumo. Essa situação pode ser resultante de duas outras: não há geradores suficientes para toda a energia necessária, ou seja, ocorre um déficit de capacidade, ou não há “combustível” suficiente para movimentar os geradores existentes.
Esta última situação ocorreu agora em 2021, quando, em decorrência do baixo nível de chuvas, havia restrição à produção das usinas hidrelétricas.
Você pode gostar: Regras do Mercado Livre de Energia: saiba como funciona no Brasil
Apesar de ser um fator preocupante em diversos países, o Brasil tem menores chances de enfrentar a falta total de energia para todos os cidadãos. Isso porque temos uma capacidade de oferta maior do que o consumo previsto. Se tivermos chuva, sol e vento nas médias históricas, o risco de desabastecimento do país é baixo.
A razão desse baixo risco é decorrente dos investimentos do país, com a implantação de diversas fontes energéticas além da hidrelétrica. São exemplos as energias solar, eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCH), além de centrais termelétricas, que usam combustíveis fósseis.
Fontes renováveis de geração de energia
As fontes de energia renováveis, atualmente, são complementares, afinal, sua geração é muito condicionada por fatores externos. A redução na incidência de ventos interfere no total de geração da energia eólica, e períodos com menos raios solares interferem diretamente na produção de energia solar.
Empresas que prezam por energias renováveis devem estar conscientes que, em muitos momentos, a energia elétrica será gerada por outras usinas, uma vez que usinas eólicas e solares, são consideradas de geração intermitente.
Leia também: Aumento da energia elétrica: Como se prevenir e obter melhores ganhos?
Em períodos de maior escassez hídrica, também acionam as usinas termelétricas. Nesses momentos, os consumidores do Mercado Cativo pagam pelas bandeiras tarifárias amarela ou vermelha (patamar 1 e 2), enquanto para os consumidores do Mercado Livre de Energia, terão que contratar ao preço do momento, se tiverem que negociar contratos nesses momentos.
Como o Mercado Livre reduz o déficit de energia?
Embora a oferta de energia do mercado afete as empresas participantes do Mercado Livre de Energia, tendo que enfrentar um eventual racionamento, podem tomar algumas medidas para mitigar sua exposição a esses déficits de energia.
O consumidor livre pode investir na construção de usinas para seu consumo próprio, tornando-se um autoprodutor. A energia autoproduzida, além de assegurar preços competitivos, assegura o abastecimento de energia mesmo nos momentos de racionamento.
Pela regulamentação em vigor, a parcela de energia autoproduzida não estaria sujeita a cortes no caso de racionamento. Naturalmente, o consumidor pode escolher a fonte de energia para autoproduzir, especialmente entre as fontes renováveis. Nesse caso, além de ser uma alternativa sustentável, contribui com o aumento da oferta, reduzindo os riscos de déficit de energia.
O papel da consultoria de energia
A consultoria pode ser acionada para auxiliar as empresas participantes do Mercado Livre a consumir conscientemente e combinar as fontes de energia incentivadas, para evitar um eventual déficit de energia. Dessa forma, será possível definir a demanda mensal de cada empresa, eliminando os riscos de ultrapassar e contribuir para o desperdício.
Você pode se interessar: Qual é o papel da gestora de energia?
Para saber mais sobre o assunto e conhecer todas as vantagens de migrar para o Mercado Livre de Energia, converse com nossos consultores!