Sazonalização de energia: como contratar a partir do perfil de consumo?

Sazonalização de energia: como contratar a partir do perfil de consumo?

Você conhece o conceito de sazonalização de energia? Essa é uma flexibilidade negociada nos contratos de compra e venda de energia do mercado livre que permite distribuir a energia contratada com base no perfil de consumo mensal. 

Neste artigo falaremos sobre a sazonalização dos contratos de energia e como usar essa flexibilidade para garantir maior segurança no abastecimento de energia ao longo do ano.

Continue conosco e saiba mais!

Mercado Livre de Energia: Um Guia Completo

O que é sazonalidade do consumo?

Ao longo do ano, o consumo de energia de uma empresa pode variar conforme o mercado em que atua. Uma fábrica de sorvetes, por exemplo, apresentará maior consumo de energia no verão, com redução expressiva no período de inverno. Um shopping center apresentará maior consumo nos meses de verão, quando o ar condicionado é bastante utilizado para manter o conforto dos seus clientes. Essa variação do volume consumido ao longo do ano é chamada de sazonalidade. 

Naturalmente, a diferença de consumo de energia ao longo dos meses é característica de cada tipo de negócio. Para que se possa otimizar a contratação de energia no mercado livre, conhecer esse perfil de consumo mensal é muito importante, pois pode indicar a necessidade de variar o volume de energia contratado ao longo do ano. 

No Mercado Livre de Energia, os consumidores costumam firmar contratos de energia de média e longa duração. A sazonalização visa permitir adequar o volume de energia contratado a cada mês de um determinado ano ao perfil de consumo previsto. 

O principal objetivo de sazonalizar os contratos de energia é evitar riscos de exposição ao Mercado de Curto Prazo (MCO) junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Com esse instrumento pode-se evitar a necessidade de contratar energia adicional nos meses de maior consumo ou vender sobras de energia nos de menor consumo. A compra ou venda de energia ao longo do ano gera riscos de pagar preços muito caros na compra, ou vender muito barato na venda, gerando imprevisibilidade nos custos.

De modo geral, a contratação da sazonalidade é feita com base no histórico do consumo dos anos anteriores. A partir desse histórico pode-se conhecer o consumo máximo e mínimo que ocorre ao longo do ano, e assim negociar percentuais para sazonalizar o contrato de energia de maneira a mitigar a exposição ao mercado de curto prazo, o qual é muito volátil.

O usual é contratar uma flexibilidade que permita sazonalizar o volume contratado dentro de certos limites em torno do volume nominal contratado, preservando-se o volume anual previsto na contratação. Por exemplo, pode-se negociar uma sazonalização de + / – 15%. Isso significa que ao longo do ano, pode-se distribuir o volume contratado a cada mês no limite negociado. 

Por exemplo, se o contrato prevê o fornecimento de 2 MW médios com sazonalização de 20%, em alguns meses do ano, pode-se definir que o volume contratado será de 2,4 MW médios (2,0 MW médios mais 20%). Em outros meses, será 1,6 MW médios (2,) MW médios menos 20%). Pode-se distribuir livremente o volume contratado ao longo do ano, nos limites negociados, desde que o total fornecido no ano, previsto no contrato, seja respeitado.

Contratação flat x contratação sazonal: saiba a diferença

Homem branco, com cabelos grisalhos, usando terno azul. Ele está concentrado realizando análises de contratos de sazonalização de energia.

A contratação flat resulta na distribuição por igual da energia contratada durante todos os meses do ano. Por exemplo, se o contrato é de 1 MW médio, o vendedor entregará 1 MW médio todos os meses durante a vigência do contrato. Assim, dependendo do perfil de consumo de sua empresa, em alguns meses pode sobrar energia e em outros faltar. O contrato pode ou não suprir suas necessidades mensais.

Os contratos que permitem sazonalizar o volume anual contratado, ou seja, fazer uma distribuição da energia contratada mais próxima do seu consumo, atenderão melhor às necessidades de energia, minimizando os riscos de compras no mercado de curto prazo. É sempre mais conveniente negociar contratos com cláusula que permite sazonalizar o volume contratado.

Numa gestão de energia otimizada, busca-se evitar sobras ou faltas de energia, que podem representar custos adicionais, onerando o orçamento de energia.

Leia também: Como é medido o consumo de energia elétrica no Brasil?

Saiba como fazer a sazonalização de energia

O primeiro passo é saber se a flexibilidade de sazonalização contratada faz realmente sentido para a sua organização. Por isso é fundamental que a equipe de gestão de energia esteja sempre atenta ao perfil de consumo mensal e dar os primeiros passos nessa direção. 

O princípio básico para sazonalizar, de maneira eficiente, o contrato é conhecer o consumo típico de cada mês do ano. Observar a variação dos valores máximo e mínimo sobre o volume médio anual é a primeira medida a adotar. Para sazonalizar o contrato basta distribuir o volume contratado anual, considerando os limites de sazonalização negociado, para cobrir da melhor maneira possível o consumo anual previsto. Naturalmente, deve-se considerar também a flexibilidade de volume negociado no contrato para cobrir a expectativa de consumo mensal.

Como dissemos, na prática a sazonalização da energia é uma flexibilidade oferecida pelos fornecedores de energia que permite adequar o volume contratado ao consumo mensal, de acordo com seu perfil mensal. 

A sazonalização permite ajustar o fornecimento mensal com base em padrões de consumo previamente estudados. Bem como a previsão do volume a ser contratado a cada mês dependerá de análise dos dados históricos durante um período e considerando fatores externos, como condições climáticas e feriados.

Dicas úteis para solicitar a sazonalização:

  • Cheque se o contrato de compra de energia tem a previsão de sazonalizar o volume contratado. Veja a data que foi definida para exercer esse benefício. Normalmente precisa ser informado o vendedor nos últimos meses do ano;
  • Analise detalhadamente o consumo histórico de energia da empresa, procurando identificar o consumo típico de cada mês. A maioria das unidades consumidoras têm um perfil de consumo típico ao longo dos meses, que variam pouco de um ano para outro. De preferência a fazer essa análise com o apoio de tecnologias de monitoramento e medição de energia;
  • Identifique o volume de energia que será necessário em cada mês do ano, tendo em vista os limites de sazonalização definidos no contrato de energia, formalizando o processo com o fornecedor no prazo determinado.

Contar com ferramentas que facilitem o processo de contratação de energia também é primordial para alcançar uma gestão mais eficiente. O BuyEnergy da Replace Consultoria é um módulo da Plataforma Orange que permite a cotação com empresas confiáveis e de renome no Mercado Livre.  Seguindo o compliance e as melhores práticas de transparência.

Além disso, nossos consultores também estão apostos para orientar a sua empresa nas melhores tomadas de decisões. Converse conosco e saiba como reduzir seus custos com energia elétrica.

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!