Como fazer a melhor gestão de energia no mercado livre?

Como fazer a melhor gestão de energia no mercado livre?

Já falamos em nosso blog sobre os diversos benefícios para as empresas de entrar no mercado livre de energia e participar do Ambiente de Contratação Livre (ACL), mas o que acontece quando a empresa já compra energia no mercado livre e realiza a sua própria gestão de energia?

Esse é o assunto que vamos tratar nesse artigo e sobre o qual vamos esclarecer as suas dúvidas. Prepare-se e boa leitura!

Comprei energia no mercado livre e agora?

Os contratos do mercado livre de energia compreendem regras relacionadas ao volume, preços, prazos de entrega e outras que regulam o acordo bilateral entre as partes, a empresa consumidora e a geradora / comercializadora. 

Esses contratos estabelecem o volume que deve ser entregue a cada mês, quando o consumo excede o volume previsto no contrato, esse excedente, por exemplo, deve ser negociado no mercado para evitar a aplicação de penalidades pela CCEE para sua empresa. Quando o consumo é inferior ao volume mínimo que será entregue, haverá necessidade de dar uma destinação ao volume em excesso que foi recebido. 

Para maximizar seus resultados, as empresas que operam no ACL devem fazer uma gestão ativa em seus contratos de energia, pois não há como armazenar as sobras de determinado mês. Essa gestão, deve ocorrer seguindo todas as regras estabelecidas pela regulamentação e pela CCEE. 

O uso otimizado do contrato de compra de energia deve ser uma prioridade para a empresa. Buscando utilizar o volume de energia efetivamente necessário para cada unidade consumidora e verificar se o produto que foi comprado é o que resulta em menor despesas a cada mês. Caso não seja, o mercado oferece oportunidades para buscar menores despesas todos os meses. 

Como fazer a gestão de energia no mercado livre de energia?

Para evitar eventuais perdas financeiras, a gestão de energia no mercado livre deve ser realizada por agentes especializados e com grande expertise nesse ambiente, e que olhem, ativamente, todas as oportunidades que possam resultar em menores despesas. Esses agentes devem ter contato direto com os geradores e comercializadores de energia, além de possíveis outras empresas, para que as negociações sejam favoráveis à empresa que representam.

Vale ressaltar que deve haver o princípio da imparcialidade nos trabalhos que são desenvolvidos, ou seja, não devem haver conflitos de interesses nas negociações. Assim, a melhor decisão para a contratação de agentes é optar por uma consultoria independente, sem vínculos societários ou de qualquer outra natureza com as geradoras e comercializadoras que atuam no mercado livre e que esteja apta a negociar isonomicamente os contratos, bem como fazer a gestão de energia.

Por que a Replace Consultoria é a melhor opção para a gestão de energia no mercado livre?

Além de possuir experiência comprovada de mais de 30 anos de atuação no mercado de energia, a Replace Consultoria é uma das maiores consultorias independentes do país e auxilia consumidores e geradores a gerirem com inteligência e otimização de ganhos as suas carteiras de energia. 

Com acesso aos diversos agentes do mercado livre de energia, a Replace Consultoria é a melhor opção para realizar a gestão de energia no mercado livre para sua empresa, com a expertise e isonomia necessárias para garantir os melhores resultados. 

Fale com um de nossos consultores e veja como podemos trabalhar juntos para otimizar os recursos energéticos do seu negócio.

Conheça nossas estratégias para reduzir seus gastos de energia. Fale com um especialista!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!