Economia com energia em empreendimentos imobiliários

Economia com energia em empreendimentos imobiliários

Uma das maiores dores de cabeça de uma administração de empreendimentos imobiliários é o alto gasto com energia, principalmente se o empreendimento for comercial. São diversos negócios funcionando na maioria nos mais diferentes horários e com elevado consumo de energia para atender aos colaboradores e clientes, fazendo com que a conta de energia cresça e afete também o valor das despesas mensais do condomínio. 

Na maioria das vezes, a administração do empreendimento não consegue fazer sozinha a melhor gestão do consumo e das despesas com energia, e desenvolver as ações necessárias para diminuir os gastos e melhorar as consecutivas contas que afetam os condôminos. A ajuda de profissionais especializados, muitas vezes, é indispensável.

Confira o case a seguir e entenda como é possível, através do processo de gestão mensal, diminuir o gasto com energia.  

O problema

Um grande complexo comercial com três torres de 30 andares cada enfrentou a difícil situação de ter contratos de energia que não mais condiziam com suas necessidades de consumo. O empreendimento comercial já atuava no mercado livre de energia, mas sentia que poderia fazer melhor gestão de seus contratos e do consumo. 

Havia um outro problema, os contratos vigentes também estavam com preço bem acima do que estava sendo praticado no mercado e o fato de terem diminuído o consumo energia aumentava as despesas mensais. Havia também dúvidas em relação aos critérios adotados no reajuste anual dos contratos do mercado livre. 

Sem ter o exato conhecimento desse recorte contextual, a Replace Consultoria foi contratada para identificar as oportunidades de melhorar a gestão mensal do suprimento de energia e desenvolver ações que trouxessem a redução de alguns custos. 

Estratégia utilizada

A atuação de Replace se deu em algumas etapas. Primeiro foi preciso entender todas as cláusulas dos contratos existentes, para identificar oportunidades de renegociar os termos vigentes, adequando-os à nova demanda do empreendimento. A Replace está sempre atenta para o seguinte ponto: o mercado livre de energia é dinâmico, não basta fazer um contrato e nunca mais revisitá-lo. É preciso acompanhamento para o melhor aproveitamento das oportunidades que o contrato e o mercado oferecem. 

Após detalhada análise das condições estabelecidas nos contratos, a Replace identificou que era possível reduzir em 15% o volume de energia contratada apenas com uma notificação à comercializadora. No mês seguinte já não existia mais excedente de energia, diminuindo as despesas mensais. Essa ação também trouxe outro benefício: a redução das despesas com ICMS. Pelos critérios adotados pelo Governo do Estado de São Paulo, a compra de volumes acima do consumo resulta em maior recolhimento do ICMS sobre a energia do mercado livre. 

Mesmo com a redução da demanda no contrato, ainda existiam recursos que poderiam ser utilizados. O excedente de energia que vinha sendo adquirido todos os meses estava sendo “vendido” na liquidação da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). Por conta de discussões judiciais, os valores que deveriam ser recebidos com a “venda” do excedente não estavam sendo liberados no processo mensal de contabilização. Os recursos da venda de energia estavam acumulados na CCEE. A Replace entendeu que o melhor a se fazer seria ajustar os procedimentos que permitissem usar os recursos acumulados na CCEE, diminuindo os dispêndios mensais. Esse procedimento foi muito valioso durante o período da pandemia, que permitiu aliviar as despesas com energia do condomínio.   

Outra medida tomada foi a decisão pela troca da energia utilizada por parte do complexo comercial. A troca se deu por um produto que resultou em menor despesa mensal. Detalhando, houve maior gasto na compra de energia, mas uma economia ainda maior na fatura da distribuidora, o que culminou para uma redução da conta de energia. 

A solução 

A partir da avaliação detalhada do perfil de consumo, do contrato de energia em vigor, a assessoria prestada por Replace o complexo comercial pode diminuir em mais de 20% as despesas mensais com energia, reduzir o montante de recursos que estava retido na CCEE, diminuindo os desembolsos mensais ao longo de quase 12 meses, usando dinheiro que estava “retido”. 

Esse caso de sucesso nos mostra que apesar da migração ser uma excelente opção para grandes empresas, a gestão ativa dos contratos de energia se faz mais do que necessária para explorar as oportunidades de redução de despesas que podem ser obtidos mensalmente. O mercado livre é dinâmico e a mudança de cenários de consumo e preços de mercado gera muitas oportunidades que podem ser exploradas. 

Quer transformar sua empresa em um caso de sucesso? Escolha a Replace Consultoria.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de energia, a Replace Consultoria atua com expertise para auxiliar consumidores e geradores a gerirem com inteligência suas contratações de energia.

Transforme sua empresa em um caso de sucesso no mercado livre de energia com auxílio da Replace Consultoria. Agende uma conversa com nosso time e veja como podemos te ajudar a reduzir despesas com energia.

Conheça nossas estratégias para reduzir seus gastos de energia. Fale com um especialista!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!