Qual o melhor momento para comprar energia no mercado livre?

Qual o melhor momento para comprar energia no mercado livre?

Comprar energia no mercado livre pode ser uma boa solução para reduzir os custos e equilibrar as finanças de sua empresa. Mas é imprescindível saber o melhor momento para comprar energia no mercado livre, já que, caso contrário, ao invés de uma redução de custos, sua empresa pode ter que pagar preços mais elevados. 

Nesse artigo vamos explicar como avaliar o melhor momento para comprar energia no mercado livre e reduzir seus custos. Prepare-se e boa leitura!

Entenda como funciona a definição de preços no mercado livre de energia

Como falamos anteriormente em nosso blog, os preços de energia no mercado livre, no horizonte de curto prazo, têm por base o conjunto de usinas que será usado para atender o mercado a cada instante. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que determina o Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) a cada hora do dia para cada submercado do país.

Qual o melhor momento para comprar energia no mercado livre?

Alguns fatores como o volume de produção das hidrelétricas, condições climáticas, demanda de energia pelos consumidores, preços de combustível e outros, impactam diretamente os preços de energia no mercado de curto prazo hora a hora – nos próximos dias e nos próximos meses e, assim sendo, há momentos em que o valor pode estar com viés de alta ou baixa. 

No mercado de longo prazo, os preços são mais influenciados pelo custo de geração de energia de uma nova usina, ou seja do custo marginal de expansão. Há tempo suficiente para construir uma nova geradora quando o mercado demandar.

Então, qual o melhor momento para comprar energia no mercado livre?

A resposta pode parecer simples: comprar quando o preço da energia está em baixa e evitar de comprar quando está em alta. Mas não é bem assim. Os contratos de compra e venda de energia no mercado livre de energia levam em consideração o período contratado para a definição dos preços de energia que sua empresa deve pagar. 

Uma estratégia muito usada pelas áreas de suprimento é aguardar estar próximo ao encerramento do contrato atual para formalização de um novo contrato. Por exemplo, formalizou-se em 2018 um contrato de energia com prazo de fornecimento até dezembro/2021. Se a nova contratação for feita, por exemplo, em outubro/21, os preços para o ano de 2022 e anos seguintes estarão influenciados pelas condições conjunturais desse período. 

Ou seja, os preços podem ser altos ou baixos e serão em função do que está sendo praticado no mercado no momento da contratação. Há pouca margem de manobra para fazer uma estratégia de contratação mais adequada. As despesas com o novo contrato serão em função do que está sendo negociado.

Qual o melhor momento para comprar energia no mercado livre?

Outra estratégia adotada é acompanhar os preços de mercado e comprar energia com um ou dois anos de antecedência. Essa estratégia permite definir o momento mais adequado para contratação, quando o preço atinge um patamar que assegura competitividade para a empresa. Essa forma permite o estabelecimento de diversas estratégias e a formação de um portfólio de contratos. As contratações em vários momentos levam à formação de um preço médio, que atenua as variações dos preços.

Assim, é preciso manter atenção quanto à evolução dos preços ao longo do tempo, estabelecendo drivers e indicadores para a tomada de decisão de compra. O preço atingindo determinado patamar recomendaria a contratação, instrumentalizando melhor as decisões. São estratégias dessa natureza que evitam que se pague preços acima do esperado. 

Como ter certeza de qual é o melhor momento para comprar energia no mercado livre?

É sempre um desafio definir o melhor momento para comprar energia no mercado livre, dado a volatilidade que os preços apresentam. Acompanhar a evolução do mercado e definir indicadores e parâmetros para a tomada de decisão, tendem a resultar em preços competitivos ao longo do tempo. 

Outra forma para desenvolver essa tarefa é contar com auxílio de uma consultoria independente e especializada para estabelecer estratégias de compra de energia e escolher o momento adequado para fechar negócios, buscando sempre as melhores condições para a sua empresa. 

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!