Cuidados no Mercado Livre de Energia que você precisa ter

Cuidados no Mercado Livre de Energia que você precisa ter

Para quem está por dentro do assunto do Mercado Livre de energia, é nítido que o ambiente livre de contratação possibilita negociar contratos, preços e condições de forma mais livre, independente e flexível.

O que muitas empresas podem ainda não saber é que os consumidores podem estar sujeitos a alguns riscos existentes dentro do Mercado Livre de energia caso não tenham expertise nesse mercado ou não estiverem bem assessorados por uma consultoria especialista. 

Um dos maiores riscos é que a diminuição de custos – o fator principal que leva uma empresa a buscar esse mercado -, possa não acontecer e as empresas tenham que enfrentar prejuízos para os quais não estavam preparadas.

Conhecer os riscos que envolvem ao operar no ACL pode evitar o transtorno. A Replace preparou alguns cuidados importantes que você deve tomar para operar no Mercado Livre de Energia. Boa leitura!

Principais cuidados no Mercado Livre de energia

Embora as  facilidades no processo de negociação seja um fator que atrai para o Mercado Livre, a atenção às negociações é fundamental para obter bons resultados  e evitar possíveis dores de cabeça.

Algumas situações como o pagamento de preços  mais altos que o planejado ou a contratação de volume de energia que vai além da demanda necessária são dois dos principais riscos desse mercado. Com os cuidados no momento de comprar e na definição do montante a ser contratado, você terá certeza que os prejuízos serão reduzidos.

Volatilidade dos  preços de energia

Dentre as principais vantagens do Mercado Livre de Energia Elétrica no Brasil, está a possibilidade de contratar energia com preços inferiores àqueles que são praticados no Ambiente de Contratação Regulada. A configuração do Mercado Livre permite a negociações para buscar as melhores condições diretamente com geradores e comercializadores de energia.

Apesar de não existir bandeiras tarifárias no Ambiente Livre de energia, as oscilações nos volumes de chuvas impactam toda a cadeia produtiva de energia elétrica no Brasil, principalmente pela dependência de geração das usinas hidrelétricas, fazendo com que os preços de energia no mercado podem variar muito. Estar exposto a essas variações de preços não é uma boa estratégia, e deve ser evitado no mercado livre de energia.

Uma das estratégias que pode ser utilizada é a contratação de energia com alguma antecedência do final do contrato em vigor. Acompanhar a evolução dos principais drivers que influenciam os preços de mercado e os próprios preços ajudam a identificar momentos favoráveis para formalização de novos contratos.

Se sua empresa está migrando para o mercado livre, corre-se menores riscos quando se compra energia antes de denunciar o contrato no mercado regulado. Com esse procedimento, a contratação deverá ocorrer com, pelo menos, seis meses de antecedência. Esta prática permitirá ter conhecimento prévio do resultado da migração para o mercado livre.

LEIA TAMBÉM: Tudo o que você precisa saber sobre a comercializadora de energia

Operar exposto aos preços do mercado de curto prazo também é uma opção que pode ser explorada pelos consumidores. No entanto, é uma opção que está associada a riscos. Recomenda-se que   essa alternativa seja empregada por profissionais com elevada expertise ou com o suporte  de uma consultoria especializada.

Contratação de Volume de energia inadequado

Outro risco recorrente para as empresas que querem entrar ou já operam no mercado livre  é definir  o volume do volume de energia a ser contratado, com base no consumo passado ou na previsão de consumo futuro. Se essa previsão  é feita de maneira inadequada, há riscos da empresa contratar mais ou menos energia que o efetivamente necessário.

Uma  contratação inadequada  do volume de energia e da flexibilidade pode resultar em prejuízos importantes, caso necessite comprar energia adicional ou haja sobras que tenham que ser revendidas no mercado de curto prazo. É sempre maior a probabilidade de prejuízos financeiros.

Um dos cuidados  para mitigar o risco de falta ou sobre de energia  é negociar a flexibilidade no volume contratado. É comum que os contratos no mercado livre ofereçam uma  flexibilidade de  mais ou menos 10% em relação ao volume  negociado. Dependendo do perfil de consumo, essa flexibilidade pode não ser suficiente.  

Um bom planejamento e boas metodologias, executadas com expertise ou com suporte de uma boa  consultoria ajuda a evitar os  erros mais comuns que ocorrem no Mercado Livre de Energia. Conheça o trabalho da Replace, uma consultoria independente e que atua no mercado livre há mais de vinte anos. Converse com um dos nossos consultores clicando aqui.

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!