Como melhorar a performance no mercado livre de energia?

Como melhorar a performance no mercado livre de energia?

Você sabia que entrar no mercado livre de energia pode representar uma economia de até 35% na conta de luz de sua empresa? Esse é um dos motivos que orientam a busca de empresas pela participação no mercado livre de energia e, quando presentes nesse mercado, desejam melhorar a performance.

Mas é possível melhorar a performance no mercado livre de energia? Quais são os passos para alcançar esse objetivo? Nesse artigo você vai esclarecer todas essas dúvidas. Prepare-se e boa leitura!

Busque contratos mais vantajosos para sua empresa

No mercado livre de energia, diferentemente do ambiente de contratação regulada (ACR), os consumidores podem negociar vários aspectos do contrato diretamente com o gerador ou comercializador de energia. 

Esse fator de negociação, inexistente no mercado regulado, permite que as empresas comparem os preços para comprar energia com os fornecedores que mais lhe sejam vantajosos e representem maior economia.

Também é possível buscar “produtos” mais adequados para o perfil de consumo de sua empresa. A escolha do produto certo resultará em menores despesas quando a energia contratada estiver sendo consumida.

Além disso, é possível contratar mais de um fornecedor simultaneamente, devendo essa ser uma escolha que vise os melhores resultados e maior economia na conta de luz. 

Entenda o mercado livre de energia

Operar no mercado livre de energia é uma tarefa que exige conhecimento e dedicação para você fazer sempre o melhor negócio para sua empresa. Entre diversos fatores, é importante conhecer as regras do mercado, ter acesso às diversas empresas geradoras e fornecedoras de energia, entender a regulamentação do mercado livre de energia e saber como negociar as melhores vantagens para os seus contratos. Lembre-se: conhecimento é poder em um mercado em mudanças constantes.

Como supracitado, além de negociar o produto que oferece mais vantagens, é importante conhecer as particularidades dos contratos de compra e venda de energia, e estar atento para introduzir condições que favoreçam sua operação ao longo do tempo. Por isso, conhecer bem a sua operação e suas demandas energéticas são fundamentais para negociar bem um contrato de energia.

Como melhorar a performance no mercado livre de energia?

É preciso considerar que, assim como em todo negócio, uma decisão despreparada pode acarretar consideráveis prejuízos para sua empresa. Assim, se você não conhece o mercado em profundidade, contar com uma consultoria especializada no assunto é a melhor opção para não deixar dinheiro na mesa.

Encontre a melhor consultoria especializada no mercado livre de energia para sua empresa

É claro que com o aumento da procura pelo mercado livre de energia, o número de consultorias que prestam serviços sobre o tema também tem crescido.  É importante buscar conhecer a experiência da empresa e dos profissionais envolvidos no atendimento, os serviços oferecidos pela consultoria e as ferramentas oferecidas para dar visibilidade às informações de consumo e contratos. Outro fator importante é a independência e isenção com que essa consultoria atua e seu relacionamento com os demais players do mercado. 

Como melhorar a performance no mercado livre de energia?

No mercado livre de energia, algumas geradoras e comercializadoras podem oferecer serviços de consultoria. Se você deseja melhorar a performance no mercado livre, é preciso levar em consideração que, em algum momento, poderá haver conflitos de interesses. Isso porque uma consultoria independente analisará com isonomia todas as opções e ajudará a definir as melhores estratégias para comprar energia no mercado livre e a gestão dos contratos, considerando única e exclusivamente os melhores resultados para o seu negócio. 

Conte com a consultoria independente e especializada da Replace Consultoria 

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de energia, a Replace Consultoria se tornou uma das maiores consultorias independentes do país, auxiliando sempre os consumidores e geradores de energia a gerirem com inteligência e otimização de ganhos em suas carteiras de energia. 

Dessa forma, se você busca melhorar a performance de sua empresa no mercado livre de energia sem a preocupação com conflitos de interesses e com a certeza de que os objetivos sempre serão proporcionar os melhores resultados para o seu negócio, entre em contato conosco!

Conheça nossas estratégias para reduzir seus gastos de energia. Fale com um especialista!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!