Como comprar energia no mercado livre?

Como comprar energia no mercado livre?

Diante da necessidade de reduzir custos de todas as formas e em todas as áreas possíveis, as empresas têm buscado novas opções para otimizar seus contratos de compra de energia. Nesse esforço, o mercado livre de energia tem ganhado cada vez mais destaque: é um ambiente que conta com diversos fornecedores e contratos que podem ser moldados de acordo com a necessidade do negócio. 

A migração para o mercado livre deve levar em consideração o momento do mercado para contratação de energia. Esse mesmo desafio é vivido pelos consumidores que já estão nesse mercado e precisam negociar um novo contrato. 

O preço da energia sofre alterações de acordo com as condições hidrológicas, a disponibilidade e a procura. Assim, é natural que em momentos de menor disponibilidade hídrica, que exige o aumento da produção de termelétricas, ou quando a demanda se aproxima dos limites de oferta, os preços se elevem, o que pode representar um impacto significativo nas despesas de seu negócio. 

Por esse motivo, é preciso estar atento às variações de preços do mercado para identificar o momento ideal para comprar energia e entrar no mercado livre. É o que vamos te mostrar a partir de agora. Prepare-se e boa leitura.

Avalie o produto que oferece melhor custo-benefício para sua empresa

Uma avaliação completa do volume consumido, sua sazonalidade e os gastos com energia nos últimos doze meses, por exemplo, pode dar boas indicações do produto mais adequado para sua empresa. Essa avaliação é importante para decidir o produto e as flexibilidades contratuais resultam no melhor custo-benefício. 

Vale lembrar que o mercado oferece vários produtos: energia convencional, energia incentivada com 0%, 50% ou 100% de desconto na TUSD, com preços diferenciados. Cada um desses produtos determinará uma despesa mensal com energia e com a distribuidora local. O melhor produto será aquele que resulte em menores despesas, considerando todos os custos envolvidos – energia, uso de redes e impostos. Esse resultado será função do perfil de consumo e da concessionária que o atende. 

Também a definição do volume que será contratado, a flexibilidade de volume e a sazonalização são atributos importantes para ajustar o contrato às necessidades de consumo ao longo dos meses. Sobras e faltas de energia podem resultar em custos importantes, apesar de, em alguns momentos, possam trazer algum resultado positivo.

Recomenda-se sempre minimizar os riscos de sobras e faltas, ajustando esses parâmetros adequadamente. É preciso saber, também, como comprar a energia que falta ou vender a energia excedente no mercado livre para que você não tenha prejuízos. 

Avalie o momento do mercado

Independentemente do tipo de energia contratada, é preciso manter atenção especial ao cenário de energia em geral. Situações como a redução de operação de usinas hidrelétricas por falta de chuvas, que exige o acionamento de usinas termelétricas podem aumentar o preço da energia elétrica

Nesse caso, entrar no mercado livre ou negociar um novo contrato em um período com o preço da energia em alta pode não ser uma boa ideia, pois pode prejudicar a competitividade que você procura para o seu negócio. 

É necessário acompanhar a evolução dos preços ao longo do tempo e se antecipar aos movimentos de mercado. A contratação com maior antecedência evita que os preços estejam fortemente influenciados pelas condições conjunturais de mercado. Se houver oferta abundante, os preços são baixos, caso contrário serão elevados. A negociação vira uma loteria, com reduzidas possibilidades de desenvolver estratégias.

Contar com uma consultoria especializada no mercado livre de energia pode te auxiliar a tomar as melhores decisões e avaliar qual o melhor momento para entrar no mercado para negociar um contrato, além de identificar fornecedores que possam ofertar o melhor custo-benefício, com baixo risco. 

Avalie os fornecedores na hora de comprar energia

Comprar energia no mercado livre pode trazer ganhos para seu negócio, mas é preciso definir o tipo de energia a ser adquirida, os fornecedores a serem consultados e entender as oscilações do mercado. 

Escolher os fornecedores que melhor atendem sua empresa é também um desafio. Cada vendedor tem produtos e mercados em que são mais competitivos e que têm maior interesse. Você deve avaliar bem os fornecedores que vai consultar e, eventualmente, formalizar um contrato de compra de energia. Dê preferência aqueles que são mais interessados em seu segmento de mercado.

Recomenda-se também conhecer os fornecedores. O tempo de operação no mercado, volume de energia que negocia mensalmente, capital social e grupo econômico a que pertence são pontos relevantes a avaliar. Também deve-se pesquisar o histórico de seu comportamento no mercado, buscando saber se costuma honrar seus compromissos contratuais ou já romperam contratos no passado. Também é importante conhecer como o fornecedor se comporta nos momentos de dificuldades e há necessidade de fazer algum ajuste no contrato. Ao longo de três a cinco anos, prazo comum dos contratos de energia, podem ocorrer muitas situações que venham a exigir ajustes nas condições negociadas.

Dê preferência a empresas de maior porte, ligadas a grupos econômicos mais relevantes. Essas empresas oferecem maior segurança de cumprimento dos contratos, especialmente os de longo prazo. Também recomenda-se aquelas que o volume a contratar represente um percentual pequeno em relação ao total negociado.

Hoje existem informações disponíveis para a análise dos fornecedores de energia, porém seu histórico de negociações e cumprimento de contratos, nem sempre está disponível nos meios de comunicação. Muitas vezes somente é conhecido pelos profissionais que atuam regularmente no mercado. Por isso, contar com especialistas em gestão de energia é a melhor solução na hora de comprar energia no mercado livre, visto que você terá acesso a diversos fornecedores e propostas, e informações sobre seu desempenho. Esses profissionais podem contribuir muito para definir a melhor estratégia a ser utilizada para garantir mais economia para seu negócio. 

Além disso, é preciso saber negociar, com experiência, a compra de energia, os termos dos contratos de compra e venda e, quando necessário, sua venda no mercado livre. 

Conte com uma consultoria especializada!

Atualmente existem diversas consultorias que oferecem serviços relacionados ao mercado livre de energia. Grande parte dessas tem vínculo com alguma produtora e fornecedora de energia, o que pode representar conflito de interesses na hora de estabelecer um contrato para sua empresa. 

Assim, a melhor escolha é contar com uma consultoria especializada no mercado livre de energia e independente, sem ligações societárias ou de interesse com produtoras e/ou fornecedoras de energia para que o contrato de compra de energia seja feito exclusivamente pensando no melhor custo-benefício para o seu negócio. 

Descubra como comprar energia no mercado livre pode representar economia para sua empresa.  Fale com a Replace Consultoria e entenda qual é o momento ideal para entrar no mercado livre. 

Conheça nossas estratégias para reduzir seus gastos de energia. Fale com um especialista!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!