Sustentabilidade empresarial: Di Santinni opta por investir em energia solar
Como uma marca, a Di Santinni sempre priorizou a sustentabilidade empresarial. Esse é um valor que pode ser visto em toda a sua linha de produtos. E com o avanço das tecnologias voltadas para produção de eletricidade limpa, bem como a busca por independência energética, a empresa optou por investir em energia solar.
Mas por que investir em energia solar é tão importante? Primeiro: ajuda a reduzir as emissões e aumentar a sustentabilidade, reduzindo a dependência da eletricidade fornecida pelo Sistema Interligado Nacional, que sempre conta com uma parcela gerada através de combustíveis fósseis como carvão ou gás natural.
Também economiza dinheiro – fato que se torna cada vez mais evidente quando se considera que os custos de eletricidade estão subindo a cada ano (e têm subido durante décadas). Sobre o montante de energia gerada, a empresa deixará de pagar pelo custo da energia, uma parte dos impostos que incidem sobre o fornecimento de energia e parte do uso do sistema de distribuição.
Com a criação de sua própria planta de energia solar – um projeto que a ajudará a atingir seu objetivo de independência energética e a reduzir ainda mais as emissões,
Di Santinni SpA está trabalhando para incentivar o desenvolvimento sustentável.
Neste artigo mostraremos as etapas do processo de construção de usina fotovoltaica pela Di Santinni com suporte da Replace. Boa leitura!
Etapas para a construção da usina fotovoltaica
Como mencionamos acima, a sustentabilidade empresarial é uma das diretrizes da Di Santinni.
Durante o processo de construção da usina fotovoltaica, foram vencidas várias etapas do processo, para assegurar as melhores tomadas de decisões e garantir o cronograma do projeto. Além disso, foram realizadas reuniões quinzenais entre o time da Replace, a Di Santinni e o fornecedor.
O projeto foi desenvolvido observando as seguintes etapas::
- Estudo da viabilidade da implantação da usina fotovoltaica: dimensionamento da usina, estimativa de investimentos, potencial de economia e modelos financeiros que poderiam ser usados;
- Decisão do modelo de negócio:: investir x alugar;
- Condução de processo de contratação de fornecedor: elaboração de edital, definição de fornecedores para participarem da concorrência, análise de propostas e elaboração de contrato com fornecedor vencedor;
- Obtenção do parecer de acesso com a distribuidora: submissão do projeto, ajustes recomendados pela distribuidora e obtenção do parecer positivo;
- Ajustes contratuais com a Distribuidora local;
- Construção da usina e cabine primária: definição de layout, compra de equipamentos e instalação
- Aprovação e comissionamento da usina: testes e aprovação pela Distribuidora e conexão da usina na rede para início da injeção de energia.
A previsão de redução de custos energéticos varia entre 70% e 80% das despesas atuais.
Sustentabilidade empresarial e bons resultados caminham juntos
De acordo com a alta gestão da Di Santinni preocupação com o meio ambiente e os aspectos sociais foram fundamentais na tomada de decisão para implantação da usina fotovoltaica. O time da Replace se orgulha de fazer parte de mais um projeto de sucesso.
Fale com um de nossos consultores e saiba como ter mais economia e eficiência energética para a sua empresa!