Impacto da guerra nos custos de energia

Impacto da guerra nos custos de energia

Desde o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro, os temores econômicos para o mundo giram principalmente em torno dos custos dos derivados de petróleo, já que os russos são o segundo maior exportador mundial desse combustível. Para a União Europeia, a Rússia é responsável por cerca de 40% de seu consumo de gás natural.

Em uma tentativa de conter o conflito, evitando uma ação militar direta, o que poderia levar a uma Terceira Guerra Mundial, os países do ocidente têm apostado em sanções econômicas contra a Rússia. Essas ações podem provocar um choque de preços em todas as cadeias produtivas.

Há pouco mais de uma semana, o preço do petróleo Brent se aproximou dos US$ 140 por barril, mas, desde então, observou-se reversão das expectativas e o barril fechou abaixo dos US$ 100, mesmo patamar de antes do início do conflito. No entanto, a volatilidade continua elevada, e a evolução dos preços dependerão da extensão do conflito.

No Brasil, especialistas avaliam que a guerra pode dificultar a abertura do mercado brasileiro de gás natural, aumentando preços e dificuldades de importação de GNL. Grandes consumidores, interessados em migrar para o mercado livre de gás por meio da importação, terão de negociar contratos num ambiente mais estressado que em 2021, quando o desequilíbrio entre oferta e demanda começou a se acentuar.

Para o mercado de energia elétrica, poderemos ter impactos no caso de termos necessidade de maior geração termelétrica. O impacto tende a ser limitado, uma vez que, nos meses de fevereiro e março, a geração termelétrica vem representando menos de 10% do consumo. Boa parte dessa geração vem sendo produzida por outras fontes (biomassa, gás residual de processo e carvão) cujos preços não estão diretamente vinculados aos preços do petróleo.  

Diante da recuperação dos reservatórios, aliado à continua expansão das usinas eólicas e solares, a demanda por termelétricas movidas a gás natural e derivados do petróleo tende a ser reduzida nos próximos meses, fato que atenua os impactos dessa guerra no custo de energia no Brasil, pelo menos num primeiro momento.

Converse com um de nossos consultores para conhecer mais sobre os Leilões para sua empresa dentro do Mercado Livre de Energia. Clique aqui e conte conosco!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!